terça-feira, abril 23, 2024

Wes Anderson – 53 Anos | Os 5 melhores filmes do icônico diretor

Wes Anderson tornou-se um dos realizadores cinematográficos mais icônicos da contemporaneidade e deu origem a alguns dos títulos mais únicos da indústria do entretenimento.

Começando sua carreira em 1996 com a comédia criminal ‘Pura Adrenalina’, Anderson nutre de influências de nomes como Pedro AlmodóvarSatyajit Ray, fazendo um uso propositalmente exagerado de simetria, cores pastéis e movimentos de câmera planos, além de empregar tons cômicos a elementos narrativos melancólicos, cujas tramas são centradas em luto, perda da inocência, família disfuncionais, abandono parental e tantas outras similares.

No dia de hoje, 01 de maio, Anderson completa 53 anos e, para celebrar sua memorável carreira, montamos uma breve lista com suas cinco melhores produções.

Confira abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual a sua favorita:

5. ILHA DOS CACHORROS (2018)

Onde assistir: Star+

O stop-motion ‘Ilha dos Cachorros’ é uma produção que vai além de sua concepção aparentemente simplista: a narrativa gira em torno da ilha-título à qual todos os cães foram banidos devido a uma conspiração organizada pelo governo japonês, cuja ideologia foi arquitetada e disseminada pelo Prefeito Kobayashi (Kunichi Nomura), induzindo seu próprio povo a acreditar na quantidade absurda de doenças que poderiam ser transmitidas pelos pobres animais. Como tentativa de erradicar a suposta mortal pandemia, todos esses pets foram deportados para o aterro em questão, no qual viveram até encontrarem seu fim. Essa obra-prima não se configura como uma das melhores entradas da carreira de Anderson por seu tato, mas também pelas reflexões que traz às telonas e pelo modo como conduz uma narrativa tocante e incrível.

4. OS EXCÊNTRICOS TENENBAUMS (2001)

Onde assistir: MUBI

Não deixe de assistir:

‘Os Excêntricos Tenenbaums’ teve uma recepção controversa à época de seu lançamento no Festival de Nova York e, por essa razão, merece mais reconhecimento do que tem – motivo pelo qual ocupa o 4º lugar de nossa lista. Na trama, Royal Tenenbaum (Gene Hackman) e sua esposa Etheline Tenenbaum (Anjelica Huston) tiveram três filhos, Chas (Ben Stiller), Margot (Gwyneth Paltrow) e Richie (Luke Wilson), e logo depois resolveram se separar. Com o passar dos anos cada um dos filhos demonstrou talentos diferentes, tornando-se todos bem-sucedidos. Chas logo em sua adolescência resolveu investir em bens, demonstrando um dom natural para finanças, enquanto que Margot se tornou uma escritora de sucesso e Richie um tenista profissional de sucesso. Mas toda a história de sucesso dos três jovens Tenenbaums é esquecida quando seu pai resolve reatar os antigos laços e lutar pelo amor de Etheline, que está prestes a se casar com seu contador, Henry Sherman (Danny Glover).

3. MOONRISE KINGDOM (2012)

Onde assistir: Prime Video

A dramédia coming-of-age ‘Moonrise Kingdom’ é considerado por inúmeros fãs como o melhor título de Anderson – e isso é bastante compreensível, ainda mais pela popularidade que conquistou desde sua estreia ainda em 2012. Contando com a colaboração entre Anderson e Roman Coppola no roteiro e trazendo nomes como Bruce WillisEdward NortonBill MurrayFrances McDormandTilda Swinton no elenco, a história nos leva para a Ilha de New Penzance, localizada na costa da Nova Inglaterra. Um jovem garoto órfão escapa de um acampamento de escoteiros para se reunir com sua amiga de cartas e interesse romântico – uma garota com tendências agressivas. Sentindo-se alienados de seus guardiões e evitados por seus colegas, eles se escondem em uma praia isolada. Enquanto isso, o capitão local organiza uma busca junto aos outros escoteiros e às famílias para encontrar os fugitivos.

2. O FANTÁSTICO SR. RAPOSO (2009)

Onde assistir: Star+

‘O Fantástico Sr. Raposo’ se tornou a primeira animação em stop-motion comandada por Anderson e alcançou um patamar quase intocável pela qualidade técnica e narrativa que trouxe às telonas. Baseado no romance infantil homônimo de Roald Dahl, lançado em 1970, a trama apresenta Sr. Raposo (George Clooney), a Sra. Raposa (Meryl Streep) e seu filho, que vão morar em uma árvore localizada em uma colina. Lá eles têm como vizinhos o Coelho (Mario Batali), o Texugo (Bill Murray) e a Doninha (Anderson), entre outros animais, todos com suas respectivas famílias. O Sr. Raposo prometeu à esposa que deixaria a vida de roubos de galinhas, já que ela estava grávida. Desde então ele iniciou uma respeitável carreira de colunista de jornal. Porém, a proximidade do novo lar com as fazendas de Boggis (Brian Cox), Bunce (Hugo Guinness) e Bean (Michael Gambon) faz com que volte à velha vida, às escondidas. Só que logo o trio de fazendeiros se une para capturá-lo.

1. O GRANDE HOTEL BUDAPESTE (2014)

Onde assistir: Star+

Se você esperava encontrar ‘Moonrise Kingdom’ em primeiro lugar da nossa lista, pode se sentir um pouco frustrado – mas, no final das contas, ‘O Grande Hotel Budapeste’ é uma obra-prima inegável e representa o melhor ano da carreira de Anderson. Utilizando todos os elementos que já havia consagrado em produções anteriores em uma atmosfera mista de drama e comédia guiada por um elenco estelar. Vencedor de quatro estatuetas do Oscar e arrecadando mais de US$172 milhões mundialmente, o filme é ambientado no período entre as duas guerras mundiais e é centrado no famoso gerente de um hotel europeu, que conhece um jovem empregado e os dois tornam-se melhores amigos. Entre as aventuras vividas pelos dois, constam o roubo de um famoso quadro do Renascimento, a batalha pela grande fortuna de uma família e as transformações históricas durante a primeira metade do século XX.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS