Atualmente com 2,29 bilhões de usuários, o YouTube é a segunda plataforma mais usada no mundo, perdendo apenas para o Facebook (2,85 bilhões).

Ao longo de suas atualizações, a plataforma de carregamento de vídeos introduziu diversas ferramentas, como a alfabetização de mídia, que capacita os usuários a evitarem fake news.

Mesmo assim, seus recursos mais populares são os botões de likes e dislikes, que ajudam a promover ou rebaixar o conteúdo exibido.

No entanto, uma nova atualização acabou ocultando a contagem de dislikes da plataforma. A visualização dos números ainda pode ser vista pelos criadores de conteúdo, mas não pelos usuários.



De acordo com o Digital Trends, a justificativa publicada no blog oficial do YouTube diz que o objetivo da ideia é reduzir o assédio aos criadores de conteúdo, independentemente de seu alcance.

A iniciativa já vinha sendo testada desde o início do ano, quando o YouTube conduziu um experimento que se tornou eficaz ao provar que o número de comentários negativos também diminuiu após a ausência da contagem de dislikes.

Aproveite para assistir:

De qualquer forma, ainda é possível clicar no botão dislike, só os números de visualização é que vão permanecer ocultos.

Dessa forma, o botão serve mais como uma análise de conteúdo para os próprios criadores, e não um meio de propagar o cyberbullying.



Por outro lado, muitos usuários ficaram descontentes com a mudança…

Considerando que aproximadamente 720.000 horas de conteúdo são carregadas no site todos os dias, o botão de dislike ajudava a distinguir entre o que vale a pena assistir ou não.

Inclusive, o próprio co-fundador do YouTube, Jawed Karim, criticou a decisão na descrição do primeiro vídeo da plataforma, afirmando que:

“Não existe um único criador do YouTube que pense que remover dislikes é uma boa ideia – para o YouTube ou para os criadores… Esperamos que a empresa volte atrás ou pelo menos traga algum equilíbrio a essas mudanças.”

O que você acha da mudança?

Para se ter uma ideia de como a ferramenta era mal utilizada, fãs ficaram irritados com a demora do segundo trailer de ‘Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa‘ e bombardearam o canal da Sony com dislikes nos trailers de outras produções.

Em apenas dois dias, uma prévia comemorativa de ‘O Homem nas Trevas 2‘ teve mais de 09 mil dislikes contra apenas 900 likes.



Já os teasers dedicados aos personagens de ‘Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City‘ somam mais de 21 mil dislikes contra 09 mil likes ao todo.

Além disso, todos os vídeos publicados pelo estúdio recebem comentários do tipo “Não ligamos para isso, queremos o trailer de ‘Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa’.

Outros comentários ainda reforçam:

“Vamos mostrar à Sony que os fãs é quem mandam.” 

Confira:


COMENTÁRIOS

Não deixe de assistir: