terça-feira, março 19, 2024

13 Filmes de Terror Alternativos que Estreiam Ainda em 2019

O cinema pode ser tudo. E é muitas coisas. Mesmo dentro de gêneros específicos, como o terror, temos estruturas narrativas diferenciadas que irão afetar nossa apreciação da obra. Por isso, é o papel do crítico avisar ao público o que ele irá receber ao adentrar a sessão. Em todos os gêneros existem os filmes donos de uma narrativa de mais fácil acesso, mirados ao grande público e criados em uma estrutura mais formulaica, considerados mainstream. Essas são os que costumam fazer mais sucesso.

Mas aqui iremos nos concentrar em produções menores, mais alternativas, donas de uma narrativa mais original e menos palatável a todo tipo de pessoa. Geralmente são filmes mais criativos, que ousam sair da caixinha e apresentar ao público algo que ele não está acostumado a ver, ou não vê muito.

Pensando nisso, o CinePOP resolveu criar uma lista com as produções de terror alternativas e independentes, que chegarão em breve (ou não) ao nosso país ainda este ano. Ah, e para os filmes de terror mainstream mais aguardados, veja o link abaixo. O importante é não deixar de comentar. Vem com a gente.

Os Filmes de Terror Mais Aguardados do 2º Semestre de 2019

Midsommar – O Mal Não Espera a Noite

midsommar cinepop

Novo projeto de Ari Aster, diretor de Hereditário (2018), e isso é tudo que precisamos saber para que esse filme nos desperte o interesse imediato. Se no filme citado, o diretor assombrou nossos sonhos com um longa sombrio e muito inquietante, aqui ele resolve assombrar nossos dias, com um terror passado na luz do sol, de dias lindos e repleto de natureza – para provar que o terror realmente não precisa esperar a noite. Na trama, um jovem casal em viagem na Suécia se depara com um estranho culto pagão. A Paris Filmes promete a estreia para o dia 19 de setembro no Brasil.

The Lighthouse

lighthouse cinepop

Saindo de um diretor elogiadíssimo do gênero para outro. Todo e qualquer cinéfilo estava esperando o próximo passo do diretor Robert Eggers, que tomou o mundo de assalto com A Bruxa (2015), uma das obras mais especiais do gênero nos últimos anos. Agora, o cineasta volta em outra produção intimista que conta a história de dois homens isolados num farol numa ilha. Detalhe, o filme é todo em preto e branco. O que chama atenção? Além da direção de Eggers, as presenças dos atores Robert Pattinson (o novo Batman do cinema) e o veterano Willem Dafoe. Ah sim, o longa é produzido pelo brasileiro Rodrigo Teixeira, e tem estreia prometida por aqui pela Universal para o dia 31 de outubro.

Os Mortos Não Morrem

dead cinepop

Não deixe de assistir:

O diretor Jim Jarmusch é um dos mais fortes representantes do cinema alternativo americano, e mantém uma carreira sólida desde a década de 1980. Sempre experimentando novas possibilidades, o cineasta já havia explorado o universo de vampiros com o exemplar Amantes Eternos (2013). Agora saindo do drama romântico para um teor cômico, Jarmusch dá seu pitaco sobre os filmes de zumbi. E para isso, escala um elenco de peso, com nomes como Bill Murray, Adam Driver e Tilda Swinton. O longa é prometido para o dia 28 de novembro por aqui.

Don´t Let Go

dontlet go cinepop

Produção do megaempresário Jason Blum e sua Blumhouse, este terror é protagonizado pelo talentoso David Oyelowo (Selma). Novo filme da produtora protagonizado por atores negros depois de Corra! (2017), a obra aparentemente não se segura pelas questões raciais. Aqui, Oyelowo vive um homem cuja família morreu – aparentemente assassinada. Tentando superar a dor, ele recebe a ligação de um dos mortos, sua sobrinha, papel de Storm Reid (da série Euphoria). Agora, o sujeito fará de tudo para descobrir o mistério desta ligação do além. O filme estreia este mês nos EUA, e ainda não tem nada no Brasil.

Ready or Not

ready cinepop

Estreando este fim de semana nos EUA, e já exibindo uma nota altíssima da imprensa especializada no Rotten Tomatoes, Ready or Not tem como protagonista a loira Samara Weaving, que marcou presença no terror juvenil da Netflix, A Babá (2017). Mas de algoz, a bela passa a caça nesta trama pra lá de bizarra. No filme, ela se torna a noiva de um sujeito, e no dia do casamento precisa passar por um bizarro ritual com a família do noivo. Um verdadeiro teste de sobrevivência.

Little Monsters

little monsters cinepop

Atualmente, muitos filmes do gênero de zumbis vêm associados à comédia. É justamente o caso com este Little Monsters, produção que foi exibida no Festival de Sundance 2019. Protagonizado pela musa Lupita Nyong’o, o filme traz a moça como uma professora colegial em excursão com seus alunos. É quando irrompe um apocalipse zumbi e ela precisa fazer de tudo para protegê-los e poupá-los do horror e das mortes. Pense em A Vida é Bela (1997), mas ao invés de nazistas, zumbis. O filme estreia em novembro no Reino Unido e ainda não possui data nos EUA e Brasil.

The Lodge

lodge cinepop

Produção da Hammer, este é o novo trabalho dos diretores austríacos do ótimo Boa Noite, Mamãe (2014). Alguns dos temas presentes em seu filme passado retornam aqui, como o relacionamento conturbado entre uma figura materna e seus “filhos”. Aqui, quem protagoniza é a jovem Riley Keough (Mad Max: Estrada da Fúria), que interpreta uma mulher indo viajar com o noivo e seus dois filhos pequenos para um lugar inóspito e frio. Quando o sujeito precisa resolver um problema, deixa o trio sozinho, que termina preso no local devido a uma nevasca. Como se não bastasse os ânimos exaltados, já que os pequenos não são muito fãs da moça, algo estranho ronda o local. A ex-musa teen Alicia Silverstone completa o elenco. O filme estreia em novembro nos EUA.

The Hole in the Ground

hole cinepop

Seguindo pela temática de mães e suas crias, esta produção da ótima distribuidora A24 foca numa jovem mãe solteira, vivendo numa área rural da Irlanda com seu pequeno filho. Após um estranho evento, envolvendo uma grande cratera nas proximidades do bosque que cerca a propriedade, a mulher (vivida por Seána Kerslake) começa a ficar cada vez mais intrigada com o comportamento diferente que seu filho começa a assumir. O filme já estreou em alguns países.

Black Christmas

black christmas cinepop

Remake do clássico de terror e suspense slasher de 1974, dirigido por Bob Clark, sobre um grupo de jovens mulheres de uma casa de sororidade sendo atacadas e mortas uma a uma durante os feriados de natal e fim de ano. O filme causou impacto por ser um dos primeiros do subgênero, precedendo obras como Halloween (1978) e Sexta-Feira 13 (1980), por exemplo. O curioso é que o filme já havia sido refilmado em 2006, com um elenco que incluía Mary Elizabeth Winstead (Rua Cloverfield, 10), Katie Cassidy (Arrow), Michelle Trachtenberg (Buffy) e Lacey Chabert (Meninas Malvadas). Essa é a primeira vez que o filme será comandado por uma mulher, a jovem cineasta Sophia Takal, e o elenco é encabeçado por Imogen Poots. A estreia é prevista para o dia 12 de dezembro no Brasil.

Jacob´s Ladder

jacobs cinepop

Outro remake na lista. Este, de um terror psicológico intitulado Alucinações do Passado (1990), comandado por Adrian Lyne (Atração Fatal) e protagonizado por Tim Robbins. Na nova versão, é Michael Ealy quem estrela e a direção fica por conta de David M. Rosenthal (O Cara Perfeito, 2015). Mas a história sobre um veterano da guerra do Vietnã retornando para casa, sofrendo com a perda de familiares e tendo fortes e assustadoras alucinações, é mantida. O filme estreia no dia 23 de agosto nos EUA.

Wounds

wounds cinepop

Exibido no Festival de Sundance este ano, onde fez seu debute, e depois voando para Cannes – mas ainda sem data de lançamento no circuito -, este é um dos filmes de terror mais promissores do ano. E grande parte disso vem do elenco de peso, com três atores do momento. Armie Hammer encabeça o elenco na pele de um barman de Nova Orleans que acha um celular no estabelecimento em que trabalha. Após atender a uma ligação, estranhos eventos começam a ocorrer. Dakota Johnson e Zazie Beetz completam o elenco.

The Hunt

thehunt cinepop

Terror de grande conceito, esta obra é muito promissora e possui os nomes mais atrativos da lista. Para começar tem roteiro de Damon Lindelof (Lost) e Nick Cuse (produtor de Maniac). Continuando, tem direção de Craig Zobel, das obras-primas Obediência (2012) e Os Últimos na Terra (2015). E para finalizar temos um elenco encabeçado pela duas vezes vencedora do Oscar Hilary Swank, e que conta ainda com Emma Roberts e Betty Gilpin (da série Glow). A trama apresenta pessoas forçadas a participar de um jogo mortal, no qual elas são a caça. A estreia é no fim de setembro nos EUA.

3 From Hell

3fromhell cinepop

Prepare-se para muita violência, gore e litros de sangue. Esta é a conclusão da trilogia do carniceiro Rob Zombie, iniciada em A Casa dos 1000 Corpos (2003) e continuada em Rejeitados pelo Diabo (2005). E como sempre, o diretor coloca sua esposa, Sheri Moon Zombie, como foco do longa, retornando ao papel de Baby Firefly. A salvação pode ser a presença do ultra trash, mas muito divertido, Danny Trejo. A estreia lá fora é em setembro.

Bônus:

Slice

slice cinepop

O filme pode não valer nada, e inclusive já estreou nos EUA em circuito reduzidíssimo em setembro do ano passado, caindo nas plataformas de streaming logo em seguida. Mas o fato é: tem Zazie Beetz, tem pizza, mistério, assassinatos, fantasmas, traficantes de drogas e lobisomens! Tem nossa atenção imediata também, e certamente estará em algum canal de streaming por aqui em breve também.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS