sábado, abril 27, 2024

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Narya, Nenya e Vilya: os Três Anéis Élficos

“Três Anéis para os Reis-Elfos sob este céu,
Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores,
Nove para os Homens Mortais fadados ao eterno sono,
Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam.
Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los,
Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los
Na Terra de Mordor, onde as Sombras se deitam.”

Aqueles que conhecem os escritos de J.R.R. Tolkien provavelmente já se depararam com esse poema. Afinal, o texto em questão é o que narra sobre os Anéis de Poder, poderosos objetos que, unidos, representam toda a capacidade, a compreensão e o poder, é claro, de governar a Terra-Média.

Na série do Prime Video, o foco principal é acerca desses Anéis, e só tivemos uma breve menção de tais objetos, quando Celebrimbor (Charles Edwards) disse a Elrond (Robert Aramayo) estava trabalhando em um projeto secreto em Eregion, uma das cidades élficas à mesma maneira de Lindon. Entretanto, no capítulo final da temporada de estreia, Celebrimbor cumpre com o que promete e, a partir do metal conhecido como mithril e do ouro e da prata de Valinor (dadas com pesar por Galadriel, Elfa interpretada por Morfydd Clark), ele forja os três primeiros Anéis de Poder.

Em uma matéria mais antiga, comentei sobre o que eram esses Anéis. Agora, chegou a hora de analisar cada um deles que apareceu no season finale e que, como podemos ver pelo poema supracitado, são os três dados aos Elfos: Narya, Nenya e Vilya.

NARYA

Narya é descrito como tendo o poder de inspirar os outros a resistir à tirania, à dominação e ao desespero, bem como ter o poder (em comum com os outros dois Anéis) para esconder o portador da observação remota (exceto pelo portador do Um Anel), além de dar resistência ao cansaço do tempo. Acredita-se, também, que ele possui propriedades mágicas e poderes de fogo, como vemos em ‘A Sociedade de Anel’, quando Gandalf o utiliza para lutar contra o Ruína de Durin, o Balrog que habitava Moria.

Assim como os outros dois Anéis, Narya foi forjado na Segunda Era e, quando Sauron foi embora de Eregion, ele ficou livre de sua influência. Segundo os Contos Inacabados, no começo da Guerra dos Elfos contra Sauron, Celebrimbor deu Narya e Vilya para o Alto-Rei élfico Gil-galad. Ele, por sua vez, confiou Narya a seu braço-direito, Círdan, que o guardou após a morte de Gil-galad. Já na Terceira Era, Círdan entregou o Anel para Gandalf após perceber suas verdadeiras e puras intenções – motivo pelo qual é possível vê-lo carregando-o até a conclusão da trilogia original.

NENYA

Sob a proteção de Galadriel de Lothlórien, o Nenya carrega o poder da preservação e da ocultação do mal. O belíssimo objeto é descrito como feito de mithril e adornado com uma pedra de diamante, normalmente invisível aos olhos humanos – como diz o Hobbit Samwise Gamgee, uma “estrela entre os dedos”.

Não deixe de assistir:

Galadriel usou os poderes do anel para criar e sustentar Lothlórien. Após a destruição do Um Anel e a derrota de Sauron, seu poder desapareceu junto com os outros Anéis de Poder. Galadriel levou Nenya em um navio dos Portos Cinzentos para o Oeste, acompanhado pelos dois portadores dos outros Anéis Élficos. Sem o anel, a magia e a beleza de Lórien também se desvaneceram, e o local foi gradualmente despovoado, estando totalmente deserto quando a Meia-Elfa Arwen, filha de Elrond, chegou lá para morrer.

VILYA

O último dos Três Anéis Élficos é o Vilya, cujo corpo é feito por tiras douradas com uma safira em adorno principal. Considerado o mais poderoso dos Três Anéis, seus poderes não são exatamente conhecidos, mas acredita-se que ele dá a habilidade de curar e preservar. Especulações apontam que ele pode controlar certos elementos – como quando Elrond invocou uma torrente de água para lutar contra os Nazgûl em ‘A Sociedade do Anel’ -, então, só podemos esperar que a série aproveite o espaço para explorar mais esse objeto.

O Vilya também foi enviado para Gil-galad, juntamente a Narya e Nenya. Pouco antes da morte do Alto-Rei, o Anel foi entregue a Elrond, que o portou até o fim da Terceira Era. Com a derrota de Sauron, o Anel perdeu suas propriedades, e Elrond cruzou os mares com ele para que ambos desaparecessem.

Lembrando que a temporada completa de ‘Os Anéis de Poder’ já está disponível no Prime Video.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS