‘Bourne 6’: Matt Damon confirma conversas para retornar à franquia

O ator Matt Damon comentou recentemente sobre a possibilidade de retornar à franquia Bourne, na qual interpretou pela última vez o protagonista em ‘Jason Bourne (2016).

Segundo o portal ActionNews, durante a divulgação do longa A Odisseia, Damon foi questionado sobre o interesse em um novo projeto da saga e surpreendeu ao declarar: “Claro, sim. Estou conversando com um grande diretor chamado Edward Berger. Ele dirigiu Nada de Novo no Front e é um diretor maravilhoso. Estamos discutindo o projeto e tentando acertar a história”.

Apesar do entusiasmo, o ator ponderou que seu retorno só acontecerá caso a nova produção consiga manter o padrão estabelecido pela trilogia original.

“Eu adoraria fazer, mas, se formos fazer, queremos que seja como os três primeiros. E isso é difícil, porque não é uma franquia como James Bond, em que cada filme conta uma missão diferente e até o ator pode mudar. Bourne é uma história linear, então é mais desafiador criar uma sequência que entregue o que o público espera, mas também apresente novidades”, explicou Damon.

Esse movimento nos bastidores acompanha mudanças importantes nos direitos da marca.

Em agosto de 2025, a Universal Pictures readquiriu os direitos cinematográficos da franquia em caráter permanente junto ao espólio de Robert Ludlum, superando disputas com gigantes do streaming como Amazon, Apple e Netflix.

Na ocasião, Peter Cramer, presidente da Universal Pictures, comemorou o acordo afirmando: “A franquia Bourne reinventou o gênero de espionagem com filmes de ação inovadores. Estamos entusiasmados para expandir esse universo com novas histórias para o público mundial”.

Na mesma linha, Jeffrey Weiner, presidente e CEO da Captivate Entertainment e gestor do espólio de Ludlum, declarou: “Estamos muito felizes que a franquia Bourne permaneça na Universal. Esperamos trabalhar com a equipe do estúdio para expandir a marca Bourne em suas diversas plataformas”.

Criado por Robert Ludlum no livro A Identidade Bourne (1980), o personagem estreou nos cinemas em 2002 sob a direção de Doug Liman e protagonizado por Damon.

Damon estrelou quatro dos cinco filmes lançados, A Identidade Bourne’, ‘A Supremacia Bourne’, ‘O Ultimato Bourne e ‘Jason Bourne, enquanto o derivado ‘O Legado Bourne (2012) acompanhou o agente Aaron Cross, vivido por Jeremy Renner.

Embora os primeiros títulos da franquia cinematográfica tenham aproveitado os nomes das obras de Ludlum, as narrativas se distanciaram do material impresso, que continuou a ser expandido por autores como Eric Van Lustbader e Brian Freeman após a morte do criador.

Somadas, as cinco produções já acumulam mais de US$ 1,6 bilhão em bilheteria mundial.

Notícias

‘Gundam’: Filme live-action da Netflix encerra filmagens

A aguardada adaptação live-action de 'Gundam', estrelada por Sydney...

‘Ben 10’: Warner Bros. desenvolve nova animação após o fim do reboot

A amada franquia 'Ben 10', animação clássica do Cartoon...

‘Cara-de-Barro’: Novo TERROR da DC ganha trailer perturbador

'Cara-de-Barro' (Clayface), novo filme do DCU que trará uma...
José Guilherme
José Guilherme
José Guilherme é jornalista formado e apaixonado por boas histórias desde a infância. Atua na cobertura de cultura desde 2023, com foco em cinema, séries e animes. Entusiasta do audiovisual, também valoriza boas conversas tanto quanto grandes narrativas.