sexta-feira, abril 26, 2024

Witness – 5 Anos | Elencamos as cinco melhores músicas do subestimado álbum de Katy Perry

Há exatos cinco anos, Katy Perry fazia seu retorno ao mundo da música com ‘Witness’, seu 4º álbum de estúdio (ou quinto, se considerarmos sua sutil estreia oficial sob o nome de Katy Hudson).

A produção, contando com a produção de nomes como Max MartinShellback, trouxe, em suas músicas, temas como empoderamento e feminismo, apresentando um novo lado de Perry ao mundo que, à época, não foi compreendido como deveria – e que merece mais reconhecimento do que teve. É claro que o disco debutou em primeiro lugar na Billboard 200 e rendeu alguns hits para a cantora e compositora, mas teve recepção mista por parte dos especialistas internacionais, que criticaram a estrutura da obra, apesar de elogiarem o aspecto mais pessoal das composições.

De qualquer forma, é sempre interessante viajar através da discografia de Perry (que, sem sombra de dúvida, tornou-se um ícone da música pop desde que despontou em meados dos anos 2000). Para celebrar o quinto aniversário de ‘Witness’, preparamos uma breve matéria especial elencando as cinco melhores canções do álbum.

Confira abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual a sua faixa favorita:

5. “TSUNAMI”

‘Witness’ definitivamente não se assemelha às produções anteriores que Perry lançou durante sua carreira – afinal, conhecemos a predileção da cantora e compositora por construções dançantes e prontas para serem ouvidas ao redor do mundo. Aqui, ela parece dar um passo para trás e apostar nos conceitos de sinestesia e sensorialidade, como vemos em “Tsunami”. A simples produção é bem demarcada pelos impactantes sintetizadores e pelo retorno nostálgico feito às rudimentares expressões da música eletrônica dos anos 1980.

4. “DÉJÀ VU”

“Déjà Vu” mergulha de cabeça no club-house e nos conquista por sua narcótica ambiência dark, guiada pelas notas iniciais de um piano que é infundido com sintetizadores e um refrão marcado por incursões robóticas e bastante contemporâneas – algo que seria emulado alguns anos mais tarde por outros artistas. Ainda que as rimas não sejam as mais originais, a narrativa sobre um relacionamento deparado com um beco sem saída é mesclado com uma performance bastante cautelosa da artista.

3. “SWISH SWISH”

Não deixe de assistir:

O terceiro single do álbum é um convite para as pistas de dança e nos conquista por sua atmosfera inebriante, movida pelo melhor  do EDM e de pinceladas do hip hop que aparecem através da colaboração de Nicki Minaj. “Swish Swish” drenas vocais sensuais de Perry e interpola samples da clássica “I Get Depp”, de Roland Clark, transformando o que poderia ser uma obviedade mercadológica em um saboroso deep-house.

2. “CHAINED TO THE RHYTHM”

“Chained to the Rhythm”lead single de Witness, é um implacável híbrido disco-dancehall que puxa elementos até mesmo do noventista house-pop, guiada por letras ácidas de descontentamento com o governo de Donald Trump (à época, recém-elegido como presidente dos Estados Unidos e principal motivo por ter transformado a performer em uma “inimiga” nacional). A ilusória sensação de liberdade, que insurgiria como temas de outras faixas adjacentes, é o mote com o qual Katy trabalha com tanta paixão.

1. “ROULETTE”

Apesar de criticado à época de seu lançamento, o álbum continua a ser constantemente revisitado por sua produção diferenciada e pelas ousadias que Perry adotou para mudar sua identidade. A pungente e frenética construção rendeu algumas músicas ótimas que mereciam maior atenção – como “Roulette”, uma futurista rendição e facilmente a melhor iteração do disco. Incorporando elementos do dream-pop e até mesmo do new age, a performer não tem medo de arriscar e, por essa razão, cria mágica com suas incursões inesperadas.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS