quarta-feira, agosto 20, 2025
More
    InícioDestaqueCannes 2025 | Dia 7 - Brasil em destaque Duplo e Maior...

    Cannes 2025 | Dia 7 – Brasil em destaque Duplo e Maior Aquisição do Festival com ‘Morra, Amor’

    O sétimo dia do Festival de Cannes foi marcado por grandes estreias, homenagens comoventes e a uma aquisição milionâria pelo streaming MUBI, supreendendo tanto quanto a aquisição ousada de Emilia Perez, por Netflix, no ano passado. Entre os principais destaques do dia, o cinema brasileiro brilhou forte, com duas produções recebendo atenção da crítica e do público internacional.

    Sucesso de O Agente Secreto

    A estreia de O Agente Secreto, novo longa de Kleber Mendonça Filho, foi um dos momentos mais aguardados do evento. A recepção da imprensa — tanto internacional quanto nacional — foi extremamente positiva no dia seguinte a estreia. A crítica já está disponível no nosso site, e em breve também será publicada uma entrevista exclusiva com o diretor. O filme desponta como um forte concorrente à Palma de Ouro, e já se especula uma possível presença no Oscar 2026.

    Documentário-homenagem a Cacá Diegues

    Outro ponto alto foi a exibição do documentário Para Vigo Me Voy!, de Lírio Ferreira e Karen Harle, uma homenagem à trajetória do cineasta Cacá Diegues. A obra revisita momentos marcantes de sua carreira, com destaque para Bye Bye Brasil (1980), cuja icônica frase do personagem Lorde Cigano — “Para vigo me voy” — dá título ao documentário.

    A estreia teve um peso ainda mais simbólico por coincidir com o aniversário de Diegues, dia 19 de maio, que nos deixou, mas cujo legado permanece forte, especialmente em festivais como Cannes, onde ele teve destaque com filmes como Xica da Silva, Ganga Zumba e Orfeu.

    Conversamos com os diretores Karen e Lírio, que compartilharam os bastidores da montagem do filme e a importância de manter viva a memória de Diegues para as novas gerações, dentro e fora do Brasil. Em breve, no site e no Youtube.

    Maior Aquisição do Festival: Morra, Amor

    No cenário internacional, outro destaque foi a estreia de Die My Love (ou Morra, amor), protagonizado por Jennifer Lawrence e Robert Pattinson. O filme aborda a depressão pós-parto, e os atores, ambos pais recentes, emocionaram a plateia durante a coletiva ao relatarem como a maternidade e a paternidade influenciaram suas interpretações.

    Dirigido por Lynne Ramsay, o longa é a grande aquisição do festival deste ano até o momento. Adquirido pela MUBI por 24 milhões, a companhia tera o direito de distribuição de Morra, Amor sobre a América do Norte, o Reino Unido, a Irlanda, a Itália, a Espanha, o Benelux, a América Latina, a Turquia, a Austrália, a Alemanha, a Áustria e a Índia.

    Noite de expectativa: novo filme da diretora de Titane

    Encerrando o dia, a ansiedade gira em torno da nova obra de Julia Ducournau, diretora de Titane, vencedor da Palma de Ouro em 2021. A estreia do aguardado Alpha, cuja sinopse é um mistério, e acontecerá na sessão proxima da meia-noite.

    YouTube video

    Últimas Notícias