sábado, abril 27, 2024

8 músicas ICÔNICAS de filmes e que NÃO ganharam o Oscar de Melhor Canção

Ao assistirmos a um filme, não apenas somos impactados pelas cenas, atuações e efeitos especiais, mas também pela trilha sonora que o acompanha. Ao longo da história do cinema, fomos agraciados com grandes canções que são feitas para dar brilho e originalidade às produções. Desde clássicos como ‘My Heart Will Go On‘, interpretado por Céline Dion em ‘Titanic’, até canções mais recentes como o sucesso ‘Shallow’, cantada por Lady Gaga no aclamado remake ‘Nasce Uma Estrela‘, que também protagoniza. Essas músicas fazem parte da cultura pop e são conhecidas até mesmo por pessoas que nunca assistiram aos filmes, tendo sido premiadas com o Oscar de Melhor Canção Original.

No entanto, há outras grandes músicas criadas para filmes que são igualmente bem-sucedidas, mas acabam não recebendo o reconhecimento da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, seja por não terem sido indicadas ou por não terem ganhado o Oscar. Será que essas músicas foram injustamente ignoradas pela Academia? Nesta lista, citamos 8 músicas de filmes que, apesar de não terem ganhado o Oscar de Canção Original, ainda assim conquistaram grande sucesso.

Confira abaixo:

1 – Must Have Been Love – Roxette (‘Uma Linda Mulher’, 1990)

A música interpretada pela dupla Roxette é uma das baladas mais icônicas do audiovisual, feita para um dos filmes de romance mais clássicos já criados. Dirigido por Garry Marshall, ‘Uma Linda Mulher’ é certamente um dos filmes mais prestigiados da carreira de Julia Roberts e Richard Gere, que conta a história de um empresário milionário que se apaixona por uma garota de programa. A música é cantada pela vocalista Marie Fredriksson, que faleceu em 2019, com os arranjos do parceiro Per Gessie. Apesar do grande sucesso, tanto a música quanto o filme não chegarem a receber nenhum prêmio Oscar.

Uma Linda Mulher‘ está disponível no Star+.

2 – Lady Marmalade – Christina Aguilera, Lil’ Kim, Mya, P!nk (‘Moulin Rouge – Amor em Vermelho’, 2001)

Moulin Rouge’ é um dos musicais mais clássicos já produzidos para o cinema, que traz brilhantes atuações de Nicole Kidman e Ewan McGregor, além de uma estupenda direção de Baz Luhrmann. Como se já não bastasse, a trilha sonora é recheada de artistas extremamente talentosos, contando até com uma faixa de David Bowie. Mas a música que mais se destaca, e é lembrada até hoje, sem dúvidas é a grande collab entre Christina Aguilera, P!nk, Lil’ Kim e Mya em ‘Lady Marmalade’. Embora o filme tenha sido indicado a 8 Oscars, conquistando dois, a música não pôde ser indicada por não ter sido escrita originalmente para o filme, se tratando de uma regravação da banda Labelle.

Moulin Rouge – Amor em Vermelho‘ está disponível no Star+.

Não deixe de assistir:

3 – Can’t Stop The Feeling! – Justin Timberlake (‘Trolls’, 2016)

Uma das animações de grande sucesso da DreamWorks, ‘Trolls’ contou com a participação do cantor Justin Timberlake, que além de protagonizar o filme junto com Anna Kendrick, também compôs e interpretou a música-tema ‘Can’t Stop The Felling!’. A canção pop debutou em primeiro lugar nas paradas mundiais e estabeleceu-se como um enorme sucesso na época, chegando a ser nomeada ao Oscar de Melhor Canção Original em 2017, mas acabou perdendo para ‘City of Stars’, do filme ‘La La Land – Cantando Estações’.

‘Trolls’ está disponível na Netflix e no Prime Video.

4 – Sunflower – Post Malone, Swae Lee (‘Homem-Aranha: No Aranhaverso’, 2018)

Um dos maiores sucessos do rapper Post Malone é a canção ‘Sunflower’, em parceria com Swae Lee, que faz parte da trilha sonora da aclamada animação ‘Homem-Aranha: No Aranhaverso‘, vencedora do Oscar de Melhor Animação em 2019. No entanto, a música não foi sequer indicada na categoria de Melhor Canção Original, apesar de fazer parte de um filme aclamado e ter sido um sucesso absoluto. ‘Sunflower’ alcançou a primeira posição nas paradas mundiais em janeiro de 2019 e, atualmente, é a sexta música mais tocada do Spotify, com mais de 2,5 bilhões de reproduções.

Homem-Aranha: No Aranhaverso‘ está disponível no Disney+, Paramount+ e Lionsgate+.

5 – All the Stars – Kendrick Lamar, SZA (‘Pantera Negra’, 2018)

A lindíssima música ‘All the Stars’ perfomada por SZA e Kendrick Lamar para os créditos de ‘Pantera Negra‘, da Marvel Studios, foi um dos enormes sucessos do gênero R&B de 2018, e recebeu uma indicação para o Oscar em 2019. Por mais que o longa de Ryan Coogler tenha alcançado o incrível feito de ter recebido 3 das 7 estuetas em que foi indicado naquela premiação, a música acabou perdendo o prêmio para ‘Shallow’, de Lady Gaga em ‘Nasce uma Estrela‘. A canção é considerada uma das melhores composições para um filme de super-herói e segue sendo um sucesso até hoje.

Pantera Negra‘ está disponível no Disney+.

6 – Footloose – Kenny Loggins (‘Footloose: Ritmo Louco’, 1984)

Por incrível que se pareça, a homônima música-tema de ‘Footloose’, clássico dos anos 80 dirigido por Herbert Ross e que marcou toda uma geração, não venceu o Oscar de Melhor Canção Original em 1985. Marcada pela incrível coreografia de Kevin Bacon, a música foi um enorme hit no ano de lançamento do longa e chegou a ser indicada pela premiação, mas perdeu para ‘I Just Called to Say I Love You‘, de Stevie Wonder para o filme ‘A Dama de Vermelho‘.

Footloose – Ritmo Louco‘ está disponível para aluguel.

7 – Always Remember Us This Way, Lady Gaga (‘Nasce Uma Estrela’, 2018)

A balada ‘Always Remember Us This Way‘, cantada por Lady Gaga, é considerada uma das melhores músicas de sua carreira e é destaque no longa ‘Nasce Uma Estrela‘. A cena em que a música é apresentada é incrivelmente bem dirigida por Bradley Cooper e conquistou o coração dos espectadores. Embora ‘Shallow’ seja a música mais famosa do filme e tenha garantido a Lady Gaga o Oscar de Melhor Canção Original, ‘Always Remember Us This Way‘ também se tornou um sucesso solo da cantora, acumulando mais de 900 milhões de reproduções no Spotify e sendo a terceira música mais tocada dela da plataforma. A música não foi indicada ao Oscar, já que o estúdio optou por promover somente ‘Shallow‘ durante a temporada de premiações, o que foi uma escolha acertada.

Nasce Uma Estrela‘ está disponível no HBO Max.

8 – I Will Always Love You – Whitney Houston (‘O Guarda-Costas’, 1992)

I Will Always Love You‘ é uma das canções românticas mais atemporais da história, imortalizada pela voz marcante de Whitney Houston. A música é um dos grandes destaques de ‘O Guarda-Costas‘, filme que estrela Whitney ao lado de Kevin Costner e que foi um sucesso estrondoso na época de seu lançamento. Embora seja um dos momentos mais memoráveis do filme, a canção não pôde ser indicada ao Oscar, já que é uma regravação da obra da cantora Dolly Parton, que faturou mais de US$ 10 milhões em royalties após o lançamento da versão para o filme. No entanto, Whitney cantou a música com extrema devoção e impressionantes técnicas vocais, garantindo um sucesso absoluto que continua a emocionar e a encantar o público até os dias de hoje, e podendo ser considerada a “dona” oficial desta incrível canção.

O Guarda-Costas‘ está disponível no HBO Max.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS