quinta-feira, abril 18, 2024

10 Músicas para Conhecer a Carreira de Shakira

A não ser que você tenha passado a vida embaixo de uma pedra, com certeza já ouviu falar de Shakira.

A icônica artista latina é detentora de algumas das canções mais memoráveis de todos os tempos, que lhe renderam três estatuetas do Grammy e outras doze do Grammy Latino. Podemos citar, dentre os vários hits de sua carreira, “Hips Don’t Lie”“Whenever, Wherever”“Empire”.

No dia de hoje, 02 de fevereiro, Shakira completa 46 anos de idade e, para celebrar seu aniversário, preparamos uma breve matéria elencando dez músicas para conhecer a discografia da artista.

Veja abaixo as nossas escolhas:

“WHENEVER, WHEREVER”

Álbum: Laundry Service

O álbum de estreia de Shakira na língua inglesa, ‘Laundry Service’, contou com diversas canções famosas, incluindo a envolvente e dançante “Whenever, Wherever”. Ainda que em inglês, a faixa manteve a artista fiel às suas raízes, trazendo elementos andinos e contando até mesmo com colaboração de Gloria Estefan na composição lírica.

“LA TORTURA”, feat. Alejandro Sanz

Álbum: Fijación Oral, Vol. 1

Não deixe de assistir:

Uma das músicas mais vendidas de todos os tempos, “La Tortura” ajudou a cimentar a carreira de Shakira no mercado internacional e a reuniu com o artista espanhol Alejandro Sanz. A faixa, presente no álbum ‘Fijación Oral, Vol. 1’, é influenciada pelas incursões do reggaeton e conta a história de uma mulher que foi emocionalmente “torturada”, visto que seu namorado a traiu e, eventualmente, a deixou por outra mulher – e agora voltou rastejando, pedindo por perdão.

“HIPS DON’T LIE”

Álbum: Oral Fixation, Vol. 2

Shakira conquistou seu primeiro #1 na Hot 100 com a clássica canção “Hips Don’t Lie”, uma das assinaturas de sua carreira. Aliando-se a Wyclef Jean, a música traz o melhor do pop latino e do reggaeton para um vibrante e efervescente convite às pistas de dança – isso sem comentar uma incrível coreografia que dominou o mundo.

“BEAUTIFUL LIAR” (Beyoncé feat. Shakira)

Álbum: B’Day (Beyoncé)

“Beautiful Liar” pode não ser oficialmente uma música presente nos álbuns de Shakira, mas seu icônico status nos fez colocar na lista. Participando da canção ao lado da lendária Beyoncé, cada uma das artistas imprimiu seu próprio estilo em uma exuberante e sensual investida. Indicada ao Grammy na categoria de Melhor Colaboração e ao Grammy Latino de Música do Ano, a track foi um sucesso tanto de vendas quanto de crítica.

“SHE WOLF”

Álbum: She Wolf

Shakira nunca teve medo de explorar coisas novas para se manter original em meio ao urgente cenário mainstream da música – e “She Wolf” é uma das provas dessa camaleônica habilidade. Na iteração, a artista traz hi-NRGsynth-popelectropop que detalha o tédio que ela sente acerca de seu parceiro – que não consegue satisfazê-la de nenhum modo e a faz procurar outros para se completar.

“WAKA WAKA (THIS TIME FOR AFRICA)”

Single sem álbum

As músicas-tema da Copa do Mundo de Futebol não costumam alcançar as nossas expectativas – mas Shakira conseguiu entregar o que apenas podemos compreender como a melhor delas. A aclamada faixa, intitulada “Waka Waka (This Time for Africa)”, serviu como hino de aceitação e empatia, nos levando à África do Sul com uma mistura de afro-fusionsoca (reiterando a poderosa globalização da performer).

“CAN’T REMEMBER TO FORGET YOU”, feat. Rihanna

Álbum: Shakira

Shakira e Rihanna mergulharam de cabeça no new wave e no pop­-rock com o massivo sucesso “Can’t Remember to Forget You”. A música, acompanhada de um videoclipe marcado por visuais estonteantes e coreografias incríveis, fala sobre a necessidade de esquecer alguém que lhe fez mal, apesar de amá-lo. Apesar das críticas mistas, o dueto fez um barulho comercial considerável.

“EMPIRE”

Álbum: Shakira

Shakira é conhecida por sua versatilidade invejável no cenário fonográfico e por uma capacidade de dialogar com o público das formas mais poéticas possíveis. Em “Empire”, a artista dá uma guinada em sua carreira, retornando ao rock no início de sua discografia e aproveitando os elementos do dubstep para construir uma potente e antêmica jornada regada ao fervor da paixão.

“CHANTAJE”, feat. Maluma

Álbum: El Dorado

A sensual e vibrante “Chantaje” reuniu Shakira com Maluma e teceu uma instigante “batalha de sexos” entre dois eu-líricos que gostam um do outro e sentem atração um pelo outro, mas não sabem como agir. A faixa, que amalgama popreggaeton, recebeu indicações a Música do Ano e a Canção do Ano no Grammy Latino e entrou para diversas listas de canções latinas essenciais do século.

“SHAKIRA: BZRP MUSICA SESSIONS, VOL. 53”

Single sem álbum

Shakira voltou com força (e ódio) no começo de 2023, principalmente depois de seu ex-marido, Gerard Piqué, tê-la traído. Para poder colocar um ponto final nesse trágico capítulo de sua vida, ela se aliou ao produtor argentino Bizarrap para o especial “Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53”, ou “Out of Your League” – canção que “quebrou a internet” pelo caráter sarcástico e irônico, rendeu à artista seu primeiro Top 10 na Hot 100 desde 2007 e foi extremamente elogiada pela crítica especializada.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS