quarta-feira, abril 24, 2024

10 Filmes que falam sobre diversos tipos de PRECONCEITOS

O preconceito é algo que infelizmente está inserido em nossa sociedade desde os inícios dos tempos. Julgamentos, opiniões sem devida reflexão transformam trajetórias em todo o mundo. O cinema tem um grande poder em mostrar via recortes e histórias trazendo reflexões sobre esse mal da sociedade. Pensando nisso, separamos abaixo alguns filmes que nos fazem refletir sobre o tema. Abaixo, 10 filmes que falam sobre diversos tipos de preconceito:

 

Flocken

Na trama, conhecemos a jovem Jennifer (Fatime Azemi), uma estudante do ensino médio que após uma festa no vilarejo onde vive denuncia que foi abusada por um jovem de sua idade chamado Alex (John Risto), filho de uma influente família da região. Assim que todos na comunidade onde vivem ficam sabendo da denúncia, Jennifer vira a vilã da história pois todos acreditam que Alex nunca poderia ter cometido uma violência desse tamanho. Assim, ao longo de todo o processo de denúncia, Jennifer e sua família sofrerão dolorosamente punições da comunidade onde sempre viveram.

 

Deus é mulher e seu nome é Petúnia

Na trama, acompanhamos a história de Petunia (Zorica Nusheva), uma jovem perto de trinta e poucos anos que do dia pra noite vira notícia na cidadezinha que mora. Formada em história mas atualmente desempregada, a personagem principal, possui uma relação bastante conturbada com a mãe mas um apoio incondicional do pai. Todo ano, em uma cerimônia religiosa liderada pelo padre local, esse mesmo joga uma cruz num rio para que homens busquem por ela pois dará sorte pro ano todo. Dessa vez, Petúnia entra na água quase imperceptível e consegue ser a primeira a encontra a cruz. Mas os participantes e o padre local não aceitam sua vitória e assim se inicia um conflito que mexe com a polícia da cidade, uma jornalista e tradições machistas.

Não deixe de assistir:

 

O Baile de Formatura

Na trama, conhecemos Dee Dee Allen (Meryl Streep) e Barry (James Corden) dois atores famosos da Broadway que fracassam mais uma vez na estreia de um espetáculo tendo críticas horríveis em alguns jornais. Buscando saírem um pouco dos holofotes e ajudar alguma causa que dê projeção para um retorno triunfal aos palcos, através da amiga e também atriz Angie (Nicole Kidman), descobrem uma garota chamada Emma (Jo Ellen Pellman) que mora no interior dos Estados Unidos, em Edgewater Indiana, que praticamente fora proibida de ir ao baile de formatura de sua escola com sua namorada. Chegando até a cidadezinha, os artistas farão de tudo para ajudar Emma para que ela tenha a festa que merece além do respeito.

 

Nimby

Na trama, conhecemos Marvi e Kata, duas jovens inteligentes que namoram faz um ano, so que ambas ainda não contaram para suas famílias sobre esse relacionamento. Buscando resolver essa situação, aproveitam a ida da mãe de Kata (uma famosa comissária da União Europeia) e de seu pai até a Finlândia para talvez conversar sobre o assunto. Mas nesse meio tempo, Marvi convence a namorada de irem primeiro contar para sua família no interior da Finlândia. Muitas situações acontecem mas as famílias das duas se encontram e precisarão muita compreensão para todos se entenderem.

 

Alice Júnior

Na trama, conhecemos Alice Júnior (Anne Celestino), uma jovem super animada, trans, que precisa enfrentar novos desafios quando seu pai Jean (Emmanuel Rosset) precisa se mudar com ela (e a gatinha chamada Rinoceronta) para o interior do Brasil, em uma cidadezinha no Rio Grande do Sul para ir atrás de uma nova fragrância para seus produtos de beleza. Assim, Alice precisará conhecer novos amigos e enfrentar preconceitos vindos de vários lados, principalmente na nova escola.

 

Detroit em Rebelião

Estimado em cerca de 34 milhões de dólares, o filme conta a história de uma batida policial em um hotel no centro de Detroit onde forças policiais buscam a todo instante incriminar algumas das testemunhas sobre um tiro dado pelas costas. Assim, acompanhamos essa situação através de algumas óticas, como o segurança Dismukes (John Boyega), o policial estressado Krauss (Will Poulter) e um grupo de músicos talentosos que tiveram o show cancelado por conta dos terríveis atos de violência que aconteciam pelas ruas. Ao longo dos 134 minutos de projeção, vemos os absurdos abusos da lei (na figura do policial), situações constrangedoras que sofrem as pessoas que estavam no hotel e um julgamento meses após o ocorrido.

 

Tom of Finland

Arte do amar. Biografia de um dos mais influentes artistas do cenário homossexual de todos os tempos, Tom of Finland é um retrato delicado, envolvente e tocante de um homem que lutou contra o preconceito em uma Finlândia que caçava e proibia o homossexualismo. Encontrou em sua arte uma maneira de ajudar outros que vivem o mesmo drama e assim inspirou uma geração com uma obra que virou eterna. Dirigido por Dome Karukoski o filme é uma jornada de emoções, um grande tapa na cara do preconceito.

 

Coração de Leão – O Amor não tem tamanho

Na trama, conhecemos a história de Ivana (Julieta Díaz), uma advogada divorciada que após perder seu celular em um ataque de fúria com seu ex-marido, conhece o arquiteto galanteador León (Guillermo Francella) que com sua lábia preponderante aos poucos vai conquistando por completo o coração da bela morena. A questão é que esse homem encantador tem apenas 1,36 de altura o que acaba gerando incertezas, medo e preconceito dentro e fora deste relacionamento inusitado. Ele entra como uma flecha certeira no coração de Ivana.

 

A Garota Dinamarquesa

Os desejos da vida formam uma corrente cujos elos são as esperanças. Baseado em fatos reais, a partir do livro homônimo assinado por David Ebershoff, A Garota Dinamarquesa, é dirigido pelo premiado cineasta britânico Tom Hooper. Eddie Redmayne faz o papel protagonista mas quem domina o filme do início ao fim é Alicia Vikander que dá um espetáculo em cena, merece todos os prêmios que levou por seu impactante papel. Sua personagem é a força do filme, coloca a emoção até a última gota, uma mulher à frente de seu tempo, sem dúvidas.

 

Histórias Cruzadas

Nesse ótimo filme, vemos uma jovem jornalista (bastante rebelde), que resolve escrever um livro sobre as histórias das empregadas domésticas da cidade, preconceituosa, onde reside. Para isso, busca a ajuda de Aibileen Clark, uma das mais experientes empregadas e que tem muita história para contar. Muitos preconceitos da época são mostrados na produção.

 

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS