terça-feira, abril 30, 2024

‘Assassinos da Lua das Flores’ e os Maiores “PERDEDORES” do Oscar – Conheça o Top 10

Os fãs de cinema ainda estão recuperando o fôlego da última edição do Oscar, uma noite que esperamos o ano todo. Filmes queridos como ‘Oppenheimer’ e ‘Pobres Criaturas’ dominaram a edição e foram os maiores vencedores dos prêmios. Outros saíram de mãos abanando. Não podemos dizer que as estatuetas foram bem distribuídas nessa edição. E está tudo bem.

Porém, os números não mentem e não podemos deixar de repará-los e comentá-los. Nesta mais recente edição do Oscar, um filme em especial chamou atenção pelo número elevado de indicações e o total de zero estatuetas ganhas. Falamos de ‘Assassinos da Lua das Flores’, um grande favorito de cinéfilos pelo mundo todo, inclusive no Brasil, afinal trata-se do novo trabalho de Martin Scorsese. No entanto, os votantes da Academia não compartilharam deste entusiasmo pelo filme mais longo do ano.

Assassinos da Lua das Flores’ entra para a história do maior prêmio da sétima arte com um recorde negativo – se tornou um dos maiores “perdedores” do evento. Ou seja, um dos filmes com mais nomeações e nenhuma vitória. Mas ele não está sozinho nessa. Confira abaixo qual o top 10 deste recorde negativo. PS. Para o desempate de filmes com o mesmo número de indicações – analisamos as categorias mais importantes para o ranking na lista.

10 | A Caldeira do Diabo (1957)

Baseado no romance de Grace Metalious, ‘Peyton Place’ (no título original) foi um verdadeiro filme-evento de sua época. Uma história rica que mistura romance, mistério, intrigas e até assassinato em uma pequena cidade à primeira vista perfeita. Indicado para 9 prêmios no Oscar – melhor filme, diretor (Mark Robson), atriz (Lana Turner), atrizes coadjuvantes (Hope Lange e Diane Varsi), atores coadjuvantes (Arthur Kennedy e Russ Tamblyn), roteiro adaptado e fotografia, ‘A Caldeira do Diabo’ saiu da noite sem nenhum.

09 | Os Banshees de Inisherin (2022)

Agora pulamos para um filme bem mais recente, que figurou na edição do Oscar do ano passado. Também uma obra muito querida, do mesmo diretor de ‘Três Anúncios para um Crime’, embora seja um filme menor. Passado todo em um vilarejo da Irlanda no ano de 1923, o longa fala sobre o fim da amizade de dois grandes amigos. Aqui também foram 9 indicações sem vitória: melhor filme, diretor (Martin McDonagh), ator (Colin Farrell), atores coadjuvantes (Brendan Gleeson e Barry Keoghan), atriz coadjuvante (Kerry Condon), roteiro original, edição e trilha sonora.

08 | Pérfida (1941)

O filme mais antigo de Hollywood a figurar entre os maiores “perdedores” do Oscar, ‘Pérfida’ tem como título original ‘The Little Foxes’ e tem como protagonista uma das maiores estrelas do cinema: Bette Davis. Com direção de William Wyler, o filme narra as desventuras de uma rica, poderosa e também impiedosa família, comandada pela matriarca Regina (Davis). ‘Pérfida’ também teve 9 indicações no Oscar sem vitórias: melhor filme, diretor (Wyler), atriz (Davis), atrizes coadjuvantes (Teresa Wright e Patricia Collinge), roteiro, direção de arte, edição e trilha sonora.

Não deixe de assistir:

07 | Gangues de Nova York (2002)

O diretor Martin Scorsese é considerado o maior cineasta vivo, mas o título não vem sem seus percalços. Por exemplo, ele é também o realizador com o maior número de filmes “perdedores” na lista. São três ao total. Começamos com esse épico sobre os primórdios violentos da cidade que Scorsese ama de paixão: Nova York. O longa teve 10 indicações ao Oscar: melhor filme, diretor (Scorsese), ator (Daniel Day-Lewis), roteiro original, fotografia, edição, direção de arte, figurino, som e canção do U2. E saiu de mãos vazias.

06 | O Irlandês (2019)

Gangues de Nova York’ foi o primeiro grande filme de Scorsese esnobado de forma colossal pelo Oscar. Mas outros viriam. Seguindo de perto a mesma cartilha, ‘O Irlandês’, colaboração do diretor com a Netflix sobre o envolvimento da máfia no assassinato do líder sindicalista Jimmy Hoffa, também teve 10 indicações ao Oscar sem vitória: melhor filme, diretor (Scorsese), atores coadjuvantes (Al Pacino e Joe Pesci), roteiro adaptado, fotografia, edição, direção de arte, figurino e efeitos visuais.

05 | Assassinos da Lua das Flores (2023)

Por fim, completando a “trilogia da tristeza” de Martin Scorsese no Oscar, temos o caso deste ano. ‘Assassinos da Lua das Flores’, um dos filmes mais elogiados de 2023, se tornou a mais recente obra a adentrar a seleta lista dos grandes “perdedores” da história da Academia – que perdeu uma grande chance de premiar a primeira mulher indígena da história com Lily Gladstone. ‘Assassinos…’ teve 10 indicações e não levou nenhuma: melhor filme, diretor (Scorsese), atriz (Gladstone), ator coadjuvante (Robert De Niro), fotografia, edição, direção de arte, figurino, trilha sonora e canção.

04 | Bravura Indômita (2010)

Martin Scorsese pode ser o diretor que mais filmes possui entre os maiores “perdedores” do Oscar, mas definitivamente não é o único cineasta celebradíssimo a figurar na lista. Os cultuados irmãos Coen (Joel e Ethan) também possuem um filme no currículo que esteve indicado para absurdos 10 prêmios e não levou nenhum. Falamos do remake do western ‘Bravura Indômita’, que muitos dizem ser superior ao original com John Wayne na década de 1960. O longa recebeu nomeações de melhor filme, diretores (Joel e Ethan Coen), ator (Jeff Bridges), atriz coadjuvante (Hailee Steinfeld), roteiro adaptado, fotografia, direção de arte, figurino, edição de som e mixagem de som.

03 | Trapaça (2013)

Mesmo quando Scorsese não está mais na lista dos grandes “perdedores”, surge um filme que tem tudo a ver com ele. Quando foi lançado nos cinemas, ‘Trapaça’ foi muito comparado aos filmes de Martin Scorsese, mesmo tendo sido dirigido por David O. Russell. Mas o que muitos podem não ter se atentado, é que no mesmo ano tivemos um filme de Scorsese também competindo, com ‘O Lobo de Wall Street’.

Com um elenco grandioso, e uma trama sobre golpistas muito confusa para seguir, ‘Trapaça’ teve 10 indicações sem vitórias – algumas bem importantes, vide: melhor filme, diretor (Russell), atriz (Amy Adams), ator (Christian Bale), atriz coadjuvante (Jennifer Lawrence), ator coadjuvante (Bradley Cooper), roteiro original, edição, direção de arte e figurino.

02 | A Cor Púrpura (1985)

A primeira versão nos cinemas de ‘A Cor Púrpura’ ainda é o filme no qual todos pensam quando falamos do maior perdedor da história do Oscar. E realmente ele é um dos dois com maior número de indicações sem uma vitória sequer para chamar de sua. Foram 11 nomeações ao total. E o motivo pelo qual todos lembram dele é por ser o filme mais famoso a receber tal “honraria”. E também, claro, por ser um filme com assinatura de Steven Spielberg. Mas existe um filme que recebeu o mesmo número de indicações, só que algumas mais importantes, que veremos abaixo.

A Cor Púrpura’ foi indicado para melhor filme, atriz (Whoopi Goldberg), atrizes coadjuvantes (Oprah Winfrey e Margaret Avery), roteiro adaptado, fotografia, direção de arte, figurino, maquiagem, trilha sonora e canção.

01 | Momento de Decisão (1977)

Momento de Decisão’ (The Turning Point) é um drama da 20th Century Fox sobre uma mãe precisando confrontar sua decisão de abrir mão da carreira como dançarina para ter uma família, quando sua filha decide seguir carreira no balé. O filme quase não é mencionado nos dias de hoje, e quando todos pensam no “maior perdedor” do Oscar, automaticamente lembram de ‘A Cor Púrpura’. Porém, ‘Momento de Decisão’ perdeu prêmios ainda mais importantes de suas 11 indicações, ficando assim com o primeiro lugar do nosso ranking.

Bem, talvez a pouca fama que ‘Momento de Decisão’ possua esteja relacionada à sua falta de sorte junto aos votantes da Academia. A obra foi indicada para melhor filme, diretor (Herbert Ross), atrizes protagonistas (Anne Bancroft e Shirley MacLaine), ator coadjuvante (Mikhail Baryshnikov), atriz coadjuvante (Leslie Browne), roteiro original, fotografia, edição, direção de arte e som.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS