sábado, abril 27, 2024

10 Flops que PREJUDICARAM a carreira de astros e estrelas

Hollywood é a Terra dos Sonhos. Todo ano milhares de atores lutam para se tornar o mais novo astro da maior indústria de cinema do mundo. Poucos conseguem. Existem os que até vivem seus 15 minutos de fama. Outros, até emplacam sucessos consecutivos, mas tudo o que basta é um grande fracasso, daqueles monumentais, para que as portas comecem a se fechar para determinados atores e fazer com que eles nunca mais consigam papeis de destaque no mercado. Sim, é uma área cruel e que pode acabar de uma hora para outra com sonhos. É preciso sempre levar isso em conta.

Aqui, nesta nova matéria iremos falar um pouco sobre este assunto. O tópico da matéria é justamente os atores que tiveram suas carreiras interrompidas no cinema (pelo menos da forma como eram) devido a um grande fracasso monumental que carregava seu nome como chamariz. Confira abaixo alguns dos casos mais notórios.

‘Batman & Robin’ – Alicia Silverstone

Musa adolescente dos anos 90, Alicia Silverstone fez todo jovem se apaixonar por ela graças aos clipes da banda de rock Aerosmith: Crazy, Cryin’ e Amazing. Na mesma época, continuava a seduzir rapazes e moças com filmes como Paixão Sem Limite (presente na HBO Max). Mas é claro que a atriz viraria uma estrela internacional devido ao sucesso de As Patricinhas de Beverly Hills (1995), ainda hoje seu trabalho mais marcante. Tudo o que bastou foram dois fracassos consecutivos para o nome de Silverstone sair do topo de Hollywood e ser riscado. Ninguém poderia imaginar que o quarto filme do Homem-Morcego no cinema, ‘Batman & Robin’ (1997), se tornaria motivo de piada (ainda hoje). Parecia uma escolha acertadíssima para a atriz aceitar viver a Batgirl nas telonas. Mas não foi só isso que enterraria a carreira da moça, já que no mesmo ano ela ainda cometeria ‘Excesso de Bagagem’ (1997), outro grande flop.

‘Destino Insólito’ – Madonna

Foi em 1985, no auge de sua carreira como diva pop geração MTV, que Madonna estrelaria o sucesso ‘Procura-se Susan Desesperadamente’. Dois anos depois, ela voltaria com o clássico da Sessão da Tarde, ‘Quem é Essa Garota?’. Madonna seguiria fazendo filmes na década de 90, mas vira e mexe se deparava com o fracasso de seus filmes, como ‘Corpo em Evidência’ e ‘Sobrou para Você’. Porém, nada prepararia a material girl para a flopada homérica que foi ‘Destino Insólito’ (2002), sua parceria com o maridão (na época) Guy Ritchie. Foi depois deste ‘Triângulo da Tristeza’ dos pobres que Madonna decidiu nunca mais atuar em um filme.

‘Showgirls’ – Elizabeth Berkley

Com certeza a bela Elizabeth Berkley topou participar do explícito drama erótico ‘Showgirls’ (1995) acreditando que o filme faria para sua carreira o mesmo que ‘Instinto Selvagem’ (1992) havia feito para Sharon Stone três anos antes. Berkley era conhecida pelo seriado infanto-juvenil ‘Galera do Barulho’ (Saved by the Bell), que ficou no ar de 1989 a 1992, e ganhou um revival em 2020. Assim, agarrou com unhas e dentes a oportunidade de trabalhar com o holandês Paul Verhoeven em sua nova obra sensual. Fora isso, Berkley queria mostrar que não era mais uma adolescente e sim uma bela mulher, realizando cenas verdadeiramente ousadas de nudez. ‘Showgirls’, no entanto, se tornaria um dos maiores fracassos da história do cinema, definido como um dos piores filmes de todos os tempos, e acabaria com o sonho de estrelato da atriz.

Não deixe de assistir:

‘John Carter’ – Taylor Kitsch

Existem atores que são simplesmente, por falta de termo melhor, azarados! E o jovem Taylor Kitsch, que até possui talento como ator, é um dos casos mais claros de artista com tremenda falta de sorte. Afinal, os produtores dos maiores estúdios não querem saber se você é bom, querem é saber se você tem carisma o suficiente para colocar bundas nos assentos de cinema (ou hoje, gerar cliques nos streamings). Kitsch vinha de uma série de sucesso (‘Friday Night Lights’) e tinha sido o Gambit em ‘X-Men Origens: Wolverine’. A promessa para o ator era que o ano de 2012 o transformaria em astro, afinal ele tinha nada menos que três grandes projetos no ano – sendo dois deles grandes blockbusters. ‘Battleship: A Batalha dos Mares’ e ‘Selvagens’ (de Oliver Stone) floparam, mas o baque mais sentido foi em ‘John Carter: Entre Dois Mundos’, ainda hoje um dos maiores fracassos financeiros que a Disney já enfrentou.

‘O Guru do Amor’ – Mike Myers

Saído do humorístico ‘Saturday Night Live’, o canadense Mike Myers estava com tudo na segunda metade dos anos 90, quando lançou ‘Austin Powers’, uma sátira certeira dos filmes de 007. Antes, o comediante já havia conseguido emplacar em ‘Quanto Mais Idiota Melhor’ (1992) e sua continuação, um quadro do SNL levado ao cinema. ‘Austin Powers’ gerou duas continuações até o início dos anos 2000. Mas ao invés de tirar do papel um quarto filme do espião, Myers decidiu criar um novo personagem, a caricatura indiana Pitka em ‘O Guru do Amor’ (2008), um filme extremamente sem-graça onde nada funciona. O fracasso retumbante fez Myers dar um tempo das comédias protagonizadas por ele nos cinemas.

‘Rollerball’ – Chris Klein

Assim com Alicia Silverstone, o jovem Chris Klein se tornou “muso” juvenil graças ao seu papel como Oz em ‘American Pie’. Ele reprisaria o personagem na continuação, mas no terceiro filme já estava se achando grande demais para continuar na franquia e pretendia alçar voos mais altos. Nesse período Klein protagonizou filmes como o romance ‘Seu Amor, Meu Destino’ (2000), a comédia escrachada ‘Diga que Não é Verdade’ (2001) e o drama de guerra ‘Fomos Heróis’ (2002). Foi no mesmo ano deste último que a Columbia Pictures apostaria todas as suas fichas no ator para protagonizar a superprodução ‘Rollerball’, remake de ‘Os Gladiadores do Futuro’ (1975). O pretenso blockbuster seria execrado por crítica e público e colocaria um prego no caixão no estrelato do ator.

 

‘Aço’ – Shaquille O’Neal

Agora temos dois jogadores de basquete muitos famosos nos EUA, que resolveram arriscar e se tornar astros também no cinema. O primeiro é o boa-praça Shaquille O’Neal. O gigantesco ex-jogador da NBA de 2.16m de altura começou a arriscar na atuação com o drama ‘Blue Chips’ (1994). Depois disso, ganharia seu próprio filme para protagonizar com a comédia de fantasia para toda a família ‘Kazaam’ (1996), na qual interpreta um gênio da lâmpada realizando os desejos do menino que o encontra. Até aí tudo bem, embora não tenha sido um sucesso unânime, continuou a abrir portas para Shaq. No entanto, elas rapidamente se fechariam com a escolha seguinte do jogador no cinema, uma adaptação de quadrinhos, numa época pouco favorável a elas. ‘Aço’ (1997) é um personagem secundário da DC Comics, saído dos quadrinhos do Superman. O filme não teve nada a ver com seu material fonte e boicotou a carreira do pseudo-astro – que hoje faz pontas nos filmes de Adam Sandler.

‘Busca Explosiva’ – Dennis Rodman

Outro ex-jogador de basquete chega agora à lista. Ao contrário de Shaq, Dennis Rodman sempre foi uma figura controversa, e considerado o bad boy do esporte. Cheio de tatuagens e cabelos pintados cada hora de uma cor diferente (sempre o loiro o preferido), Rodman adorava se vestir de mulher, por exemplo. Usava maquiagem e vestido de noiva, clamando ter casado com si próprio. Hoje, seu comportamento seria até mais aceitável, mas nos anos 90 era manchete atrás de manchete. Aproveitando esse hype, Rodman estrelaria seu primeiro blockbuster ao lado do astro da ação Jean-Claude Van Damme. O filme escolhido foi ‘A Colônia’ (1997), que na época até fez relativo sucesso. Mas então veio ‘Busca Explosiva’ (Simon Sez, 1999), que muitos pensam ser a continuação do filme citado, mas não é. Uma curiosidade é que Robert Downey Jr. estrelaria ao lado de Rodman neste longa, mas resolveu desistir do projeto sendo substituído por Dane Cook. Ainda bem para o nosso Homem de Ferro, já que o filme colocou um ponto final na carreira de Rodman como protagonista.

‘A Ilha da Garganta Cortada’ – Geena Davis

Até mesmo grandes estrelas estabelecidas e prestigiadas em Hollywood podem vir a ser destronadas, dependendo do tamanho do fiasco no qual estejam envolvidas. Geena Davis levou o Oscar por ‘O Turista Acidental’ (1988) e nos anos 80 participou de filmes ainda hoje muito queridos como ‘A Mosca’ (1986) e ‘Beetlejuice’ (1988). Davis adentrou a década de 90 com uma nova indicação ao Oscar por ‘Thelma & Louise’ (1991), e sucessos como ‘Uma Equipe Muito Especial’ (1992) e ‘Herói por Acidente’ (1992). Tudo mudaria para a estrela com a união com o então companheiro, o diretor Renny Harlin. Seu primeiro projeto juntos foi o ambicioso filme de piratas ‘A Ilha da Garganta Cortada’ (1995), que praticamente faliu a MGM. Depois disso, ainda lançaram outro filme juntos, ‘O Despertar de um Pesadelo’ (1996), mas o estrago já estava feito e a carreira de Davis nunca mais foi a mesma.

‘Tank Girl’ – Lori Petty

Muitos podem não lembrar e os mais novos podem nunca ter ouvido falar dela, mas Lori Petty era um nome promissor no início dos anos 90, e caminhava para se tornar uma estrela. Na época, a atriz participou de sucessos como ‘Caçadores de Emoção’ (1991), com Keanu Reeves e Patrick Swayze; foi a irmã de Geena Davis em ‘Uma Equipe Muito Especial’ (1992); e no querido infanto-juvenil ‘Free Willy’ (1993). No entanto, sua grande chance ocorreria em 1995, quando iria protagonizar e carregar nas costas a adaptação de quadrinhos alternativos ‘Tank Girl’, numa época em que tais produções estavam bem longe de ser o que se tornaram. Embora seja divertido e tenha sido redescoberto hoje como obra cult, em sua época de lançamento a superprodução flopou e derrubou também a carreira de Lori Petty.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS