quinta-feira, abril 18, 2024

10 FILMAÇOS do provável vencedor do Oscar de Melhor Ator Benedict Cumberbatch

Filho de um ator e uma atriz dos palcos britânicos, Benedict nasceu no distrito londrino de Hammersmith. Cumberbatch frequentou internatos desde os oito anos de idade e na adolescência virou membro da Rattigan Society, o principal clube do seu colégio, o Harrow School para as artes dramáticas. Conhecido pelos professores como um aluno exemplar e estudioso, nesse lugar aprendeu sobre grandes clássicos, além de estar envolvido em montagens amadoras de inúmeras obras de Shakespeare. Antes de continuar seus estudos, já entrando na fase adulta, virou professor voluntário de inglês em um mosteiro tibetano na Índia. Quando voltou para a Inglaterra, se formou em teatro na Universidade Victoria de Manchester, depois fez mestrado em atuação clássica na prestigiada Royal Academy of Dramatic Art.

Começou a carreira profissional no teatro, sendo indicado inclusive ao Prêmio Oliver, premiação mundialmente conhecida e organizada pela Sociedade de Teatro de Londres. Além do Oliver, conseguiu o Prêmio Evening Standard e o Prêmio Critics, com isso alcançou a “Tríplice Coroa do Teatro de Londres”, título que poucos atores tem até hoje.

HAMLET by Shakespeare, , Writer – William Shakespeare, Director – Lyndsey Turner, Set design -Es Devlin, Lighting – Jane Cox, The Barbican, 2015, Credit: Johan Persson/

 

Na televisão, seu primeiro papel foi em Heartbeat, série que fora exibida entre 2000 a 2004. No cinema, sua primeira aparição creditada veio no filme Matar o Rei de Mike Barker, filme que tem no elenco nomes como Tim Roth, Dougray Scott e Rupert Everett.

Benedict Cumberbatch as The Creature and Jonny Lee Miller as Victor Frankenstein in the National Theatre’s production of Nick Dear’s “Frankenstein” directed by Danny Boyle at the National Theatre in London. (Photo by robbie jack/Corbis via Getty Images)

Com uma carreira exemplar, tanto nos palcos, na televisão e nos cinemas, em 2022 Cumberbatch está indicado ao Oscar 2022 pelo se impecável trabalho em Ataque dos Cães, com enormes chances de vencer. Caso isso ocorra, não há dúvidas: o prêmio está em ótimas mãos! Para trazer um pouco para você leitor (a) sobre alguns trabalhos dele nos cinemas, segue abaixo 10 FILMAÇOS que contam com a participação desse completo artista britânico.

 

 

Ataque dos Cães

Não deixe de assistir:

Depois de um intervalo de 12 anos longe dos cinemas, a cineasta neo-zelandesa Jane Campion voltou aos longas-metragens, dessa vez em uma produção para a Netflix que desde suas primeiras exibições, nos Festivais de Toronto e San Sebastian principalmente, vem sendo aguardado por cinéfilos de todo o mundo. Ataque dos Cães não é um filme fácil. Rico em detalhes, com excelentes interpretações, caminhamos até o ano de 1925, no velho oeste americano, onde conhecemos a história de dois ricos irmãos fazendeiros e as surpresas que acontecem em suas vidas quando outras pessoas passam a frequentar suas vidas mais de perto. A direção é estupenda, a fotografia fantástica e a atuação de Benedict Cumberbatch deve levá-lo a vencer o próximo Oscar.

 

Doutor Estranho

Tudo tem começo e meio. O fim só existe para quem não percebe o recomeço. Um dos mais aguardados do universo dos quadrinhos para o cinema, desembarcou no Brasil no dia 03 de novembro de anos atrás. Doutor Estranho é personagem dos quadrinhos criado pelo verdadeiro mago Stan Lee e Steve Ditko no início da década de 60. Arrogante e crendo apenas no que os livros e a dedicação lhe ensinaram ao longo de sua trajetória de vida até o momento que descobre muitas coisas sobre a essência do ser, do tempo e um mundo mágico que abre sua mente para novas revelações. Com todos esses elementos profundos e características bastante peculiares, o desafio do diretor escalado para dar vida a esse grande personagem nos cinemas, Scott Derrickson (do ótimo Exorcismo de Emily Rose) era gigante mas esse passa com louvor e dirige com bastante maestria essa ótima aventura. No papel principal, o britânico sempre competente Benedict Cumberbatch, que mais uma vez desenvolve com eficiência e sabedoria seu complexo personagem.

 

O Jogo da Imitação

Às vezes, as pessoas que menos esperamos podem faz as coisas mais inacreditáveis. Dirigido pelo desconhecido cineasta norueguês Morten Tyldum (do ótimo Headhunters), O Jogo da Imitação é uma grande aula de matemática com um profundo drama de pano de fundo que conta com atuações brilhantes, principalmente de Benedict Cumberbatch que concorreu ao seu primeiro Oscar pelo papel. O roteiro é detalhista, baseado na obra de Andrew Hodges (Alan Turing: The Enigma) e assinado pelo estreante em longas-metragens Graham Moore.

 

Aliança do Crime

O cão não ladra por valentia e sim por medo. Baseado na obra de Dick Lehr e Gerard O’Neill e dirigido pelo cineasta norte-americano Scott Cooper, Aliança do Crime é mais um filme que fala sobre o mundo da máfia, só que dessa vez com um olhar diferente, utilizando muitos paralelos que se chocam, principalmente entre a ética e o crime no perigoso jogo de alianças que vai se moldando ao longo dos 122 minutos de projeção. Na pele do protagonista: um psicopata, frio, calculista e assassino sem piedade, o mundialmente conhecido Johnny Depp, que há tempos estava devendo aos cinéfilos uma atuação de tirar o chapéu, executa com louvor o expressivo personagem. Uma baita atuação.

 

1917

Quando a lealdade se encontra com a humanidade. Indicado aos principais prêmios do cinema na sua temporada de estreia, o projeto do ótimo diretor britânico Sam Mendes (Beleza Americana) é um show de técnicas de cinema, uma trama empolgante e deliciosamente constante aos nossos olhos, é difícil até parar para respirar ao longo dos 120 minutos de projeção. Rodeado de nomes famosos no elenco, em papéis bastante secundários, vale o destaque para o jovem George MacKay. Um grande filme de guerra, de um grande diretor.

 

O Espião Que Sabia Demais

Adaptado do livro de John Le Carrè (autor de A Casa da Rússia entre outros títulos), essa trama de espionagem, bem ao estilo dos filmes do gênero, apresenta um elenco talentoso e um roteiro minucioso que demora a ser digerido pela plateia. O Espião que Sabia Demais tem ótimas atuações de atores que estão no auge de suas habilidades cênicas, porém espectador luta, em alguns momentos, para manter a atenção as detalhadas cenas e diálogos. Mas no final acaba se tornando um filme muito interessante quando as peças apresentam encaixes nesse tabuleiro.

 

O Espião Inglês

Com quase duas horas de projeção, The Courier, disponível no catálogo da Amazon Prime Video é uma trama que envolve o universo da espionagem na época da guerra fria com os desenrolares e situações que envolvem o recrutamento de um empresário pelo serviço secreto britânico. Com roteiro assinado por Tom O’Connor e dirigido pelo cineasta Dominic Cooke, em seu quarto longa-metragem, o trabalho teve sua estreia mundial no prestigiado Festival de Cinema de Sundance anos atrás.

 

Além da Escuridão – Star Trek

Cerca de nove anos atrás, com direção de J. J. Abrams, chegou aos cinemas de todo o mundo mais um capítulo da saga do Capitão Kirk e companhia. Nesse filme, vemos os dramas dos famosos tripulantes da Enterprise para capturar uma arma de destruição em massa e descobrir terroristas que estão por perto. Com orçamento que beirou aos 200 milhões de dólares e arrecadando mais que o dobro disso somente em bilheteria, o filme foi um grande sucesso.

 

Vingadores: Ultimato

Um dos maiores lançamentos da história do cinema, o projeto que colocou um ponto final em diversos arcos dramáticos de personagens que fizeram parte durante anos do imaginário dos amantes do cinema, Vingadores: Ultimato é a grande batalha final entre os super-heróis mais conhecidos da Marvel contra Thanos. Benedict Cumberbatch e seu Doutor Estranho reaparecem de maneira fantástica.

 

 

Terceira Estrela

Exibido na 43ª Mostra Internacional de Cinema, no ano de 2010, e ainda sem encontrar espaço no universo dos streamings disponíveis no Brasil, Terceira Estrela é uma comédia dramática que conta a saga de amigos que recebem a notícia de que um deles está doente e assim resolvem fazer uma viagem ao longo da região costeira de Gales, onde vão redescobrir o sentido da amizade e do amor. Dirigido pela cineasta Hattie Dalton.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS