Para ganhar o posto de queridinho dos cinéfilos do planeta, o estabelecimento precisa ter dezenas de salas e uma programação muito eclética. Esta é exatamente a descrição do UGC Ciné Cité Les Halles, localizado no centro de Paris, na França.
O UGC des Halles atraiu 2.221.000 espectadores em 2022, de acordo com dados da Comscore, e tornou-se o estabelecimento cinematográfico mais visitado do ano. Segundo a CEO do grupo Brigitte Maccioni, “[este] sucesso demonstra a relevância do modelo mantido pelos cinemas UGC, que valoriza todas as cinematografias, desde os blockbusters americanos aos filmes de arte”.
A diversidade de filmes é, portanto, o trunfo da estratégia da empresa. Entre as maiores bilheterias francesas de 2022 estão Avatar – O Caminho das Águas e Top Gun – Maverick, mas também os franceses Novembro, de Cédric Jimenez, e Simone – A Viagem do Século, de Olivier Dahan, ambos com mais de 2 milhões de espectadores.
Situado no subsolo do famoso centro comercial Westfield Forum des Halles de Paris, o cinema UGC dispõe de 27 salas de projeção, numa das zonas mais movimentadas da capital francesa. Além de sua localização privilegiada, o horário de funcionamento, das 9h à meia-noite, é essencial para acolher todos os cinéfilos da região. Segundo a AFP, no final de 2022, Paris tinha a maior densidade de cinemas do mundo, com 398 telas em 75 cinemas.
Inaugurado em 1995, o espaço abriga uma programação eclética e é animada por inúmeros eventos, como a seleção “O Diretor faz seu cinema”, os programas UGC Docs, UGC Culte ou, por exemplo, o recente festival “Irã hoje em 7 filmes” em apoio às lutas dos iranianos. Além disso, há muitas pré-estreias com a presença das equipes de filmagem.
Em um comunicado à imprensa este mês, Brigitte Maccioni declarou também que “é esse ecletismo, tão querido pelo público, que faz da França o principal mercado europeu e o terceiro maior mercado do mundo, depois dos Estados Unidos e da China.” Apesar de o país de Emmanuel Macron ter o cinema com maior frequência mundial, em números totais os Estados Unidos ainda levam a melhor.
Segundo recentes estimativas da Comscore, o mercado norte-americano – atual líder global – gerou cerca de US$ 7,5 bilhões em receita (+65% em relação a 2021 e -35% em relação à média de 2017-2019), enquanto a China – com poucos lançamentos de Hollywood e ainda muitas restrições sanitárias – fechou o ano em torno de US$ 4,33 bilhões. Ou seja, uma queda de 36% em relação ao ano anterior, e quase metade (-49%) de sua média pré-pandêmica de três anos.
Completando as classificações das salas de projeção da Comscore, em segundo está o cinema AMC de Burbank em Los Angeles, nos Estados Unidos, seguido pelo Showcase Bluewater no sudeste de Londres, no Reino Unido. Com uma população três vezes maior que a França e o Reino Unido, será que algum dia um cinema brasileiro entra na lista?