sábado, abril 27, 2024

Além de ‘Karatê Kid’ – Filmes para conhecer Ralph Macchio, o astro de ‘Cobra Kai’

Parece incrível, mas hoje, dia 4 de Novembro de 2022, o ator Ralph Macchio completa 61 anos de idade. Durante muitos anos, digamos durante as décadas de 1980 e 1990, Macchio tirou vantagem de suas feições e formas juvenis. O ator é um destes, assim como Michael J. Fox,, que pareciam ter empacado na adolescência, sem aparentar a verdadeira idade com o passar dos anos. Quando lançou o maior sucesso de sua carreira, Karatê Kid – A Hora da Verdade (1984), por exemplo, embora estivesse interpretando um colegial com seus digamos 16 ou 17 anos, o ator já havia passado da idade para legalmente beber nos EUA, com seus 23 anos. E assim seguiu se fazendo de “gato” pela franquia, a altura que chegou ao terceiro filme, em 1989, Macchio já tinha quase 30 anos, mas seguia fazendo o papel do ingênuo adolescente Daniel LaRusso. É a magia do cinema, é claro, sendo ajudada pela qualidade de “eterno adolescente” do ator.

Sumido das telas, Ralph Macchio ganhou uma segunda onda de popularidade em sua carreira, sendo alçado novamente ao patamar de astro, graças ao sucesso da série Cobra Kai, que começou no Youtube em 2018, migrou para a Netflix e já se encontra em sua quinta temporada. E o melhor, tal resgate do prestígio foi feito na pele do mesmo personagem dos anos 80 – já que Cobra Kai é a sequência tardia, na forma de seriado, para os filmes Karatê Kid. Até mesmo um filme para o cinema que funcionará como novo capítulo da franquia já foi anunciado, visando capitalizar em cima do sucesso da série e, é claro, da nostalgia do original. E o melhor de tudo, Ralph Macchio segue sem aparentar sua verdadeira idade.

Como forma de homenagear este ressurgido ator em seu dia, lembraremos alguns dos trabalhos de Ralph Macchio nos anos 1980 e 1990, com filmes prestigiados e outros cult, que nem todos podem conhecer. Confira.

Rebeldes da Academia (1980)

O primeiro filme da carreira de Ralph Macchio foi este ‘Up the Academy’ (no original), que funciona como uma espécie de Loucademia de Polícia, trocando recrutas amalucados por estudantes de uma academia militar. Os fatos mais curiosos sobre essa comédia adolescente são que, primeiro, tem direção de Robert Downey Sr., pai de Robert Downey Jr; e segundo, foi a primeira e única produção para o cinema da revista MAD, que fez muito sucesso com os jovens nos anos 80.

Vidas Sem Rumo (1983)

Um ano antes de ser revelado ao mundo em Karatê Kid, um dos filmes mais queridos e famosos dos anos 80, Ralph Macchio participou deste drama cult sobre amadurecimento de adolescentes membros de gangues de rua, dirigido por Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão). O chamariz é mesmo o elenco, pois além de Macchio, serviu para revelar nomes como Tom Cruise, Matt Dillon, Patrick Swayze, C. Thomas Howell, Rob Lowe e Emilio Estevez.

 

Os Três Desejos de Billy Grier (1984)

Não deixe de assistir:

Terminando o ótimo ano de 1984 para sua carreira, Ralph Macchio se voltou para a TV com este telefilme onde repetiu a dobradinha com a colega Laura Dern. Indo ao ar pela rede ABC, o drama é uma espécie de O Curioso Caso de Benjamin Button, onde Macchio interpreta o personagem título, um rapaz com a rara doença do envelhecimento precoce e acelerado.

Escola da Desordem (1984)

No mesmo ano de seu grande sucesso em Karatê Kid, o ator participaria como um estudante problemático neste drama intitulado ‘Teachers’ nos EUA. Ser professor não é fácil, e nos anos 80 era muito pior. Ou será? O foco desse filme de Arthur Hiller (Love Story) são os professores de um colégio caótico e o relacionamento dos tutores com os alunos. Quem comanda o show no corpo docente é Nick Nolte, seguido por Morgan Freeman, JoBeth Williams (Poltergeist) e Judd Hirsch. Dentre os alunos, Laura Dern e Crispin Glover.

A Encruzilhada (1986)

Depois do sucesso de Karatê Kid, Ralph Macchio tirou um ano sabático muito merecido sem lançar nenhum filme. Mas logo voltaria ao trabalho de forma acelerada, lançando duas produções em 1986. A primeira foi esse drama musical com doses sobrenaturais no qual o ator interpreta o guitarrista promissor Lightning Boy. Ele resolve fazer parceria com um músico experiente, que diz ter feito pacto com o diabo. O segundo filme que Macchio lançou naquele ano foi justamente a sequência de Karatê Kid.

Torturado pelo Passado (1988)

Mais um ano de descanso, e Macchio voltaria com este drama dirigido por Rick Rosenthal, de Halloween II – O Pesadelo Continua (1981). Quem protagoniza é John Lithgow como um sujeito atormentado devido aos traumas na guerra do Vietnã, que tem dificuldades em se reintegrar à sociedade. Pense numa espécie de Rambo (1982), mas se o protagonista de Stallone tivesse um filho e desejasse se reconectar com ele. Ralph Macchio vive o filho de Lithgow, e o desfecho possui inclusive uma batalha armada assim como Rambo.

Os Loucos Casais da Califórnia (1990)

Um ano depois do desfecho da trilogia Karatê Kid, Ralph Macchio adentrava os anos 90 com esta comédia escrachada do mesmo diretor de seu primeiro filme, ou seja, Robert Downey Sr. – que aqui traz seu filho, Downey Jr., para fazer parceria com Macchio como dois vigaristas contratados por um casal de irmãos milionários a fim de recuperarem sua herança.

Garwood – Prisioneiro de Guerra (1992)

Completando 30 anos de sua estreia, Ralph Macchio repetiu a parceria com o canal americano ABC, protagonizando outro telefilme para a rede. Aqui, era a vez do drama de guerra sobre um prisioneiro real, Robert Garwood, capturado e aprisionado por 14 anos no Vietnã. Macchio vive o personagem título e o filme conta ainda com o veterano Martin Sheen.

Meu Primo Vinny (1992)

O maior sucesso de Ralph Macchio nos anos 90, foi esta comédia de tribunal que fez muito sucesso há exatos 30 anos e ainda deu o Oscar para Marisa Tomei. Desde então o filme caiu em certo anonimato para as gerações mais novas, mas vale a pena ser redescoberto – em cartaz atualmente no acervo da Star+. No filme, Macchio vive um sujeito preso injustamente por um crime que não cometeu, ao ser confundido com um assaltante. Para livrá-lo da enrascada, seu primo Vinny, um advogado malandro vivido por Joe Pesci.

Nu em Nova York (1993)

Com produção do “monstro” Martin Scorsese, esse filme descontraído e moderno tinha como proposta canalizar o sentimento de jovens solteiros vivendo na cidade de Nova York, com grandes aspirações profissionais, tentando encontrar relacionamentos. Quem protagoniza é Eric Stoltz, promissor na época, e Mary-Louise Parker, com Ralph Macchio interpretando o melhor amigo do protagonista.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS