terça-feira, abril 30, 2024

10 Dicas de Filmes Contemporâneos Feitos em Preto e Branco

Todo cinéfilo sabe que Hollywood é, e sempre foi, um lançador de tendências estéticas no audiovisual. Atualmente, o que temos visto com certa frequência nas produções é um olhar ao passado, a filmes muitas vezes realizados há quase cem anos, que servem como inspiração, como modelo e, por que não, como uma nostalgia afetiva àqueles que gostavam de determinado formato. Após a onda de remakes e reboots em franquias queridas pelo público (tendência essa que continua em andamento), temos visto também muitos filmes realizados hoje, mas feitos em preto e branco, tal como eram os primeiros filmes realizados no mundo. Talvez seja apenas um desejo íntimo dos cineastas de terem uma produção em preto e branco no currículo. De todo modo, trazemos aqui 10 exemplos de filmes contemporâneos feitos em preto e branco (muitos dos quais, indicados ao Oscar) e onde vocês podem assisti-los.

10 – Pobres CriaturasStarplus/cinema

Atual vencedor dos Oscares de Melhor Atriz, Melhor Maquiagem, entre outros, o filme é uma espécie de releitura de ‘Frankenstein’, mas com protagonismo feminino e centrado na percepção de Bella Baxter dentro de um mundo controlado por homens. Segue em cartaz nos cinemas e chega à Starplus amanhã.

9 – Oppenheimer – cinema/Telecine

Com mais de duas horas de duração e atual vencedor do Oscar de Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante, entre outros, o filme de Christopher Nolan traz um olhar humanizado sobre o cientista criador da bomba atômica. O filme está atualmente em cartaz e chega dia 7 de abril no Telecine.

8 – MankNetflix

O filme tem um elenco irresistível: Gary Oldman, Lily Collins e Amanda Seyfried. Dirigido por David Fincher, o longa conta a história do roteirista do longa ‘Cidadão Kane’, de Orson Welles, e sua luta para receber os créditos pelo texto do filme. Levou o Oscar de Melhor Fotografia.

Não deixe de assistir:

7 – O Farol – Studio Universal

Um dos filmes mais viscerais dos últimos anos, ganhou o coração do público jovem por trazer Robert Pattinson e Willem Dafoe numa vertiginosa experiência claustrofóbica dentro de um farol em plena tempestade. Foi indicado ao Oscar de Melhor Fotografia.

6 – A Tragédia de MacbethAppleTV+

Uma adaptação forte e violenta do clássico de Shakespeare, estrelado por Denzel Washington e Frances McDormand. Foi indicado ao Oscar de Melhor Ator e Melhor Fotografia.

5 – BelfastPrime Video

Nos anos 1960, um menino vive na Irlanda do Norte em meio à cisão do país em norte e sul. Entre conflitos sociais e políticos, ele encontra meios de viver sua infância. Com Judi Dench e Jamie Dornan. Levou o Oscar de Melhor Roteiro Original.

4 – Duna 2 – cinemas

A segunda parte do projeto de Denis Villeneuve não é todo em preto e branco, mas tem uma parte fundamental (e sensacional) toda feita com a ausência de cores. O impacto é tamanho, que imprime peso no longa. Trata-se da parte em que o filme conta a história do vilão Feyd-Rautha. Atualmente está em cartaz e posteriormente irá para a Max.

3 – RomaNetflix

Dirigido por Alfonso Cuarón, o longa faz uma jogada no título porque Roma é a palavra amor ao contrário. Estrelado por uma mulher que não tinha carreira como atriz (Yalitza Aparicio, que entregou um resultado muito expressivo), o longa levou o Oscar de Melhor Direção.

2 – O CondeNetflix

Dirigido por Pablo Larraín, foi indicado ao Oscar de Melhor Fotografia. Misturando terror e humor, conta a fictícia história do ditador Augusto Pinochet como um vampiro que se cansa do mundo e quer morrer, mas seus filhos brigam pela herança.

1 – Lobisomem na Noite DisneyPlus

Esse é um media-metragem estrelado por Gael García Bernal baseado nos quadrinhos homônimos da Marvel. Na trama, ele é um caçador de monstros com um bom coração que tenta ajudar um lobisomem a escapar de uma caçada.

Bônus: Querido Mundo (em pós-produção)

É claro que íamos colocar um filme brasileiro na nossa lista, e esse é para vocês, cinéfilos, ficarem de olho! O mais novo filme com direção de Miguel Falabella e Hsu Chien é em preto e branco! Trata-se da comédia dramática explosiva ‘Querido Mundo’, que traz Malu Galli, Marcello Novaes, Daniele Winits e Eduardo Moscovis no elenco. A previsão de estreia é em 2025.

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS