sábado, abril 27, 2024

10 Curiosidades de ‘De Volta Para o Futuro’ | O filme que definiu a viagem no tempo na Cultura Pop

Maior bilheteria de 1985, De Volta Para o Futuro se tornou um dos maiores clássicos não só do cinema, mas também da Cultura Pop em geral. A história do adolescente que acidentalmente volta no tempo e precisa dar um jeito de fazer com que seus pais se apaixonem para que ele não desapareça conquistou diversas gerações e segue como uma das histórias mais divertidas e criativas já feitas.

E apesar de ter sido lançado há quase 40 anos, o longa segue despertando a curiosidade de milhares de pessoas pelo mundo. E tão curioso quanto o filme, são seus bastidores. Confira as 10 curiosidades que o CinePOP separou sobre De Volta Para o Futuro!

 

Rejeitado

Assim como alguns dos maiores clássicos do cinema, De Volta Para o Futuro precisou de muita insistência dos seus criadores para ser aprovado pelos executivos. Para ser mais exato, foram necessárias 45 tentativas para que o filme recebesse o sinal verde. Antes disso, os investidores negaram o projeto 44 vezes por acharem que a ideia não era ousada o bastante para competir com os filmes adolescentes da época. Vale lembrar que Hollywood vivia uma época de longas jovens repletos de sacanagem e piadas de duplo sentido. Eles achavam que sem esse apelo, o filme não seria bem aceito pelo público.

Recast

A escolha original para o papel de Marty McFly foi Michael J. Fox, mas ele precisou deixar a produção por conta dos conflitos de agenda com sua sitcom, Caras & Caretas. Então, para não atrasar as filmagens, Zemeckis precisou fazer um recast. Foi chamado então o ator Eric Stoltz, que chegou a gravar com a equipe por dois meses, mas tanto o ator quanto o diretor sentiram que não estava rolando como deveria. Assim, mesmo com algumas das principais cenas já gravadas, a equipe foi atrás de J. Fox, que topou voltar, mesmo que tivesse uma jornada de trabalho gigantesca para conciliar as duas produções. Esses dois meses com Stoltz custaram cerca de US$ 3 milhões para o orçamento do filme. Mas acabou dando resultado, já que Michael deu show como Marty e ficou imortalizado como o personagem.


Em família

Um dos motivos pelo qual o roteirista Bob Gale insistiu tanto para que o filme fosse aprovado é que a ideia para escrever De Volta Para o Futuro veio de uma experiência muito pessoal. Ele estava foleando o anuário do ensino médio do próprio pai e começou a imaginar como seria se ele tivesse vivido na mesma época. Será que ele seria amigo do próprio pai. Baseado nisso, a premissa do longa surgiu e o resto é história. Em várias entrevistas, Gale disse que amaria ter a oportunidade de voltar no tempo. E que, caso fosse possível, a primeira coisa que ele faria seria procurar o pai para tentar fazer amizade com a versão mais jovem.

Não deixe de assistir:

Furo de roteiro

Apesar de ser cultuado pelos fãs, o filme não passa batido das tradicionais reclamações. Uma das mais famosas é sobre o furo de roteiro do final. Afinal, se Marty voltou no tempo e ajudou seus pais a se conhecerem, se tornando parte tão importante do surgimento da família, como que os pais não suspeitaram de nada quando viram o filho crescer e ficar igualzinho ao “Calvin Klein”. Em 2020, Bob Gale enfim falou sobre isso e comentou que eles tinham se visto pouquíssimas vezes em uma semana. E se você acha isso muito absurdo, ele pediu para que quem reclama tentasse lembrar de todas as pessoas com quem falaram durante a escola. Ele também disse que sem ter uma foto sequer do “Calvin”, seria muito difícil de lembrar de alguém que nunca mais apareceu na sua vida pelas três décadas seguintes.


Agradecimento

Depois do sucesso estrondoso do filme, John DeLorean, o criador da DMC, mandou uma carta de agradecimento a Robert Zemeckis e Bob Gale por imortalizarem seu carro na história do cinema. E o longa foi muito importante para ele, porque a produção do DeLorean foi muito problemática, o que acabou jogando o nome de John no meio das piadas automobilísticas. O primeiro grande problema foi o atraso de quase dez anos na entrega da primeira frota. O segundo problema acabou servindo como uma piada de Gale e Zemeckis, que acabou fazendo parte do imaginário da franquia. Como o DeLorean tinha um chassi de aço e um motor não tão potente, ele demorava cerca de 10 segundos para alcançar os 100 km/h. Ou seja, quando o Doutor Brown diz que basta atingir 88 milhas por hora (algo em torno de 141 km/h), não era uma das missões mais simples se tratando de um DeLorean.


Atualização

O sucesso do filme e do DeLorean foi tão grande que lançaram um “kit atualização” para que os donos do DMC-12 pudessem deixar seus carros ainda mais parecidos com o do filme. E apesar de não permitir que viajassem no tempo, deixava o carro com esse jeitão excêntrico e estiloso pensado pelo Doc Brown.


Skatista

Uma das sequências icônicas do primeiro filme é a perseguição de Marty na praça da cidade, onde ele eventualmente acaba “inventando” o skate. Por muitos anos houve o boato de que Michael J. Fox precisou fazer aulas para aprender a andar de skate, mas a verdade é que ele já sabia e era até que talentoso. No entanto, como toda produção, ele usou dublês nas cenas mais elaboradas para evitar qualquer chance de acidente que atrasasse as filmagens. Inclusive, esse momento foi um dos que ajudou a firmar De Volta Para o Futuro como o grande filme jovem da época. Esse papel foi tão marcante para Michael que ele chegou a comentar que até hoje, em várias partes do mundo, as pessoas continuam o chamando de “Marty McFly” nas ruas.


Outro momento icônico do filme é quando o Doutor Brown começa a fazer perguntas para Marty sobre como é o futuro, e Marty diz que Ronald Reagan é o presidente. O Doc tem uma reação tão espontânea e engraçada ao não acreditar que um ator comandava o país, que o próprio Ronald Reagan teve uma crise de riso. Ele gostou tanto da cena que pediu para que o projecionista parasse o filme e passasse ela de novo.


Fã de carteirinha

Diferentemente de atores como Sir Alec Guinness e Harrison Ford, que são conhecidos por não gostarem de Star Wars, mesmo integrando o elenco da saga, o ator Christopher Lloyd, que interpreta o Doutor Brown, é completamente fanático por De Volta Para o Futuro. Ele chegou a declarar que é um fã daqueles que desmarcam compromissos para assistir ao filme quando está zapeando pela televisão e vê que está passando.

De Volta Para o Futuro 4

Apesar de ter fechado a trilogia com muito sucesso, Christopher Lloyd diz que adoraria fazer um De Volta Para o Futuro 4, contanto que a história levasse o Doc e o Marty de volta para a Roma Antiga. A ideia parece divertida, mas provavelmente nunca vai acontecer. Isso porque os direitos da franquia pertencem a Robert Zemeckis e Bob Gale, e eles deixaram muito claro que nenhum reboot ou remake será feito enquanto eles estiverem vivos.

De Volta Para o Futuro está disponível no Amazon Prime Video.

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS