O astro Hugh Jackman conseguiu se imortalizar como o mutante Wolverine logo em sua primeira adaptação para os cinemas, intitulada ‘X-Men: O Filme‘, se transformando em um símbolo atemporal da cultura POP.
Mass o papel do personagem quase não foi interpretado por ele, tendo sido previamente oferecido a Viggo Mortensen, que já possuía uma carreira muito mais consolidada em Hollywood do que Jackman.
E durante a sua participação no podcast Happy Sad Confused, o indicado ao Oscar refletiu sobre o motivo de ter rejeitado a oportunidade de estrelar ‘X-Men‘. Durante a conversa com o anfitrião Josh Horowitz, ele ainda lembrou que o seu filho, Henry Mortensen, fez duras críticas ao roteiro, dizendo que ele estava “errado”.
“O que me incomodou na época foi apenas o compromisso de ter que estrelar intermináveis filmes do mesmo personagem, de forma repetida. Eu estava nervoso com isso. E também haviam algumas coisas – quer dizer, eles corrigiram a maioria delas, mas eu levei Henry para a reunião que tive com o diretor, como meu tipo de amuleto e guia de boa sorte. No fundo da minha mente, eu estava pensando que ele poderia aprender algo também, porque eu deixei Henry ler o roteiro e ele disse, ‘Isso está errado. Não é assim'”.
Na ocasião em questão, o cineasta Bryan Singer teria perguntado ao garotinho se ele conhecia o Wolverine nos quadrinhos da Marvel. De acordo com Mortensen, Henry respondeu: “Sim, mas ele não se parece com isso”.
Mortensen continuou, ponderando que o diretor passou o restante da reunião tentando explicar para o pequeno fã de ‘X-Men’ o porquê de suas liberdades criativas, que teriam alterado o teor do personagem:
“De repente, o diretor está perdendo o controle e então o resto da reunião foi ele explicando em detalhes a Henry, porque ele estava tomando certas liberdades. Saímos de lá e meu filho perguntou se ele mudaria as coisas que ele lhe contou, e eu disse: ‘Acho que não. De qualquer forma, não vou fazer isso, porque não tenho certeza se quero me comprometer por muitos anos. E então, alguns anos depois, estou fazendo três [filmes] da saga O Senhor dos Anéis, vai saber”.