sábado, abril 27, 2024

10 filmes e séries que falam sobre sociedades ou cultos secretos

Uma das vertentes mais exploradas no circuito audiovisual envolve as famosas sociedades secretas.

Desde o início da sétima arte ou da televisão, tais tramas sempre chamaram a atenção dos realizadores e integram uma parte muito significativa de tramas de mistério, sejam elas sobrenaturais, cômicas ou dramáticas. Apenas para citar alguns exemplos, temos ‘O Código da Vinci’, que menciona os templários e a organização conhecida como opus dei; a divertida e subestimada série infanto-juvenil ‘A Misteriosa Sociedade Benedict’; e a narrativa envolvendo ‘Desventuras em Série’, que discorre sobre um grupo misterioso conhecido como C.S.C.

Com a recente estreia de ‘O Culto Secreto’ no Star+, preparamos uma breve lista com dez filmes e séries que falam sobre sociedades ou cultos misteriosos, sejam eles verídicos ou fictícios.

Confira abaixo as nossas escolhas:

A LENDA DO TESOURO PERDIDO

Lançado originalmente em 2004, ‘A Lenda do Tesouro Perdido‘ conta a história de um caçador de riquezas perdidas (Nicolas Cage), que procura um tesouro que ninguém acredita existir, tendo sido acumulado durante séculos e transportado por vários continentes para evitar que fosse roubado. Suas investigações o fazem descobrir a existência de um mapa codificado escondido na declaração de independência dos EUA.

A MISTERIOSA SOCIEDADE BENEDICT

A elogiada série ‘A Misteriosa Sociedade Benedict’, que infelizmente foi cancelada após duas temporadas, é baseada nos romances de Treton Lee Stewart e gira em torno de um grupo de quatro órfãos precoces e habilidosos que fundam uma sociedade secreta intitulada Mr. Benedict, em homenagem ao excêntrico, rico e bondoso benfeitor que une as crianças e as manda em uma missão no infame colégio interno conhecido como O Instituto.

CLUBE DA LUTA

Não deixe de assistir:

Regra Nº 1: Não fale sobre o Clube da Luta. É difícil encontrarmos alguém que nunca tenha ouvido essa frase na vida – afinal, o elogiado longa-metragem comandado por David Fincher se tornou uma de suas marcas registradas. No filme, estrelado por Edward NortonBrad Pitt, um homem deprimido que sofre de insônia conhece um estranho vendedor e se vê morando em uma casa suja depois que seu perfeito apartamento é destruído. A dupla forma um clube com regras rígidas onde homens lutam. A parceria perfeita é comprometida quando uma mulher atrai a atenção de um deles.

DESVENTURAS EM SÉRIE

Ainda que o filme inspirado em ‘Desventuras em Série’ não tenha gerado continuações, a história conseguiu adaptar os três primeiros romances da saga assinada por Lemony Snicket (pseudônimo de Daniel Hendler) e nos apresentou ao grupo C.S.C. (Corporação pelo Salvamento das Chamas). E, com a série da Netflix, conseguimos nos aprofundar mais nessa sociedade secreta que tem envolvimento com os crimes cometidos pelo Conde Olaf contra a família Baudelaire e seus aliados – e que leva os irmãos Violet, Klaus e Sunny e a lutarem para manter esse legado vivo.

GRAVITY FALLS

Produzida pelo Disney Channel‘Gravity Falls’ se tornou uma das grandes sensações do circuito animado infantil, além de angariar aclame por parte da crítica. Na trama, Dipper e Mabel Pines são dois irmãos que são mandados para a loja do tio-avô Stan, em Gravity Falls, Oregon, para passarem lá o verão. Eles acham que as férias serão entediantes, mas quando Dipper encontra um estranho diário na floresta, eles descobrem que estranhos segredos estão fincados na cidade.

HEREDITÁRIO

Na aclamada estreia diretorial de Ari Aster, a morte da reclusa avó, a família Graham começa a desvendar algumas coisas. Mesmo após a partida da matriarca, ela permanece como se fosse uma sombra sobre a família, especialmente sobre a solitária neta adolescente, Charlie, por quem ela sempre manteve uma fascinação não usual. Com um crescente terror tomando conta da casa, a família explora lugares mais escuros para escapar do infeliz destino que herdaram.

MR. ROBOT

‘Mr. Robot’ se tornou uma das grandes sensações da década passada e garantiu o início de uma carreira meteórica de Rami Malek. Na trama, o ator interpreta Elliot, um jovem programador que trabalha como engenheiro de segurança virtual durante o dia, e como hacker vigilante durante a noite. Elliot se vê numa encruzilhada quando o líder de um misterioso grupo de hacker o recruta para destruir a firma que ele é pago para proteger.

O CÓDIGO DA VINCI

O filme baseado no romance homônimo de Dan Brown pode não ter feito sucesso de crítica, mas se tornou um dos queridinhos do público (que rendeu US$760 milhões de bilheteria). Na trama, Tom Hanks vive o historiador e simbologista Robert Langdon, que se envolve na investigação de um misterioso assassinato no Museu Louvre envolvendo uma sociedade secreta que guarda informações valiosas para a manutenção ou a destruição do cristianismo.

O CULTO SECRETO

Estrelado por Teresa PalmerMiranda Otto‘O Culto Secreto’ é uma reimaginação da polêmica envolvendo a banda de new wave conhecida como ‘The Family’, que foi acusada de sequestrar crianças nos anos 1980. A trama gira em torno de um culto religioso que causa estragos humanos, confundindo as linhas entre passado e presente, realidade e pesadelo. A trama acompanha os pesadelos de uma mulher que é forçada a enfrentar os fantasmas de seu passado para impedir um grupo secreto que pretende reunir crianças inocentes para cumprir um plano maligno.

O PACTO DOS LOBOS

O filme francês ‘O Pacto dos Lobos’ pode não ser conhecido no cenário mainstream, mas com certeza deve ser conferido. A trama nos leva de volta para 1765, durante o reinado de Luís XV – e apresenta uma misteriosa criatura traz pânico e terror em uma província rural da França. Chamada de a Besta de Gevaudan, ela atacava crianças e mulheres há meses e ninguém era capaz de prevenir suas ações, vê-la com nitidez ou sequer capturá-la. Desesperado em pôr um fim na situação, o rei decide então enviar ao local o renomado biólogo Gregóire de Fronsac. Entretanto, Gregóire terá não apenas que lutar contra o monstro mas também contra a ignorância, a conspiração e a intolerância local, recebendo o apoio de duas mulheres, uma aristocrata e uma prostituta.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS