sexta-feira, março 29, 2024

WandaVision | O que é a E.S.P.A.D.A.? O que ela significa para o futuro do MCU?

O sexto episódio de WandaVision já está disponível no Disney+ e, como vocês já devem ter percebido, a S.W.O.R.D. ou E.S.P.A.D.A. é parte fundamental da trama da série. Em WandaVision, a sigla significa Equipe de Supervisão, Pesquisa, Avaliação e Defesa Armada e funciona como um tipo de S.H.I.E.L.D. voltada para assuntos espaciais. Foi fundada por Maria Rambeau (Lashana Lynch), muito provavelmente por conta dos eventos vistos em Capitã Marvel (2019), e passou por momentos turbulentos com o estalar de dedos de Thanos (Josh Brolin) em 2018, o que levou Tyler Hayward (Josh Stamberg) ao cargo de diretor interino da agência.

Pela hierarquia, Monica seria a diretora após a morte de Maria Rambeau. Porém, como ela estava “blipada”, Tyler Hayward assumiu a agência.

A estreia da agência nos quadrinhos é relativamente recente. Foi em 2004, na fase em que o roteirista – e não mais tão bem-quisto diretor – Joss Whedon escrevia os quadrinhos dos X-Men. Nas páginas, a agência também é um tipo de S.H.I.E.L.D. espacial, mas com bastante autonomia e com uma boa relação com Nick Fury. Diferentemente da série, a líder da E.S.P.A.D.A. é a oficial Abigail Brand, que tem o icônico visual do cabelo verde combinando com o uniforme. Ela herdou o gene X mutante da mãe e sua “herança espacial” veio do pai, que era um alienígena. Barra pesada, Abigail é capaz de gerar energia capaz de derreter metais com as próprias mãos e, por conta de sua língua diferenciada, ela consegue falar vários idiomas extraterrestres. E como a estreia da personagem e da agência se deram num quadrinho dos X-Men, era de se esperar que eles tivessem algum tipo de ligação. Além da história envolvendo a mãe, Abigail conta com um espião na equipe do Professor Xavier: o dragão Lockheed.

E a E.S.P.A.D.A. tem influência direta na saga Invasão Secreta, que se passa logo após Guerra Civil e trata da invasão dos Skrulls, a raça alienígena transmorfa que aparece em Capitã Marvel e Homem-Aranha: Longe de Casa (2019). Nessa trama, eles reivindicam a Terra como seu planeta, alegando motivos praticamente religiosos. O planetinha azul seria um tipo de Terra Prometida para eles. Porém, antes do ataque em si, eles já haviam introduzido diversos Skrulls em posições estratégicas de poder, incluindo no meio dos super-heróis. Então, quando a E.S.P.A.D.A. foi derrotada, derrubando sua sede espacial – conhecida como O Pico -, a Terra fica desprotegida e eles começam sua invasão. É uma fase de muita tensão porque não se sabe em quem confiar, já que qualquer um pode ser um Skrull. Mas por que é importante falar nisso? Porque o CEO do Marvel Studios, Kevin Feige, confirmou que uma série baseada na saga está em produção e será estrelada por Samuel L. Jackson e Ben Mendelsohn, Nick Fury e Talos, respectivamente.

Com a introdução da agência no Universo Cinematográfico Marvel, que muitos acreditam já ter acontecido na cena pós-créditos de Homem-Aranha: Longe de Casa, na qual é revelada que o Nick Fury da Terra é, na verdade, o skrull Talos, enquanto o Nick verdadeiro está no espaço, a Invasão Secreta já está em curso. A participação da E.S.P.A.D.A. em WandaVision é fundamental para o desenvolvimento desse universo porque já introduz algumas atividades da agência tanto na Terra quanto no espaço sideral, além de flertar com a descoberta de poderes de Monica Rambeau (Teyonah Parris), que pode terminar a série como a super-heroína Fóton. Fora, claro, a ligação com a Capitã Marvel (Brie Larson). Ou seja, WandaVision se mostra cada vez mais uma série importantíssima para entender o que vai acontecer na Marvel daqui pra frente.

Muitos foram pegos de surpresa ao ser revelado que Nick Fury estava esse tempo todo no espaço.


Vilão?

Apesar da postura de bom moço do Diretor Tyler Hayward (Josh Stamberg), alguns fãs suspeitam que ele possa ser, na verdade, um dos antagonistas da série. Isso porque houve um personagem chamado Brian Hayward (Paul Lacovara) na findada série Agents of S.H.I.E.L.D. que se revelou ser um agente da H.Y.D.R.A. ao tentar dar um golpe na agência que dava nome a série. Ele chega mencionar que tem uma irmã, mas não fala em nenhum outro parente. De acordo com a teoria dos fãs, os dois personagens teriam algum tipo de parentesco e envolvimento, o que levaria Tyler a terminar WandaVision morto ou preso, dando a possibilidade para que Monica ou Abigail assumissem a diretoria da E.S.P.A.D.A. de uma vez por todas.

Os novos episódios de WandaVision estreiam toda sexta-feira no Disney+.

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS