sábado, abril 27, 2024

10 curiosidades de ‘Como Treinar o Seu Dragão 3’, o fim da saga de Banguela e Soluço nos cinemas

Lançado em 2019, Como Treinar o Seu Dragão 3 chegou para concluir uma saga que fez fãs ao longo de quase uma década e cresceu com eles. A trama da vez mostra Soluço e Banguela enfrentando um terrível caçador de dragões, cuja especialidade são os Fúrias da Noite, a raça do protagonista. Paralelamente a isso, uma Fúria da Luz aparece de forma repentina, mexendo com a cabeça e os hormônios do Banguela.

Leia também: 10 curiosidade de ‘Como Treinar o Seu Dragão 3’, a conclusão da MELHOR trilogia animada da última década

A aventura de despedida marcou uma geração inteira de fãs, que lotaram as salas de cinema do mundo e se emocionaram com o fim da duplinha animada, que precisou seguir com a vida. Pensando nisso, o CinePOP listou mais 10 curiosidades sobre os bastidores do longa. Confira!

Longo

Na época de lançamento, Como Treinar o Seu Dragão 3 conquistou um grande feito: se tornou a animação mais longa da história da DreamWorks Animation. Com 104 minutos de duração, o terceiro capítulo da saga superou o recorde estabelecido por seu antecessor, Como Treinar o Seu Dragão 2 (2014), que tem 102 minutos. No entanto, ele não detém mais esse posto de filme animado mais longo da DreamWorks. Ele foi superado por O Poderoso Chefinho 2: Negócios da Família, lançado em 2021, com 107 minutos de duração.

Spoilers

Poucos meses antes da estreia do filme nos cinemas do mundo, Como Treinar o Seu Dragão 3 sofreu com um vazamento de informações por meios oficiais. É que a DreamWorks decidiu lançar livros complementares à trama do filme. Então, eles foram postos em pré-venda nas principais lojas on-line antes do lançamento do fim da trilogia. O problema é que as páginas de preview dos livros continham revelações importantíssimas da trama do filme. Ou seja, spoilers. Quando a produção percebeu que partes da trama estavam sendo divulgadas, eles correram para tirar os livros dos sites. Uma dor de cabeça terrível para os funcionários.

Bons números

O longa foi muito bem nas críticas e fez uma excelente bilheteria. Na verdade, ele teve os melhores números de abertura de toda a franquia. Foram nada menos que 55 milhões de dólares na semana de estreia, tendo demorado apenas 12 dias para cruzar a marca de 100 milhões de dólares arrecadados ao redor do mundo. Entretanto, mesmo tendo estreado sob muita expectativa, Como Treinar o Seu Dragão 3 não conseguiu superar os números do segundo capítulo da trilogia. A bilheteria final foi de US$ 524,6 milhões, enquanto a do segundo filme foi de US$ 621,5 milhões.

Não deixe de assistir:

Penúltimo

Apesar de ter sido oficialmente o último filme animado da trilogia, Como Treinar o Seu Dragão 3 não foi a última produção lançada na franquia. Isso porque a DreamWorks fez um curta de 22 minutos de duração chamado Como Treinar o Seu Dragão: De Volta ao Lar (2019), que funciona como um tipo de especial de natal e se passa logo após a cena final do terceiro filme, que mostra Soluço (Jay Baruchel) e Astrid (America Ferrera) adultos, levando seus filhos para conhecerem Banguela e sua família de dragões. Esse especial é divertido porque mostra que os dez anos passados desde que o Banguela levou os dragões para o mundo escondido foram o bastante para que a nova geração dos vikings crescesse sem saber dos anos de parceria entre os humanos e os répteis, transformando essas criaturas em lendas.

Substituído

O ator T.J. Miller não voltou para interpretar o Cabeçadura em Como Treinar o Seu Dragão 3. Isso se deu porque ele se envolveu em uma série de polêmicas a partir de 2017.

No final daquele ano, uma ex-colega de faculdade do ator o acusou de estupro e agressões. Ela disse que durante encontros que teve com ele, teria sido penetrada por uma garrafa de cerveja sem consentir, além de ter recebido um soco na boca por parte de Miller.

Além das acusações, meses depois, o ator foi demitido da série Silicon Valley. Na época, diferentes fontes revelaram que T.J. Miller constantemente chegava bêbado nas gravações ou era flagrado usando drogas para participar das filmagens. Uma situação bastante complicada. Em Como Treinar o Seu Dragão 3, ele foi substituído pelo ator Justin Rupple.

Tragédia

Curiosamente, a versão brasileira do filme também precisou escalar um novo ator para interpretar o Cabeçadura. O motivo, porém, foi uma tragédia que pegou todos os fãs de surpresa. O personagem era dublado por Caio César, cujo papel mais famoso nos cinemas era o bruxinho Harry Potter. Porém, Caio também era da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Em 2015, durante um patrulhamento de rotina no Complexo do Alemão, o dublador e PM foi atingido por um tiro de fuzil no pescoço. Ele chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu aos 27 anos. Por isso, no terceiro filme, o Cabeçadura foi dublado por Fabrício Vila Verde.

Sem narração

Como Treinar o Seu Dragão 3 é o único filme da saga que não começa com a tradicional narração do viking Soluço apresentando a ilha em que vive com a frase “Esta é Berk”. Isso porque a direção deixa para fazer uma adaptação do monólogo no final, concluindo a saga nos cinemas do jeitinho que ela começou. O mais interessante disso tudo é que essa narração é uma adaptação bem parecida do texto abre que o primeiro livro da saga infantil que inspirou os filmes.

Felinos

Durante a Comic Con Experience 2018, o diretor Dean DeBlois, que foi convidado para promover o terceiro filme, confirmou que se inspirou em felinos do mundo real para criar o visual dos dois dragões que estrelam o longa. Mais do que isso, o comportamento desses animais também veio dos felinos. Enquanto o Banguela foi inspirado nos gatos domésticos e nas panteras-negras, a Fúria da Luz foi todinha baseada nas leoas.

Bebês

O filme termina com o Banguela e a Fúria da Luz mostrando seus filhotes para a família de Soluço dez anos após os eventos retratados no longa. Eles deram origem a uma raça híbrida chamada Luz da Noite. Os bebês do Banguela são dois machos e uma fêmea, que herdaram as características e habilidades dos pais, fazendo deles a raça mais mortal conhecida. Ah sim, eles têm nomes. O Ruffrunner é preto, tem olhos verdes e as patinhas brancas. O Pouncer é branco e tem manchas pretas nas orelhas. Já a Dart é pretinha com manchas brancas e tem olhos azuis.

Mestre em ação

Em entrevista ao Yahoo Movies UK, o diretor Dean DeBlois revelou que o lendário produtor, roteirista e diretor Steven Spielberg participou do roteiro de Como Treinar o Seu Dragão 3, mas não teve o trabalho creditado. Segundo o diretor, foi Spielberg quem sugeriu a exclusão do arco de redenção de Drago Sanguebravo (vilão do segundo filme) da trama ao convencê-lo de que a intenção era nobre, mas não havia tempo o bastante para convencer o público. Além disso, o arco da paixão de Banguela pela Fúria da Luz e o final do filme, com Soluço e Astrid indo apresentar seus filhos para os dragões, descobrindo que os répteis tiveram bebês, também foram sugestões de Spielberg.

Como Treinar o Seu Dragão 3 está disponível para aluguel no Amazon Prime Video.

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS