quarta-feira, abril 24, 2024

15 ótimas adaptações cinematográficas para assistir no Dia do Leitor

Antes do cinema existir, a literatura já servia como um meio de escape para mundos fantasiosos e para realidades diferentes da nossa – além de promoverem a reflexão crítica de quem ousasse aceitar o convite para embarcar em narrativas incríveis.

E é claro que a literatura não existiria sem seu público-alvo e, por essa razão, comemora-se no dia 07 de janeiro o Dia Mundial do Leitor.

Pensando nisso, o CinePOP preparou uma breve lista com 15 ótimas adaptações cinematográficas que você precisa conferir. Ainda que boa parte das releituras para as telonas deixe a desejar e não consiga recuperar a essência dos romances originais, algumas delas são excepcionais no trabalho que fizeram e merecem nossa atenção.

Confira abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual a sua favorita:

HARRY POTTER

Livro: Harry Potter, de J.K. Rowling

A história do bruxinho mais famoso de todos os tempos chegou às telonas quatro anos depois da publicação do primeiro livro, ‘A Pedra Filosofal’. Aclamada pela crítica e estendendo seu legado até os dias de hoje, a saga ‘Harry Potter’ foi criada por J.K. Rowling e encantou espectadores de todas as idades, além de eternizar Daniel RadcliffeEmma WatsonRupert Grint como Harry, Rony e Hermione, respectivamente.

O SENHOR DOS ANÉIS

Livro: O Senhor dos Anéis, J.R.R. Tolkien

Não deixe de assistir:

Facilmente uma das maiores e mais respeitadas trilogias de todos os tempos, ‘O Senhor dos Anéis’ configura-se não apenas como uma das sagas literárias de maior importância da literatura fantástica, mas também uma das franquias fílmicas de maior sucesso da história do cinema. Conquistando nada menos que 17 estatuetas do Oscar, a narrativa é centrada na Terra-Média e gira em torno de um grupo de guerreiros que luta contra as forças das trevas e conta o perigoso Sauron.

JOGOS VORAZES

Livro: Jogos Vorazes, Suzanne Collins

Quem nunca ouviu falar de Katniss Everdeen provavelmente esteve dormindo debaixo de uma pedra nos últimos anos. Protagonista da saga distópica ‘Jogos Vorazes’, Katniss foi imortalizada por Jennifer Lawrence na quadrilogia cinematográfica e conquistou inúmeros fãs ao redor do mundo. A trama é ambientada na nação fictícia de Panem, fundada após uma terrível guerra civil. A Capital, vencedora da guerra, exige que cada um dos Distritos, que saíram como perdedores, ofereçam como “sacrifício” um casal de jovens para participar dos Jogos Vorazes (uma espécie de disputa de gladiadores da qual apenas uma pessoa pode sair viva).

ADORÁVEIS MULHERES

Livro: Mulherzinhas, Louisa May Alcott

O clássico de Louisa May Alcott já ganhou inúmeras adaptações para o cinema e para a televisão, mas aqui estamos nos referindo à recente versão de 2019, dirigida por Greta Gerwig. A trama, ambientada nos anos seguintes à Guerra de Secessão nos Estados Unidos, gira em torno de Jo March e suas três outras irmãs – que se reúnem após uma tragédia acometer a família e enfrentam a passagem da vida adolescente para a adulta juntas.

ORGULHO E PRECONCEITO

Livro: Orgulho e Preconceito, Jane Austen

Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet – Elizabeth, Jane, Lydia, Mary e Kitty – foram criadas por uma mãe que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai. Quando o sr. Bingley, um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy. Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem.

PODRES DE RICOS

Livro: Asiáticos Podres de Ricos, Kevin Kwan

Rachel Chu é uma professora de economia nos Estados Unidos e namora Nick Young há algum tempo. Quando Nick convida Rachel para ir ao casamento do melhor amigo em Singapura, ele esquece de avisar à namorada que, como herdeiro de uma fortuna, ele é um dos solteiros mais cobiçados do local, colocando Rachel na mira de outras candidatas e da mãe de Nick, que desaprova o namoro.

A COR PÚRPURA

Livro: A Cor Púrpura, Alice Walker

Este conto épico abrange 40 anos na vida de Celie, uma mulher afro-americana que mora no Sul e que sobreviveu abuso e intolerância de seu pai. Depois que seu pai a casa com o degradante Sr. Albert Johnson, as coisas vão de mal a pior. Celie procura encontrar companhia em qualquer lugar que pode. Perseverante, ela mantém o sonho de um dia reencontrar sua irmã na África.

O DIABO VESTE PRADA

Livro: O Diabo Veste Prada, Lauren Weisberger

Andy, uma moça recém-formada e com grandes sonhos, vai trabalhar na conceituada revista de moda Runway; sua função é ser assistente da diabólica Miranda Priestly. Andy, que não se sente bem no ambiente tenso de trabalho, questiona sua habilidade em continuar como assistente de Miranda.

O PODEROSO CHEFÃO

Livro: O Poderoso Chefão, Mario Puzo

Marco na literatura e no cinema, a trilogia ‘O Poderoso Chefão’ é um icônico épico criminal que conta com a direção de Francis Ford Coppola e com um estelar elenco. A história é enxergada como um divisor de águas na indústria do entretenimento e se estende por dez anos de narrativa, contando o cotidiano da família Corleone sob o comando do patriarca Vito e na transformação do filho, Michael, em um impiedoso chefe da máfia.

JURASSIC PARK

Livro: Jurassic Park, Michael Crichton

Os paleontólogos Alan Grant e Ellie Sattler e o matemático Ian Malcolm fazem parte de um seleto grupo escolhido para visitar uma ilha habitada por dinossauros criados a partir de DNA pré-histórico. O idealizador do projeto e bilionário John Hammond garante a todos que a instalação é completamente segura. Mas após uma queda de energia, os visitantes descobrem, aos poucos, que vários predadores ferozes estão soltos e à caça.

DUNA

Livro: Duna, Frank Herbert

Inspirado na série de livros de Frank Herbert, Duna’ se passa em um futuro longínquo. O Duque Leto Atreides administra o planeta desértico Arrakis, também conhecido como Duna, lugar de única fonte da substância rara chamada de “melange”, usada para estender a vida humana, chegar a velocidade da luz e garantir poderes sobrehumanos. Para isso ele manda seu filho, Paul Atreides, um jovem brilhante e talentoso que nasceu para ter um grande destino além de sua imaginação, e seus servos e concubina Lady Jessica, que também é uma Bene Gesserit. Eles vão para Duna, afim de garantir o futuro de sua família e seu povo. Porém, uma traição amarga pela posse da melange faz com que Paul e Jessica fujam para os Fremen, nativos do planeta que vivem nos cantos mais longes do deserto.

O MÁGICO DE OZ

Livro: O Mágico de Oz, L. Frank Baum

Dorothy e seu cachorro Totó são levados para a terra mágica de Oz quando um ciclone passa pela fazenda de seus avós no Kansas. Eles viajam em direção à Cidade Esmeralda para encontrar o Mago Oz e no caminho encontram um Espantalho, que precisa de um cérebro, um Homem de Lata sem um coração e um Leão Covarde que quer coragem. O Mago pede ao grupo que tragam a vassoura da Bruxa Malvada do Oeste a fim de ganharem sua juda.

MARY POPPINS

Livro: Mary Poppins, P.L. Travers

Londres, 1910. Um banqueiro, George Banks, resolve redigir um anúncio pedindo uma babá, após Michael e Jane, seus filhos, mais uma vez sumirem e fazerem Katie Nanna, a babá, pedir demissão. Tentando controlar a situação Winifred, a mulher de George, faz tudo para acalmar o marido, mas sua cabeça está voltada para a defesa dos direitos da mulher. As crianças também escreveram um anúncio, que difere bastante da babá que George pensa em contratar, tanto que depois de lê-lo o rasga em oito pedaços e joga na lareira, por tê-lo achadofantasioso demais. Porém, os pedaços de papel milagrosamente voam juntos até uma nuvem próxima, onde está uma pessoa muito especial: Mary Poppins. No outro dia chegam muitas candidatas para o cargo de babá, mas um vento misterioso as carrega antes de serem entrevistadas. Chega então Mary Poppins, que desce das nuvens até a casa dos Banks, usando um guarda-chuva mágico como pára-quedas. Ela conhece Mr. Banks e concorda em ficar com o trabalho. Michael e Jane ficam fascinados com Mary Poppins, pois ela é exatamente a babá que sempre sonharam.

UM SONHO DE LIBERDADE

Livro: Um Sonho de Liberdade, Stephen King

Andy Dufresne é condenado a duas prisões perpétuas consecutivas pelas mortes de sua esposa e de seu amante. Porém, só Andy sabe que ele não cometeu os crimes. No presídio, durante dezenove anos, ele faz amizade com Red, sofre as brutalidades da vida na cadeia, se adapta e ajuda os carcereiros.

A SOCIEDADE LITERÁRIA E A TORTA DA CASCA DE BATATA

Livro: Annie Barrows

Juliet Ashton é uma escritora na Londres de 1946 que decide visitar Guernsey, uma das Ilhas do Canal invadidas pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, depois que ela recebe uma carta de um fazendeiro contando sobre como um clube do livro local foi fundado durante a guerra. Lá ela constrói profundos relacionamentos com os moradores da ilha e decide escrever um livro sobre as experiências deles na guerra.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS