A polêmica saída de Ryan Gosling do elenco de ‘Um Olhar do Paraíso’ (2009), adaptação cinematográfica do aclamado livro de Alice Sebold, voltou a repercutir em Hollywood. Na época, Gosling havia sido escalado para viver o pai da protagonista interpretada por Saoirse Ronan, mas acabou sendo demitido após engordar cerca de 27 quilos para o papel sem o consentimento do diretor Peter Jackson.
De acordo com a Variety, Jackson quebrou o silêncio sobre as antigas declarações do ator e assumiu a responsabilidade pela falha na escalação, tratando o episódio com diplomacia:
“Não vou falar sobre casos específicos de atores porque é algo pessoal e privado, e não é culpa deles. Sempre que trocamos um ator, na verdade a culpa é nossa, porque não acertamos no elenco e escolhemos a pessoa errada para aquele papel. Não é porque eles fizeram algo errado”, afirmou.
O cineasta vencedor do Oscar ainda completou elogiando o astro: “Ryan é um ator fantástico, como todos sabemos. Filmes dependem de química tanto na frente quanto atrás das câmeras. Às vezes percebemos que aquilo que imaginávamos simplesmente não está acontecendo. É complicado, e ocasionalmente cometemos erros”.
O desabafo de Jackson rebate as declarações dadas por Gosling em 2010, quando o ator explicou que a falta de comunicação na pré-produção foi o estopim para o desentendimento criativo entre os dois.
“Eu realmente acreditava que ele deveria pesar cerca de 95 quilos. Nós não conversamos muito durante a pré-produção, e esse foi o problema. Eu apareci no set e percebi que tinha entendido tudo errado. Aí eu estava gordo e desempregado”, desabafou na época.
A atriz Saoirse Ronan, que protagonizou o longa aos 14 anos, também relembrou os bastidores da substituição. Segundo a artista, a troca ocorreu de forma madura e amigável quando os ensaios já estavam avançados:
“Eu adorava o Ryan e o cachorro dele, George, então fiquei triste por ele não estar mais lá. Mas acho que os motivos da separação foram totalmente válidos. Já conversei com os dois sobre isso e essas coisas acontecem. Nem sempre é algo pessoal”, afirmou.
Ronan também elogiou a entrada de Mark Wahlberg, que assumiu o papel às pressas após a demissão de Gosling: “Mark já era pai, tinha experiência com isso. Ryan era muito jovem na época, tinha uns 27 anos”.

‘Um Olhar do Paraíso’ está disponível no Prime vídeo.
Na trama, a jovem Susie Salmon é brutalmente assassinada por George Harvey, um vizinho que vive sozinho. Enquanto seus pais, Jack e Abigail, lidam com a negação e a polícia falha em colocar o criminoso na lista de suspeitos, a própria família passa a desconfiar dele. Presa em um plano espiritual entre o paraíso e o inferno, Susie passa a observar o sofrimento de seus entes queridos, dividida entre o desejo de vingança e o anseio de ajudar sua família a superar a tragédia.




