WandaVision ganhou o coração do público e da crítica e rapidamente tornou-se uma das melhores produções da Marvel Studios. Agora, depois de nove breves episódios, a série chegou ao fim com um gancho espetacular para os futuros títulos do MCU – além de ter construído um universo extremamente metalinguístico e mimético.

Apresentando uma nova faceta desse grandioso império do entretenimento, os primeiros capítulos do show homenagearam uma variedade imensa de sitcoms clássicas e aclamadas pela crítica – desde I Love Lucy até Modern Family.

E, para aqueles que não pegaram todas as referências, o CinePOP preparou essa singela matéria explanando todas as produções mencionadas, direta ou indiretamente, em WandaVision.

Confira:



EPISÓDIO 01×01 (“FILMED BEFORE A LIVE STUDIO AUDIENCE”) & EPISÓDIO 01×02 (“DON’T TOUCH THAT DIAL”)

O episódio de estreia de WandaVision tornou-se um dos melhores pilotos das últimas décadas e nos arremessou, sem qualquer remorso, de volta para os anos 1950. Desde o design de produção até a fotografia em preto-e-branco em 4:3, são vários os títulos amalgamados para dar vida a “Filmed Before a Live Studio Audience”.

Aproveite para assistir:

As principais menções são destinadas a The Dick Van Dyke ShowI Love Lucy, cuja estética forçada e atuações teatrais e cheias de caprichos deram o tom da comédia. A Feiticeira e Jeanie é um Gênio também emprestaram algumas inflexões para as cenas “mágicas” – incluindo a trilha sonora em mickey mousing automaticamente reconhecível das produções pós-II Guerra Mundial.

EPISÓDIO 01×03 (“NOW IN TECHNICOLOR”)



Após passar pelos anos 50 e 60, WandaVision alcançou os vibrantes anos 1970 com o terceiro episódio, “Now in Technicolor”A Família BradyThe Mary Tyler Moore ShowPapai Precisa Casar já dão as caras nos incríveis e nostálgicos créditos iniciais, com o time criativo inclusive corroborando para uma estética de época pungente e muito bem colocada.

Até mesmo o nome de um dos personagens faz questão de homenagear os avanços tecnológicos setentistas, como Dr. Nielsen, que faz menção à medição do número de telespectadores por show. Certas cenas abrem espaço para populares séries de ação, incluindo As PanterasAgente 86.

EPISÓDIO 01×05 (“ON A VERY SPECIAL EPISODE…”)

Certamente um dos episódios mais icônicos de WandaVision“On a Very Special Episode…” migrou a série para os anos 1980 e foi regido principalmente pela clássica sitcom ‘Três É Demais’ (com a própria configuração da casa e as próprias punchlines drenadas da produção estrelada por John StamosBob Saget).

Como se não bastasse, o capítulo nos levou para o devaneio doméstico de Wanda com outras referências claras e muito bem-vindas, como Tudo em FamíliaStep by Step. A trilha sonora também não ficou de fora das escolhas criativas, visto que traz reminisciências instrumentais do tema de abertura de Caras & Caretas.

EPISÓDIO 01×06 (“ALL-NEW HALLOWEEN SPOOKTACULAR!”)

Conforme os episódios se desenrolavam, WandaVision começava a se render mais e mais ao gênero do suspense e do drama super-heroico – mas ainda assim teve tempo de colocar mais uma série para ser belamente homenageada no sexto capítulo, intitulado “All-New Halloween Spooktacular!”.



A produção reverenciada aqui foi a aclamada e memorável ‘Malcolm in the Middle’. Exibida entre os anos de 2000 e 2006, o show trouxe Frankie Muniz para o centro dos holofotes, além de quebrar a quarta parede para garantir a atenção do público. O sucesso da obra rendeu nada menos que um Peabody Award, sete Emmy Awards e um Grammy.

EPISÓDIO 01×07 (“BREAKING THE FOURTH WALL”)

Finalmente chegando aos dias de hoje, WandaVision abriu portas para as sitcoms contemporâneas e satíricas como Modern Family‘The Office’. A estética em mockumentário volta a utilizar a quebra da quarta parede e transforma as cenas divisórias em confessionários hilários, mesmo com os personagens já percebendo que estão dentro de uma falsa realidade.

O tema de abertura é inspirado por ambas as produções mencionadas, além da sóbria estética imprimida aos cenários. Até os momentos em que os protagonistas olham ironicamente para a câmera são apaixonantemente convidativos e hilários.

Comentários

Não deixe de assistir: