sexta-feira, abril 26, 2024

10 Clássicos dos anos 90 que Completam 30 anos para Conferir nos Principais Streamings!

Para muitos, os anos 90 foram os mais marcantes do cinema. Todos temos nossa época nostálgica preferida, aquela que nos marca quando somos jovens, que apresenta filmes que nunca mais tiraremos da cabeça. Quando somos mais novos, somos mais impressionáveis e o fator afetivo é responsável por grande parte de nossa memória. É bem verdade que muitos filmes vão caindo em nosso gosto conforme vamos crescendo e amadurecendo. Tantos outros seguem em nossas mentes, enaltecidos como alguns dos melhores do cinema de todos os tempos.

Dessa vez iremos adereçar os clássicos dos anos 90 que estão completando 30 anos de estreia em 2024. Nem dá para acreditar. Parece que foi ontem que os vimos nos cinemas ou os alugamos em vídeo. Como não existem mais as locadoras, agora nossa dica é nas plataformas de streaming. Assim, selecionamos 10 filmes queridos dos fãs que completam 30 anos para você assistir em casa nas mais variadas plataformas. Confira abaixo.

Leia também: 10 Clássicos IMBATÍVEIS dos anos 90 que completam 30 anos – para Assistir nos Principais Streamings

01) Lendas da Paixão
Netflix

No mesmo ano em que entregou ‘Entrevista com o Vampiro’, o então desconhecido Brad Pitt também estrelava este drama romântico da Columbia Pictures. Os dois longas em conjunto o ajudaram a se tornar um astro. Aqui ele protagoniza ao lado do monstro sagrado Anthony Hopkins, numa história de amor e traição entre três irmãos, seu pai, e a mulher que mudaria suas vidas – papel que serviu de revelação para a bela britânica Julia Ormond.

02) Assassinos por Natureza
Star+

Mickey And Mallory Knox Natural Born Killers Natural Born, 51% OFF

Escrito por Quentin Tarantino, esse filme faz boa companhia para o alto conceito ultraviolento de ‘Pulp Fiction’ (com ambos os filmes lançados no mesmo ano). ‘Assassinos por Natureza’ quebra muito o molde narrativo, ficando em preto e branco, virando uma sitcom (com direito a risadas gravadas) e se transforma até mesmo em desenho animado. A mensagem aqui é a espetacularização da violência e como a sociedade tendia a glorificar criminosos – no melhor estilo ‘Bonnie e Clyde’.

03) Os Flintstones
Telecine

Um dos desenhos mais famosos de todos os tempos, a família da pré-história ‘Os Flintstones’ serviu de inspiração inclusive para o modelo de ‘Os Simpsons’, entre outros, tendo estreado nas telinhas ainda na década de 1960. Mais de trinta anos depois, Fred, Wilma, Barney, Betty e companhia foram levados às telonas pela primeira vez em carne e osso em uma superprodução da Universal, produzida por Steven Spielberg – um grande entusiasta da animação original. Marcou época.

Não deixe de assistir:

04) Quatro Casamentos e um Funeral
Amazon Prime Video

Muitos podem não lembrar, mas esta produção britânica independente foi indicada ao Oscar de melhor filme em 1995, lado a lado com medalhões inesquecíveis como ‘Forrest Gump’, ‘Pulp Fiction’ e ‘Um Sonho de Liberdade’. O filme serviu para apresentar ao mundo um certo Hugh Grant, com seu jeito de bom-moço tímido e retraído, que viria a conquistar plateias pelo mundo todo, o transformando em queridinho do público feminino. O que chama atenção no longa é a forma livre e à frente do tempo com que retrata o comportamento de jovens mulheres independentes, em especial da personagem Carrie (Andie MacDowell).

05) Ed Wood
Star+

Se você quiser conhecer o melhor filme do diretor Tim Burton, precisa assistir a ‘Ed Wood’. O filme é um dos pontos fora da curva na carreira do cineasta, em especial porque não se trata de um “conto de fadas”, ou de uma narrativa fantástica, com seres sobrenaturais. Essa é uma história bem real. É uma biografia. Mas não uma qualquer, e sim uma feita nos moldes de Tim Burton. Toda em preto e branco, o realizador resolve homenagear Edward D. Wood Jr., que fazia filmes no estilo “guerrilha”, totalmente sem orçamento, e ainda hoje é considerado “o” pior diretor de cinema de todos os tempos. No filme ele é vivido por Johnny Depp.

06) Frankenstein de Mary Shelley
Max

Robert De Niro | 10 Best Frankenstein's Monster Movies | TIME.com

Todos nós conhecemos a clássica história de ‘Frankenstein’ e seu monstro, escrito no livro da autora Mary Shelley, lançado em 1818. Um cientista brilhante e obcecado, que termina conseguindo trazer um ser, criado da mistura de muitos homens, de volta à vida, fazendo surgir uma aberração não vinda de Deus. O que o diretor Kenneth Branagh planejou foi uma visão “moderna” para o conto, jamais vista anteriormente – ou desde então. Diferente esteticamente, e também de maneira narrativa, o próprio Branagh vive um Dr. Frankenstein “galã” e a criatura recebe as formas do grande Robert De Niro, de poucas palavras, mas muito expressivo.

07) Riquinho
Max

Richie Rich (1994) | MUBI

Macaulay Culkin, hoje com 43 anos, marcou a década de 1990 quando era apenas um menininho loirinho de 10 anos de idade. É claro que falamos do clássico atemporal ‘Esqueceram de Mim’, ainda uma das maiores reprises na época de Natal pelo mundo. Mas Culkin também fez outros filmes badalados no período, e não falamos apenas da continuação ‘Esqueceram de Mim 2’. Quatro anos depois do filme em que é esquecido em casa por seus pais, ele protagonizava a primeira adaptação para as telonas de carne e osso, das tirinhas clássicas de ‘Richie Rich’, ou ‘Riquinho’, o menino mais rico do mundo. Certamente, esse foi um papel com o qual Culkin se identificou.

08) Um Tira da Pesada 3
Paramount+

Esse ano, muito em breve, os fãs verão o retorno de um dos policiais mais famosos da sétima arte, o gaiato Axel Foley, de Eddie Murphy, trinta anos depois de sua última aparição, em ‘Um Tira da Pesada 4’, que terá lançamento exclusivo da Netflix, e será uma volta ao passado às origens da franquia. E a data não poderia ser mais propícia, pois esse ano ‘Um Tira da Pesada’ completa 40 anos de sua estreia. Outro aniversário são os 30 anos do terceiro filme, então a última aparição do policial. Com um clima mais inocente e infantil, o terceiro move a ação para um parque de diversões, no melhor estilo Disneylândia, onde secretamente ocorrem crimes, como assassinato e falsificação de dinheiro.

09) Assédio Sexual
Max

O ator Michael Douglas ficaria marcado nos anos 80 e 90 por filmes de intenso teor sexual. Dois dos mais famosos são ‘Atração Fatal’ e ‘Instinto Selvagem’. Mas Douglas ainda voltaria para mais um round em ‘Assédio Sexual’, atuando ao lado do sex symbol da época, Demi Moore. Aqui, no entanto, baseado em um livro, temos uma história um pouco diferente. A ideia é subverter o que se espera do assédio sexual no ambiente de trabalho, colocando a chefe, uma mulher (papel de Moore), para assediar seu funcionário em uma empresa, com quem teve um caso no passado, papel de Douglas.

10) Meu Papai é Noel
Disney+

Falamos acima que ‘Esqueceram de Mim’ é provavelmente o filme mais reprisado na época de Natal pelo mundo. Mas um que chega perto, sendo igualmente uma ótima pedida para a data é este ‘Meu Papai é Noel’, produção da Disney que se tornou cult, rendeu duas continuações tardias, e virou até mesmo uma série de TV atual na Disney+, com o mesmo Tim Allen protagonizando. Na trama do original, um homem comum é forçado a se tornar o Papai Noel depois que um acidente causado por ele mesmo, tira o verdadeiro de jogada.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS