terça-feira, abril 23, 2024

Voltou atrás! Após ser acusada de censura, Disney recua e MANTÉM beijo gay em ‘Lightyear’

A próxima animação da Pixar, ‘Lightyear‘, promete ser um filme muito importante para a representatividade da comunidade LGBTQIA+, tanto para os filmes do estúdio quanto para as animações de um modo geral.

Tal movimento se deve ao fato de uma personagem feminina muito importante, dublada por Uzo Aduba (‘Orange is the New Black’), viver um relacionamento com outra mulher no longa que mostrará a história que deu origem a criação do boneco Buzz Lightyear de ‘Toy Story‘.

Segundo informações passadas pela Variety, embora esse relacionamento nunca tenha sido questionado pelo estúdio, especificamente um beijo entre as personagens havia sido cortado da versão final do filme, no entanto o estúdio voltou atrás da decisão.

Isso aconteceu depois do polêmico comunicado dos funcionários da Pixar que falaram de histórias com personagens diversificados que foram “reduzidas a migalhas do que eram antes”; sendo então o beijo de ‘Lightyear‘ reintegrado ao filme após a denuncia.

Entenda todo caso aqui no CinePOP:

Lembrando que, após uma declaração atribuída a pessoas LGBTQIA+ que trabalham na Pixar, obtida com exclusividade pela Variety através de funcionários da área de animação, foi alegado que os executivos da Disney exigiram que cortassem quase todos os momentos de afeto abertamente homoafetivos em seus filmes. Isso tanto por parte das equipes criativas quanto da liderança da própria Pixar.

A chocante informação faz parte de uma reação ampla a respeito do memorando enviado para todos os funcionários da Disney, pelo CEO Bob Chapek, nesta segunda-feira (08), a respeito da sua resposta à legislação aprovada recentemente na Flórida conhecida como Nota “Não Fale Gay”. No memorando, Chapek afirma que o “maior impacto” que a empresa pode causar “na criação de um mundo mais inclusivo, é justamente através do conteúdo inspirador que já produzimos”.

De acordo com a carta da Pixar, essa afirmação vai de encontro a toda experiência dos funcionários em fazer um tipo de conteúdo cheio de afeto e respeito pelo mesmo sexo, algo que teria sido aprovado antes pelos executivos da Disney.

Não deixe de assistir:

“Nós na Pixar presenciamos, pessoalmente, belas historias, repletas de personagens diversos, voltarem das revisões corporativas da Disney reduzidas à migalhas do que eram antes.”, afirma a carta. “Se a criação de conteúdos LGBTQIA+ for a resposta para corrigir a atual legislação discriminatória desse mundo, pelo mínimo que fosse, estamos sendo impedidos de fazer qualquer coisa voltada para o tema”.

Até o momento, a Pixar criou pouquíssimos personagens LGBTQIA+ em seus longas animados, com a passagem mais marcante aparecendo no filme ‘Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica‘, que apresenta uma policial ciclope chamada Spectre, dublada por Lena Waithe. A sexualidade da personagem só é reconhecida de maneira sútil quando ela diz: “Não é fácil ser pai de novo, a filha da minha namorada me fez arrancar os cabelos, sabe?”

No mesmo ano, a Pixar lançou um curta-metragem, ‘Segredos Mágicos‘, um curta que foi lançado no Disney Plus, sobre um homem gay que luta para se assumir diante dos seus pais. ‘Luca‘ foi outro filme que tocou nesse tema de maneira um pouco mais leve, porém representando muito bem em como a sociedade reage diante do que é diferente.

A mais recente animação da Pixar, ‘Red: Crescer é Uma Fera‘, que estreia no Disney Plus no dia 11 de março, também tocará em temas delicados como o descobrimento da sexualidade na adolescência.

Mais notícias...

Wilker Medeiroshttps://www.youtube.com/imersaocultural
Wilker Medeiros, com passagem pela área de jornalismo, atuou em portais e podcasts como editor e crítico de cinema. Formou-se em cursos de Fotografia e Iluminação, Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, Forma e Estilo do Cinema. Sempre foi apaixonado pela sétima arte e é um consumidor voraz de cultura pop.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS