Udo Kier, grande colaborador de Lars von Trier e Andy Warhol, morre aos 81 anos

Udo Kier, ator alemão que se tornou um ícone cult e que ficou conhecido por seu trabalho com nomes como Andy Warhol, Lars von Trier e Madonna, faleceu neste último domingo (23). Ele tinha 81 anos.

Em sua expressiva carreira, que inclui mais de 200 longas-metragens, Kier ganhou destaque como os personagens titulares dos clássicos ‘Carne para Frankenstein’ (1973) e ‘Sangue para Drácula’ (1974), ambos dirigidos por Paul Morrisey e produzidos por Warhol. Os projetos ganharam notoriedade pela subversão cênica e por reimaginar de maneira inesperada os icônicos monstros de Hollywood.

Os projetos trouxeram fama considerável para Kier, que passou as duas décadas seguintes trabalhando na Europa e colaborando com o cineasta e roteirista Rainer Werner Fassbinder em títulos como ‘Bolwieser – A Mulher do Chefe de Estação’ (1977), ‘A Terceira Geração’ (1979) e ‘Lili Marlene’ (1981).

Pouco depois, ele conheceu Gus Van Sant, que se tornaria um diretor indicado duas vezes ao Oscar e quem ele creditaria como o responsável por lhe garantir trabalho nos Estados Unidos e participação no Sindicato de Atores.

No final dos anos 1980 e começo dos anos 1990, Kier deu início a uma série de colaborações em diversas produções com Von Trier, incluindo a série ‘The Kingdom’ (1997), ‘Dançando no Escuro’ (2000), ‘Dogville’ (2003), ‘Melancolia’ (2011) e ‘Ninfomaníaca: Volume II’ (2013).

Mais recentemente, Kier foi escalado como parte do elenco dos aclamados ‘Bacurau’ (2019) e ‘O Agente Secreto’ (2025), ambos dirigido por Kleber Mendonça Filho.

Notícias

Thiago Nolla
Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.