sábado, abril 27, 2024

10 Dicas de Filmes que refletem sobre a Síndrome de Burnout

Completamente relacionado ao trabalho, na linha do esgotamento profissional, a síndrome de burnout vem ganhando cada vez mais espaço nas discussões sobre o ambiente de trabalho. Uma situação que atinge muita gente ao redor do mundo, tem suas ligações com a pressão do dia a dia, acúmulo de tarefas, insatisfações, que podem levar a casos graves de depressão. Pensando sobre esse recorte, separamos abaixo alguns filmes que abordam de alguma forma esse assunto:

 

Click

Na trama, conhecemos Michael (Adam Sandler) um arquiteto preocupado em crescer na empresa em que trabalha, por vezes estressado que joga todo o foco de seu presente na dedicação incansável a seu trabalho por vezes tentando agradar o seu chefe Ammer (David Hasselhoff). Sem tempo para a família, perdendo momentos importantes na criação dos dois filhos pequenos, e se distanciando cada vez mais da esposa Donna (Kate Beckinsale), certo dia após mais uma crise de irritação por coisas banais, vai até uma enorme loja e lá, num escritório escondido que fica no estoque, acaba encontrando um homem misterioso chamado Morty (Christopher Walken) que lhe oferece um controle remoto mágico com o poder de avançar ou voltar no tempo. O uso descontrolado do objeto vai levar Michael a diversos conflitos e ele começa a rever algumas escolhas.

 

O Diabo Veste Prada

Lançado lá em 2006 e dirigido por David Frankel, O Diabo Veste Prada, baseado na obra homônima de Lauren Weisberger nos mostra a trajetória de uma jovem que vai trabalhar em uma prestigiada revista de moda e acaba virando a assistente da temida editora-chefe do lugar Miranda Priestly. Uma relação que afetará demais a vida da jovem.

Não deixe de assistir:

 

Burning Out

Documentário lançado em 2016 e dirigido pelo cineasta belga Jérôme Le Maire, Burning Out traça um recorte de alguns anos na vida profissional de integrantes de um hospital em Paris que convivem sob forte estresse diários causando esgotamentos emocionais.

 

Samba

Nesse projeto francês, dirigido pela dupla Olivier Nakache e Éric Toledano, acompanhamos a história de um imigrante senegalês, já na França faz mais de uma década, que é preso e acaba tendo seu destino cruzado com o de uma mulher que teve síndrome de burnout no seu antigo trabalho e agora ajuda uma ONG.

 

From Business to Being

Documentário alemão dirigido pela dupla Hanna Henigin e Julian Wildgruber aborda o esgotamento emocional e a depressão oriundos de rotinas que precisam lidar com enorme pressão.

 

Mergulho

Na trama, conhecemos a veterana atleta Mariel (Karla Souza) que vem treinando muito forte para mais uma olimpíada, dessa vez em Athenas, na Grécia. Ela faz parte da equipe de saltos ornamentais do México e possui boas chances de medalha no tão competitivo campeonato. Só que às vésperas da competição, um escândalo envolvendo o treinador da equipe, que comanda as melhores saltadoras aquáticas do país há mais de duas décadas, e uma jovem revelação da modalidade acabam gerando lembranças terríveis do seu passado.

 

Como Enlouquecer Seu Chefe

Dirigido pelo cineasta Mike Judge e ambientado no final da década de 90, em Como Enlouquecer Seu Chefe o filme gira em torno de alguns personagens com o cotidiano de enorme estresse no trabalho, em um empresa de tecnologia, e as loucuras são feitas em busca de soluções.

 

O Sucesso a Qualquer Preço

No filme, lançado no início da década de 90, dirigido pelo cineasta nova iorquino James Foley (que mais tarde seria o diretor de Cinquenta Tons de Liberdade e Cinquenta Tons Mais Escuros), conhecemos quatro corretores de imóveis que são colocados em uma situação de muito stress ao serem ameaçados de demissão se não forem os melhores vendedores do mês. O projeto é baseado de uma peça teatral homônima de David Mamet.

 

Quero Matar meu Chefe

Lançado em 2011, a comédia Quero Matar meu Chefe busca de forma leve e descontraída refletir sobre tensos ambientes de trabalho pelo olhar de funcionários para seus chefes.

 

Clube da Luta

Um dos filmes mais marcantes da história do cinema teve direção do genial David Fincher. Clube da Luta foi uma adaptação do romance de Chuck Palahniuk que conta a história de um esgotado empregado de escritório, que sofre de insônia, e um misterioso homem que constroem uma organização global, um clube da luta, onde pessoas brigam violentamente. Edward Norton e Brad Pitt fazem uma dupla explosiva e completamente fenomenal.

 

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS