domingo, abril 28, 2024

10 curiosidades de ‘Space Jam: Um Novo Legado’, a volta dos Looney Tunes aos cinemas

Massacrado pela crítica em seu lançamento, Space Jam: O Jogo do Século virou um fenômeno quase cult nas décadas seguintes. Por isso, a molecada que se apaixonou pelo filme durante a infância cresceu sonhando com uma sequência para ver novamente seus animais antropomórficos favoritos voltando às quadras com um astro da NBA.

Depois de anos de rumores, Space Jam: Um Novo Legado chegou aos cinemas e ajudou a consolidar o streaming da Turner, o então HBO Max, durante os tempos de pandemia. Apesar de ainda não ter o sucesso parecido com o do original, a sequência conquistou alguns fãs. Pensando neles, o CinePOP reuniu 10 curiosidades que você talvez não conheça sobre o filme. Confira!

Longo Processo

Por mais que Space Jam: O Jogo do Século (1996) tenha sido questionado, houve planos para uma sequência. No rascunho original, a continuação teria Pernalonga e seus amigos convocando novamente Michael Jordan para ajudá-los a enfrentar um novo alienígena sem noção, o ‘Bersek-O!’. No entanto, o ídolo do Chicago Bulls não quis se envolver novamente com cinema, então os planos foram cancelados. Com isso, a Warner começou a trabalhar em um projeto chamado ‘Spy Jam’, que traria o Jackie Chan para uma trama de espionagem ao lado do Patolino. Só que o longa não foi pra frente e acabou se transformando no rascunho inicial para Looney Tunes: De Volta à Ação (2003).

Rumores

Ao longo dos anos 2000, houve uma série de rumores sobre uma sequência de Space Jam estrelada pelo ‘sucessor natural’ de Michael Jordan na hierarquia do basquete norte-americano: o astro dos Lakers, Kobe Bryant. E apesar dos fãs fazerem forte campanha, isso nunca ocorreu. Em 2018, quando LeBron James já estava envolvido no projeto de Um Novo Legado, ele fez um convite para Bryant fazer uma participação, mas o ‘Black Mamba’ disse que só participaria do filme se pudesse ser o diretor da aventura. Vale lembrar que Kobe ganhou o Oscar de Melhor Curta de Animação em 2018 pelo curta ‘Dear Basketball‘. Infelizmente, Kobe Bryant faleceu em janeiro de 2020, em um acidente de helicóptero.

Conturbado

Inicialmente, Justin Lin seria o diretor da sequência. Porém, ele decidiu deixar o cargo após receber o convite para dirigir Velozes & Furiosos 9 e Velozes & Furiosos 10. Como Justin já tinha uma história com a saga, achou que seria como “voltar ao lar”. O problema é que ele acabou se indispondo com Vin Diesel, astro da franquia, e abriu mão de cerca de 20 milhões de dólares para não dirigir o décimo filme. Segundo relatos da época, o ator chegava atrasado aos sets, estava fora de forma e esquecia suas falas.

Não deixe de assistir:

Anúncio

Após décadas de rumores, a sequência de Space Jam foi oficializada em setembro de 2018, quando LeBron James e sua produtora lançaram a imagem acima das redes sociais. Além de LeBron e o Pernalonga, a imagem confirmava Terence Nance (Uma Super-Simplificação de Sua Beleza), que veio para o lugar de Justin Lin, e Ryan Coogler, que estava no auge com Pantera Negra, como produtor.

Mudanças

Infelizmente, cerca de um anos após o anúncio oficial, Terence Nance deixou o projeto por divergências criativas. Na época, os fãs lembraram das declarações de Joe Pytka, diretor do filme original, dizendo que uma eventual sequência estaria amaldiçoada e fadada ao fracasso, porque não haveria outro jogador capaz de repetir o fenômeno de popularidade de Michael Jordan. Para o lugar dele, a Warner chamou Malcolm D. Lee, de Todo Mundo em Pânico 5 (2013), que tocou o projeto até o final.

Homenagem

Lançado em 2021, Space Jam: Um Novo Legado acabou servindo como uma grande homenagem ao Space Jam original. Como O Jogo do Século chegou aos cinemas em 1996, a sequência estreou no aniversário de 25 anos da aventura dos Looney Tunes com o craque Michael Jordan. Isso deixa as referências e piadas ainda mais especiais.

Lesão

Nos anos 90, Jordan gravou sua participação em Space Jam enquanto passava pelo recondicionamento físico para voltar às quadras (ele tinha acabado de sair do baseball). Durante as filmagens de Um Novo Legado, LeBron estava se recuperando de uma lesão grave na virilha, que o afastou das quadras por 17 jogos. Para manter a forma, James malhava “feito um cavalo”, segundo Don Cheadle, durante as gravações.

ILM

Metade do filme se passa com os Looney Tunes animados em 2D. Os efeitos luminosos do filme foram feitos pela Industrial Light & Magic, empresa tradicionalíssima de Hollywood. Entretanto, apesar de estar por trás de praticamente todos os sucessos do cinema norte-americano, essa foi apenas a segunda vez que a ILM trabalhou com personagens animados em um live action. A primeira havia sido em Uma Cilada Para Roger Rabbit, em 1988.

Cancelado

Originalmente, o filme teria uma cena com Pepe Le Gambá vivendo no universo de Casablanca. Nela, o gambá tentaria dar um beijo na atriz Greice Santo, que recusaria as investidas do personagem, assim como fazia com a gatinha na animação original. A ideia estava no filme de Terence Nance, mas Malcolm D. Lee achou melhor exclui-la do corte final por achar que estaria promovendo o assédio.

Vilões

No filme original, os vilões roubavam os talentos dos maiores destaques da NBA dos anos 90 e absorviam as habilidades tocando em uma bola de basquete. Na sequência, Al. G. Ritmo (Don Cheadle) usou as habilidades de grandes destaques da NBA e WNBA que foram escaneados pelo filho do LeBron para seu videogame. O timaço do mal foi composto por Klay Thompson, Anthony Davis, Damian Lillard, Diana Taurasi, Nneka Ogwumike.

Space Jam: Um Novo Legado está disponível no Max.

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS