Após 30 anos de existência e desconhecido por grande parte do público, Gremlins 2: A Nova Geração é um filme fantástico, mas que provavelmente foi lançado fora de hora. Isso porque, mesmo dando sequência a um fenômeno dos anos 1980, o longa acabou sendo um fiasco nas bilheterias, rendendo um prejuízo de US$ 9 milhões para a Warner, que vetou qualquer possibilidade de uma parte três da franquia.

Na época, o próprio diretor, Joe Dante, era contrário a uma sequência. Além do primeiro filme ter sido bem difícil de fazer, ele não via a necessidade de uma sequência. Então, houve um fator que o levou a mudar parcialmente de ideia. Ele percebeu que a Warner faria Gremlins 2 com ou sem ele, e as tentativas do estúdio de fazer a história sem Dante estavam indo de mal a pior. Com três vezes mais orçamento para fazer o longa, o diretor decidiu entrar no projeto e fazer um filme que explicitasse e brincasse em como esse filme era desnecessário.

Dessa forma, Gremlins 2: A Nova Geração ganhou aspectos de paródia e investiu pesado em trazer elementos da cultura pop que adicionassem novidades àquele universo, mas sem perder o ar sarcástico de ser um filme desnecessário fazendo graça com sua própria existência. Então, as coincidências de roteiro trazem sempre uma piada ou referência que justifique seu acontecimento na base do humor, como, por exemplo, Gizmo ser levado para o mesmo prédio em que seu antigo dono, Billy (Zach Galligan), trabalha. Seguindo essa mesma premissa, diversos temas, como as próprias três regras que não podem ser quebradas no primeiro filme, viram tema de debate e piada na boca dos personagens secundários. Até mesmo o crítico Leonard Maltin faz uma participação criticando a existência da sequência.

O orçamento maior foi utilizado praticamente para melhorar os efeitos especiais, que foram modernizados e permitiram novas versões de Gremlins geneticamente modificadas, tocando o terror de todas as formas possíveis. Eles viram monstros voadores, aracnídeos, elétricos e até mesmo surge um Gremlin genial. Tudo isso dentro de um prédio/estúdio de televisão, que se recusa a sair do ar, mesmo sob ameaça das criaturas. A premissa é realmente de um filme de terror, mas Joe Dante se recusa a abraçar esse gênero e segue os caminhos do humor.

Aproveite para assistir:

E como é incrível ver um filme que tem plena consciência do que é e do que pretende entregar. A forma com que Dante conduz a sequência poderia ser ofensiva, mas o humor é tão escrachado e a trama é conduzida com um sarcasmo tão maravilhoso, que a falta de compromisso em se levar a sério faz de Gremlins 2: A Nova Geração uma obra incomparável. Os fãs da franquia costumam ser apaixonados por ele, mas tem muita gente que não sabe sequer que este filme existe.

E cá entre nós, por mais que o original seja clássico e , bem, um filmaço com excentricidades fantásticas, acho que já passou da hora da gente convencionar que a sequência é muito melhor que o original.

Gremlins e Gremlins 2: A Nova Geração estão disponíveis no HBO GO.


Comentários

Não deixe de assistir:

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE