terça-feira, março 19, 2024

Whitney Houston faria 59 anos hoje; Relembre as canções mais ICÔNICAS da artista!

Poucos artistas na história do entretenimento conseguem equiparar à lendária Whitney Houston.

Considerada um ícone cultural e um dos maiores nomes da indústria musical (não é à toa que foi apelidada de A Voz), Houston permanece como uma das performers mais bem-sucedidas de todos os tempos, com vendas que ultrapassam as 200 milhões de unidades ao redor do mundo e prêmios que incluem dois Emmy Awards, seis Grammy Awards e 28 entrada no Livro dos Recordes. E, ao longo de sua carreira, ela encarnou algumas das canções mais conhecidas do planeta – ora, como não lembrar da clássica “I Will Always Love You” quando pensamos nela?

Influenciando nomes como BeyoncéJennifer HudsonRihanna, Whitney infelizmente faleceu em fevereiro de 2012, em virtude de um afogamento acidental – causado, em partes, pelo uso de cocaína e por problemas cardíacos. No dia de hoje, 09 de agosto, ela completaria 59 anos de vida.

Para celebrar seu eterno legado, preparamos uma singela matéria elencando onze canções essenciais para conhecer a carreira de Houston.

Confira abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual a sua favorita:

“SAVING ALL MY LOVE FOR YOU”

Álbum: Whitney Houston (1985)

Com resposta sólida por parte da crítica e um estrondo gigantesco entre os ouvintes, “Saving All My Love For You” foi originalmente gravada por Marilyn McCooBilly Davis Jr., para o álbum colaborativo lançado pela dupla em 1978. Ao ser regravada por Houston, conquistou um Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Feminina e foi elogiada pela produção melódica e, é claro, pela rendição absolutamente impecável da artista.

“HOW WILL I KNOW”

Não deixe de assistir:

Álbum: Whitney Houston (1985)

Originalmente destinada a outra lenda do cenário fonográfico, Janet Jackson“How Will I Know” caiu como uma luva nas mãos de Houston. Infundida com uma interessante sonoridade de synth-funkR&Bdance-pop, a faixa fala sobre as angústias de uma mulher que tenta descobrir se o garoto de quem ela gosta também nutre do mesmo sentimento por ela. A track conquistou o topo das paradas e foi condecorada com diversos prêmios – garantindo à cantora uma estatueta de Artista Revelação no VMA 1986.

“I WANNA DANCE WITH SOMEBODY (WHO LOVES ME)”

Álbum: Whitney (1987)

A ótima mistura de dance-popR&B de “I Wanna Dance with Somebody (Who Loves Me)” marcou época e, até hoje, aparece em diversas playlists de ouvintes que redescobrem ou revisitam a discografia de Houston. Lançada em 1987 como single oficial do álbum ‘Whitney’, a faixa trouxe Narada Michael Walden como produtor e discorreu acerca de uma cândida narrativa romântica que permitiu à artista alcançar o topo das paradas em países como Estados Unidos, Austrália e Reino Unido. Além das vendas exorbitantes, a música garantiu à performer sua segunda estatueta do Grammy na categoria Melhor Performance Vocal Pop Feminina.

“WHERE DO BROKEN HEARTS GO”

Álbum: Whitney (1987)

“Where Do Broken Hearts Go” tem uma história um tanto quanto irônica: à época que Frank WildhornChuck Jackson, compositores da canção, queriam que Houston a gravasse, a artista não queria se envolver com a música, dizendo que não havia qualquer mensagem especial para transmitir. Em 2000, ela até mesmo comentou em uma entrevista que odiava a faixa. Entretanto, o resultado não poderia ser diferente: além de garantir à performer seu sétimo #1 consecutivo nos Estados Unidos, a faixa foi bastante elogiada pela crítica e permanece como uma das favoritas do público.

“SO EMOTIONAL”

Álbum: Whitney (1987)

A incrível “So Emotional” certamente não poderia ficar de fora da nossa lista. Lançada como o terceiro single de seu álbum epônimo de 1987, a canção foi escrita por Billy SteinbergTom Kelly e, em pouco tempo, tornou-se um marco cultural que é relembrado até os dias de hoje como uma das faixas mais bem produzidas da carreira de Houston. É claro que a canção alcançaria o topo das paradas ao redor do mundo e tivesse uma recepção fortíssima por parte da crítica, que rasgou elogios pela natureza antêmica e poderosa da iteração.

“ALL THE MAN THAT I NEED”

Álbum: I’m Your Baby Tonight (1990)

Os anos 1990 representariam uma grande mudança na carreira de Whitney, à medida que sua fama atravessava os oceanos e reiterava sua preponderância no circuito mainstream“All The Man That I Need”, apesar de ter sido performada pela primeira vez por Linda Clifford quase uma década antes, foi revisitada por Houston em seu terceiro álbum de estúdio. Além de conquistar o topo da Hot 100 da Billboard, foi indicada a diversos prêmios – incluindo a uma categoria do Grammy.

“I’M YOUR BABY TONIGHT”

Álbum: I’m Your Baby Tonight (1990)

Apesar da recepção mista à época do lançamento, “I’m Your Baby Tonight” permanece viva na memória dos fãs de Houston. A canção também entra como marca na carreira da artista, visto que permitiu sua transição do pop e do dance para uma amálgama vibrante de urban popR&B contemporâneo (que viria a reger a década seguinte). Conquistando o primeiro lugar da Hot 100 (seu oitavo na parada), a track também nutre de similaridades com Michael Jackson e foi indicada ao Grammy Award.

“I WILL ALWAYS LOVE YOU”

Álbum: O Guarda-Costas (OST) (1992)

Quando pensamos em Whitney Houston, a primeira música que nos vem à cabeça é a música-tema do filme ‘O Guarda-Costas’“I Will Always Love You”. Apesar de performada e escrita originalmente pela icônica Dolly Parton, a canção ganhou uma roupagem mais antêmica pela voz de Houston e se tornou uma das faixas mais bem-sucedidas comercial e criticamente de todos os tempos. Aparecendo em diversas listas de melhores músicas, incluindo em revistas como NMEThe GuardianBillboard, ela também foi ganhadora de suas estatuetas do Grammy: Melhor Performance Vocal Pop Feminina e Gravação do Ano.

“WHEN YOU BELIEVE”

Álbum: O Príncipe do Egito (OST)

É claro que não poderíamos de deixar uma das parcerias que marcou os anos 1990 de fora da nossa lista. “When You Believe” foi performada com emoção e graça não apenas por Houston, mas também por outra lendária artista, Mariah Carey, como música-tema da animação ‘O Príncipe do Egito’. Contando com a composição e os versos de Stephen Schwartz, a faixa também apareceu nos álbuns ‘My Love Is Your Love’‘#1’s’, de Houston e Carey, respectivamente, e, mesmo com críticas mistas, conquistou a estatueta de Melhor Canção Original no Oscar e se tornou um marco na carreira de ambas as performers.

“HEARTBREAK HOTEL”

Álbum: My Love Is Your Love

“Heartbreak Hotel” trouxe Houston em uma ressonante aliança com duas outras powerhouses da música, Faith EvansKelly Price (ambas aparecendo tanto no refrão quanto no bridge). Fincando-se no R&B e no pop, a faixa integrou o quarto álbum da cantora principal e trouxe à tona um enredo envolvendo uma decepção amorosa. Além do sucesso comercial, que lhe concedeu o segundo lugar da Hot 100, a faixa foi bem recebida pelos especialistas e conquistou duas indicações ao Grammy, incluindo Melhor Música R&B.

“IT’S NOT RIGHT BUT IT’S OKAY”

Álbum: My Love Is Your Love

O terceiro single de ‘My Love Is Your Love’, quarto álbum de Houston, é uma das canções preferidas deste que vos escreve. Apesar da quantidade considerável de compositores, a produção de Darkchild fala mais alto e consegue costurar a divertida e empoderada narrativa encabeçada por Whitney. Aqui, a personagem principal descobre que seu marido a está traindo com outra mulher em uma vibrante exaltação do R&B e do neo-soul. A track é considerada uma das melhores da cantora e integra a lista das 1001 Melhores Canções de Todos os Tempos da Q Magazine.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS