sábado, abril 27, 2024

Um dos filmes mais subestimados de Steven Spielberg completa cinco anos em 2023; Veja curiosidades!

Steven Spielberg é um dos cineastas mais conhecidos de todos os tempos e um dos mais aclamados também.

Ao longo de sua carreira, Spielberg deu vida a aclamados dramas e ovacionadas aventuras sci-fi que arrebatam gerações até os dias de hoje e que reiteram sua importância no cenário audiovisual – como, por exemplo, ‘Jurassic Park’‘A Lista de Schindler’‘Amor, Sublime Amor’. E uma de suas produções mais subestimadas e mais incríveis é o ótimo ‘Jogador Nº 1’.

A trama é ambientada em 2045 e acompanha Wade Watts, um jovem garoto que, assim como o resto da humanidade, prefere a realidade virtual do jogo OASIS ao mundo real. James Halliday, o excêntrico criador do jogo, morre e deixa sua fortuna inestimável para a primeira pessoa que descobrir a chave de um quebra-cabeça diabólico que ele arquitetou. Para vencer, Watts precisa abandonar a existência virtual e experimentar o amor e a realidade.

A produção trouxe nomes como Tye SheridanOlivia CookeBen MendelsohnLena WaitheMark Rylance e outros no elenco, conquistando uma recepção relativamente favorável por parte da crítica e fazendo um estrondo de bilheteria ao arrecadar mais de US$590 milhões ao redor do mundo. Além disso, o filme conquistou indicações ao Oscar, ao Critics’ Choice Awards e ao BAFTA de Melhores Efeitos Visuais.

Em 2023, ‘Jogador Nº 1’ completa cinco anos desde seu lançamento nos cinemas e, para comemorar seu aniversário, preparamos uma matéria trazendo algumas curiosidades de bastidores para você conferir.

Veja:

  • Em uma entrevista, Spielberg disse que este foi o terceiro filme mais difícil que fez na carreira, atrás de Tubarão’, de 1975, e O Resgate do Soldado Ryan’, de 1998.
  • Durante a sequência da corrida, quando King Kong aparece, o tema do filme original de 1933 composto por Max Steiner toca.
  • O feitiço lançado para usar o Orbe de Osuvox é do filme Excalibur’, de 1981. No gaélico irlandês moderno, o feitiço diz “anáil nathrach, ortha bháis is beatha, do chéal déanaimh”, que significa “sopro da serpente, encanto da morte e da vida, teu presságio de criação”.

  • O Cubo Zemeckis recebeu o nome do famoso diretor Robert Zemeckis. Quando o cubo é acionado, a música que toca é da trilogia ‘De Volta para o Futuro’, comandada por Zemeckis. Alan Silvestri compôs a trilha sonora da trilogia em questão e de ‘Jogador Nº 1’.
  • A caixa contendo o Orbe de Osuvox é a mesma em que Gizmo está quando ele é dado a Billy no clássico Gremlins’.
  • A trilha sonora seria originalmente composta pelo colaborador de longa data de Spielberg, John Williams. No entanto, devido a conflitos de agenda trabalhando em outro filme de Spielberg, The Post: A Guerra Secreta’, ele abandonou o projeto e Silvestri assumiu.

Não deixe de assistir:

  • O avatar de Halliday no Oasis é conhecido como “Anorak”. No inglês britânico, o vocábulo faz referência a um termo popular que discorre sobre alguém com um interesse compreensivo e obsessivo em um aspecto particular da cultura pop, um hobby ou uma especialidade. Esse nível de obsessão é o que explica a existência do personagem de Halliday e da criação do Oasis.
  • Durante as filmagens, Spielberg colocou um fone de ouvido de realidade virtual e vagou pelos cenários com uma câmera virtual, deitando-se no chão para verificar os ângulos da câmera e configurar as tomadas. “Isso é loucura”, ele disse, maravilhado.
  • O Curador, que guia as pessoas pelo Halliday’s Journal, é baseado em Arthur Treacher, ator mais conhecido por interpretar mordomos e outros papéis britânicos.

  • Zemeckis, Christopher Nolan, Matthew Vaughn, Peter Jackson e Edgar Wright foram considerados para dirigir o filme.
  • Uma referência a Contatos Imediatos do Terceiro Grau’ estava prevista no roteiro original, mas foi vetada pela Sony Pictures, mesmo sendo um dos primeiros filmes dirigidos por Spielberg.
  • Quando os Hi-Five invadem a cápsula de imersão de Sorrento como reproduções holográficas de seus “eus” da vida real, seus olhos emitem um brilho âmbar. Essa é uma referência a um efeito de iluminação usado para diferenciar humanos e replicantes no icônico Blade Runner: O Caçador de Androides’.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS