sábado, abril 27, 2024

10 Comédias dos Anos 80 que Você Nunca Tinha Ouvido Falar, mas que estão Completando 40 Anos!

Ah, os anos 80! Foi uma década como nenhuma outra. E como sentimos falta dela. Bem, é muito bom olhar para trás com saudosismo de uma época que criou muita coisa que serviu de pilar para o entretenimento que temos hoje, mesmo reconhecendo as gritantes bizarrices do comportamento considerado aceitável na época. Machismo, homofobia, racismo, entre outras coisas, estavam em pauta na época, e muita coisa passava por debaixo dos panos.

Ao revisitarmos as obras da época, poderemos nos pegar chocados com certos momentos do entretenimento. Mas isso é normal, e serve como aprendizado para que os erros não voltem a acontecer, além de percebermos o quanto evoluímos como sociedade de uma forma positiva. Dentre os clássicos dos anos 80 que estão completando aniversário de 40 anos em 2024 temos obras como ‘O Exterminador do Futuro’, ‘Os Caça-Fantasmas’, ‘Um Tira da Pesada’, ‘Karatê Kid’, ‘Gremlins’, ‘Indiana Jones e o Templo da Perdição’ e tantas outras.

Mas existem também aqueles filmes esquecidos, que quase ninguém mais comenta, outros tantos esqueceram que foram lançados e, pior, alguns podem sequer saber que existam. Isso é verdade até mesmo quando falamos de um gênero popular como a comédia. Justamente nessa nova matéria iremos lembrar de 10 Comédias dos Anos 80 totalmente esquecidas, mas que estão completando 40 anos de estreia. Confira.

A Última Festa de Solteiro

Os fãs de cinema mais novos talvez conheçam o astro Tom Hanks apenas como um ator prestigiado de filmes mais sérios e repleto de prêmios. Mas antes de ganhar seus dois Oscar seguidos de ator protagonista, Hanks era mais conhecido no início de carreira pelos filmes de comédia que fazia, como ‘Splash – Uma Sereia em Minha Vida’, ‘Um Dia a Casa Cai’ e ‘Meus Vizinhos São um Terror’. Do lote, um dos menos conhecidos é apimentado ‘A Última Festa de Solteiro’, cujo título define bem. Hanks vive um sujeito prestes a se casar, e seus amigos o levam para uma noite selvagem.

Um Espírito Baixou em Mim

Os dois lendários comediantes protagonistas deste filme pouco mencionado hoje em dia se reconectaram com o sucesso e com o público atual. Steve Martin viu uma nova onda de popularidade em sua carreira com o sucesso da série ‘Only Murders in the Building’. Já Lily Tomlin havia feito o mesmo anos antes com a sitcom da Netflix, ‘Gracie e Frankie’. Na trama de ‘Um Espírito Baixou em Mim’, Tomlin vive uma milionária excêntrica que morre, mas transfere seu espírito acidentalmente para seu advogado, papel de Martin, com o sujeito ainda vivo. Agora ambos disputam o controle do corpo.

Johnny, o Gângster

Antes de se tornar o primeiro Batman do cinema, e muito antes de ressurgir como ator prestigiado em ‘Birdman’, Michael Keaton também era um ator especializado em fazer comédias. E quando falamos nos filmes de humor que ele fez, o que todos irão lembrar certamente é ‘Beetlejuice’ e talvez ‘Eu, Minha Mulher e Minhas Cópias’. Mas antes de tudo isso, ele esteve à frente do elenco dessa comédia nonsense, no mesmo clima de ‘Corra que a Polícia Vem Aí’, na qual interpreta um aspirante a mafioso. O filme é da mesma diretora de ‘As Patricinhas de Beverly Hills’.

Não deixe de assistir:

Moscou em Nova York

Agora chegamos a um filme protagonizado pelo saudosíssimo Robin Williams. De todos os grandes que perdemos nos últimos anos, Williams talvez tenha sido um dos que mais deixou saudade, e que se foi da maneira mais estúpida possível. O comediante marcou seu nome em Hollywood com trabalhos inesquecíveis como ‘Uma Babá Quase Perfeita’, ‘Jumanji’ e a voz do Gênio em ‘Aladdin’.

Mas um dos filmes que nunca é mencionado do repertório do ator está completando 40 anos. Em ‘Moscou em Nova York’ ele vive um russo que fica encantado por Nova York após uma visita com seu circo para se apresentar na cidade e escolhe deixar seu país pelos EUA.

Feitiço do Rio

Nem mesmo os atores mais prestigiados do mundo escapam de ter no currículo obras duvidosas, ou até mesmo nada populares. Esse é o caso com o nonagenário Michael Caine, uma verdadeira lenda do cinema mundial. Dentre seu conjunto da obra memorável temos inclusive algumas produções estranhas, como ‘Tubarão 4 – A Vingança’. Ou que tal essa ‘Feitiço do Rio’, você já tinha ouvido falar?

O filme deveria ser pré-requisito para todos os cariocas saberem como os gringos viam o Rio na década de 80, uma época em que tudo podia. No filme, Caine vive o pai de ninguém menos que uma Demi Moore adolescente. Eles viajam ao Rio de Janeiro de férias, ao lado do melhor amigo dele e da filha deste. Os ares sedutores de nossa cidade fazem Caine ser atraído pela filha do amigo, criando uma baita confusão internacional.

Rhinestone – Um Brilho na Noite

Todos lembram quando Sylvester Stallone fugiu da polícia de uma pequena cidadezinha em ‘Rambo 1’ ou quando voltou ao Vietnã para resgatar americanos atrás das linhas inimigas em ‘Rambo 2’. Inesquecível também foi a série de lutadores dos mais diferentes que enfrentou na franquia de boxe ‘Rocky’. Fora isso, Stallone já teve muitos encontros memoráveis no cinema, como com Wesley Snipes, Antonio Banderas e Sharon Stone. Mas você lembra quando ele cantou na pseudo comédia musical ao lado de Dolly Parton? Você não está sozinho, pois praticamente ninguém lembra. Apesar disso, ‘Rhinestone’ é bem real.

A Melhor Defesa é o Ataque

O mais legal destas matérias nostálgicas é a volta no tempo por uma Hollywood do passado, que marcou a vida de tantas pessoas, e marcou astros, dos quais muitos não estão nem mais aqui, no panteão dos Deuses do Cinema. É o caso com o saudoso Dudley Moore, baixinho inglês imortalizado como ‘Arthur – O Milionário Sedutor’. Há 40 anos, ele abria as portas para um tal de Eddie Murphy em um de seus primeiros trabalhos. E Murphy realmente aparece pouco, quase em uma ponta, nesse filme sobre o criador de um tanque de guerra para o exército americano (Moore) e o militar que o testou (Murphy).

Trapalhadas na Casa Branca

Outra icônica estrela dos anos 80 e 90 que, infelizmente, não aparece mais tanto quanto gostaríamos. Goldie Hawn foi um dos nomes mais quentes destas décadas, emplacando uma comédia atrás da outra. A boa notícia para os fãs é que ela voltará a se encontrar com Diane Keaton e Bette Midler (do clássico ‘O Clube das Desquitadas’) em ‘Family Jewels’ (em fase de pré-produção). Voltando 40 anos no passado, a encontrávamos em ‘Trapalhadas na Casa Branca’, sobre uma mulher que termina impedindo um atentado contra uma autoridade do Oriente Médio, se torna celebridade e é convidada pelo Governo americano para integrar o departamento de defesa.

Almôndegas 2

Bem, para não conhecer o filme ‘Almôndegas 2’, talvez seja preciso antes você “não conhecer” o filme ‘Almôndegas’. O primeiro filme é estrelado por Bill Murray e foi a primeira vez que ele trabalhou com o diretor Ivan Reitman, cinco anos antes de ‘Os Caça-Fantasmas’. A premissa é básica, imagine um ‘Sexta-Feira 13’, mas ao invés de terror, comédia. Murray interpreta um monitor de um acampamento de férias para adolescentes, que aprontam todas. A continuação, lançada no mesmo ano do primeiro ‘Os Caça-Fantasmas’ não teve Murray e nem Reitman associados ao projeto, mostrando um novo grupo de jovens no acampamento.

Patrulha Noturna

Imagine um ‘Loucademia de Polícia’ que não ficou famoso, e temos ‘Patrulha Noturna’. Aliás, este filme foi lançado no mesmo ano do ‘Loucademia de Polícia’ original, mas ao contrário de seu “primo rico” não gerou uma continuação por ano até o fim da década. A história é a mesma, fazendo deste um filme gêmeo, com policiais ineptos causando caos e destruição à cidade, bem mais do que ajudam. Um dos policiais, transferido para a patrulha noturna almeja se tornar comediante. No elenco deste escracho, figuras como Pat Morita, o eterno Sr. Miyagi, e Linda Blair, a menina de ‘O Exorcista’.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS