Marvel aproveitou o aniversário de 32 anos do ator Simu Liu para lançar o primeiro trailer oficial de seu próximo filme: Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, que estreia em setembro deste ano.

Baseado nos quadrinhos do Mestre do Kung Fu, esse longa promete trazer as artes marciais para o Universo Cinematográfico Marvel de vez. Nos quadrinhos, o personagem foi inspirado na lenda das lutas, Bruce Lee, para criar o maior combatente corpo a corpo daquele universo. Com sua introdução no MCU, podemos esperar  um visual fantástico e muitas referências à cultura oriental. E isso já deu para notar no trailer, que também esconde outros segredos. Confira!



O poder do ChiPara aqueles que não estão familiarizados, o Chi é uma energia que não se explica, mas se sente. É a força da vida, que está presente em todas as formas vivas, unindo tudo em um fluxo imaterial que os liga ao Universo como uma coisa só, mais ou menos como  A Força dos Jedi. Esse domínio aumenta suas capacidades, dando a ele reflexos e agilidade sobre-humanas, além de maior resistência e, em algumas versões, o poder de gerar clones de si mesmo. No trailer, vemos o protagonista manipular a água com as próprias mãos, uma pequena amostra do poder do Chi.


Humilde

Assim como nos quadrinhos, Shang-Chi é filho de um chefão do crime (Nas HQs, o Fu Manchu. No filme, O Mandarim) que passa a infância inteira sendo treinado para dominar com perfeição a totalidade das artes marciais. Quando ele cresce, parte para buscar seu lugar no mundo, mas acaba retornando para sua província por conta do pai. O trailer mostra que isso será bem adaptado, e que o jovem passou a trabalhar como manobrista de um hotel em São Francisco, onde leva uma vida humilde.


Um Mundo Ideal



E se tem uma coisa que a Marvel faz bem é humanizar seus personagens. Para mostrar o herói levando uma vida comum, nos é mostrada uma cena dele cantando num Karaokê – ao melhor estilo de #Sextou na Feira de São Cristóvão – a música “Um Mundo Ideal”, do clássico da Disney, Aladdin.

Os Dez Braceletes

Depois do fiasco do Mandarim Fake de Homem de Ferro 3 (2013), a Marvel deu um retcon e trouxe sua verdadeira persona para esse filme. Interpretado por Tony Leung, O Mandarim é pai do Shang-Chi e líder da organização terrorista, Os Dez Anéis. Só que, como deu para ver, os anéis estão mais para braceletes do que efetivamente anéis. Nos quadrinhos, esses artefatos vieram de uma raça de dragões espaciais. Nos cinemas, é provável que eles ganhem uma pegada mais mística.

Aproveite para assistir:



“Eu vou te quebrar”
Outro vilão do filme é William Young, o Punho de Lâmina. Ele é interpretado por Florian Munteanu, que vocês devem se lembrar por ter feito o filho do Ivan Drago (Dolph Lundgren) em Creed II (2018). O vilão, como indica o nome, tem lâminas afiadas no lugar dos antebraços e se tornou um dos inimigos clássicos do Mestre do Kung Fu. Provavelmente será o vilão secundário, ao melhor estilo Batroc (George St. Pierre) em Capitão América: O Soldado Invernal (2014).

Jiang Li
Interpretada por Fala Chen, Jiang Li deve assumir um papel parecido com o de Raʼs al Ghul (Liam Neeson) nos filmes do Batman do Christopher Nolan, algo como uma autoridade dos Dez Anéis que serviu como mestre de Shang-Chi na infância e adolescência e agora deve voltar como uma ameaça.

A pose clássicaUma referência clássica aos quadrinhos foi terminar o trailer com o herói fazendo sua pose clássica das HQs. É uma homenagem muito legal ao material original.

Estética Kung FuOutro ponto que chama bastante atenção nesse primeiro trailer é toda a estética que remete aos grandes filmes de Kung Fu e aos clássicos asiáticos de ação, como Oldboy, que é repleto de neons. Como o elenco de Shang-Chi é majoritariamente asiático, é de se esperar que essa estética do cinema de ação oriental seja predominante, proporcionando cenas incríveis.



Uniforme escamoso

Como dissemos anteriormente, os dragões estão ligados tanto à origem do Shang-Chi quanto ao Mandarim. Nos quadrinhos, existem os dragões “normais” e os dragões alienígenas. Na imagem oficial liberada pela Marvel, podemos ver que o uniforme do herói tem muitas escamas vermelhas, como se fosse feito de pele de dragão. Alguns fãs acreditam que um dos dragões lendários do Universo Marvel pode dar as caras nesta produção. Será que veremos em um flashback?

Leões de Buda

Os Leões de Buda ou Cães Fu são ícones do budismo e presença certa na arquitetura imperial chinesa. Eles sempre são representados como um casal que guarda a sabedoria divina e protege o recinto. Na cena da invasão ao templo, vemos os dois aparecerem por alguns segundos, mostrando que os guardiões não são apenas estátuas.

Ansiosos?


Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis estreia em 2 de setembro de 2021

Comentários

Não deixe de assistir:

🚨 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE 🚨http://bit.ly/CinePOP_Inscreva