O ator Andrew McCarthy completa hoje, dia 29 de novembro, 60 anos de idade. Embora os fãs de cinema mais novos possam não saber exatamente quem ele é, vale lembrar que McCarthy foi um ídolo adolescente dos anos 1980 e fez parte do grupo de atores carinhosamente chamados de “Brat Pack” – sobre os quais falo na matéria abaixo. Desse grupinho especial saíram revelações como a ruivinha Molly Ringwald, Charlie Sheen e até mesmo o renovado Robert Downey Jr. Mas ao contrário do intérprete de Homem de Ferro, que viu potencial na Marvel quando “era tudo mato”, a maioria dos atores deste “movimento” viveu sua época de glória lá na década mais incorreta de todas, os anos 80. Bem, menos Demi Moore, que também está incluída nesta galerinha.
Leia também: 12 Filmes para Conhecer o Brat Pack: Os Astros Mais Quentes dos anos 80
Alguns dos filmes mais famosos do Brat Pack tiveram assinatura de ninguém menos do que John Hughes, vide Clube dos Cinco e Mulher Nota Mil, afinal Hughes e produções adolescentes combinam tanto quanto pão com manteiga. Embora Andrew McCarthy não tenha feito uma migração tão satisfatória para as décadas seguintes como alguns de seus companheiros da época, o ator continua em atividade até hoje em trabalhos de menor relevância na frente das câmeras – mas fez a transição para trás das câmeras, se tornando diretor de séries badaladas, como Orange is the New Black e Lista Negra (onde dirigiu o amigo James Spader). Para homenagear o agora sessentão Andrew McCarthy vamos relembrar alguns de seus filmes mais marcantes nos anos 80 e 90 – temos certeza de que você deve ter ouvido falar de algum. Confira.
A Garota de Rosa-Shocking (1986)
O filme mais famoso da carreira de Andrew McCarthy é também um verdadeiro clássico dos filmes adolescentes dos anos 80. E um que merecia alguma espécie de reboot, fosse uma continuação atual para algum streaming, ou até mesmo uma série de TV no estilo Cobra Kai. Aqui, McCarthy atua ao lado de ninguém menos do que a ruivinha Molly Ringwald, símbolo dos filmes teen da época, numa produção romântica escrita por John Hughes.
Um Morto Muito Louco (1989)
Esse aqui temos certeza de que muitos já ouviram falar, nem que seja pela funk brasileiro que ficou bastante conhecido. Essa produção cara-de-pau traz McCarthy ao lado de Jonathan Silverman como dois funcionários ambiciosos de uma empresa convidados para uma festa de fim de semana na casa de praia de seu chefe. Chegando lá recebem as piores boas-vindas da história ao descobrirem que o sujeito foi assassinado. Agora, precisarão fingir que ele ainda está vivo para não serem incriminados.
O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (1985)
Esse filme pode ser considerado o epicentro do movimento Brat Pack, por escalar em cena quase todos os seus representantes, e mostrava os atores um pouco mais velhos, como graduados na faculdade no início de sua vida adulta se reencontrando. A direção é de Joel Schumacher, e no elenco além de McCarthy, Demi Moore, Rob Lowe, Judd Nelson, Emilio Estevez, Ally Sheedy e Andie MacDowell.
Manequim (1987)
Falei sobre esta comédia de fantasia recentemente na matéria sobre os queridos filmes da Sessão da Tarde que completam 35 anos em 2022. Na trama, Andrew McCarthy é um jovem designer especializado na criação de manequins. O rapaz termina apaixonado por sua mais nova criação, e é claro que a boneca ganha vida, assumindo as formas de Kim Cattrall (de Sex and the City), mas só ele é capaz de ver. A produção é da picareta Cannon Films.
Leia também: Sessão da Tarde Anos 80! Relembre as clássicas comédias adolescentes que completam 35 anos
Abaixo de Zero (1987)
Também completando 35 anos em 2022, este drama da 20th Century Fox apresenta Andrew McCarthy como um jovem retornando para sua cidade natal de Los Angeles para curtir suas férias na faculdade, quando descobre que seu melhor amigo (papel de Robert Downey Jr.) está mergulhado até a cabeça no mundo das drogas, viciado e devendo a sujeitos muito perigosos. James Spader também está no elenco.
O Clube da Felicidade e da Sorte (1993)
Essa é a primeira produção dos anos 90 de Andrew McCarthy a aparecer na lista. O ator também participou de algumas obras marcantes nesta década. Aqui ele faz apenas uma participação, já que este drama cult é altamente representativo da cultura asiática e conta sobre quatro amigas chinesas nascidas na América lembrando de seus passados e de suas mães, nascidas na China. Uma obra emocionante, protagonizada por Tamlyn Tomita, a Kumiko de Karatê Kid 2 e Cobra Kai.
Um Morto Muito Louco 2 (1993)
No mesmo ano do drama sobre mulheres asiáticas citado acima, estreava a única sequência que Andrew McCarthy fez em sua carreira – justamente de um de seus maiores sucessos. Na trama, McCarthy e Silverman retornam e precisam tirar o corpo de seu chefe do necrotério a fim de recuperar uma bolada. Assim, o levam para o Caribe para embolsar o dinheiro e terminam se metendo com criminosos que praticam vudu e fazem o morto sair andando e dançando por aí – daí veio a inspiração para a coreografia do funk brasileiro.
Uma Questão de Classe (1983)
Em seu primeiro filme no cinema, Andrew McCarthy estrela ao lado de Rob Lowe, outro nome representante do Brat Pack. Na trama, McCarthy consegue entrar numa faculdade para jovens ricos e faz amizade com o personagem de Lowe, um playboy milionário. Mas a amizade dos dois é abalada depois que acidentalmente o protagonista descobre que a mulher mais velha com quem teve um tórrido caso amoroso é na verdade a mãe de seu melhor amigo – papel de Jacqueline Bisset.
O Paraíso te Espera (1992)
Essa comédia está completando 30 anos e traz Andrew McCarthy como um sujeito que toma um pé na bunda da companheira, bem na véspera de uma viagem paradisíaca para o México. Ele então conhece outra mulher, papel de Kelly Preston, e resolve levá-la com ele para a viagem. Mas ela pode ainda não ser o amor de sua vida, e ele precisa decidir entre Preston e Helen Hunt – outra jovem que ele conhece no local.
O Ano da Fúria (1991)
Dirigido por John Frankenheimer, este filme traz McCarthy como um jornalista, trabalhando ao lado da fotojornalista vivida por Sharon Stone – um ano antes de sua explosão em Instinto Selvagem -, enquanto fazem a cobertura dos atos da facção terrorista conhecida como Brigada Vermelha em Roma no ano de 1978.
Sem Amanhã (1988)
Essa é uma das produções menos famosas, digamos, saída do “movimento” Brat Pack. O filme reúne Andrew McCarthy com sua dupla de A Garota de Rosa-Shocking, a ruivinha Molly Ringwald. Mas ao invés de uma comédia romântica, aqui temos um drama com certo romance – numa trama um jovem abandonando sua noiva após ficar enfeitiçado por uma garota que conheceu numa festa, somente para descobrir que ela já era casada.
Uma Dupla Acima da Lei (1988)
Aqui, Andrew McCarthy e Matt Dillon vivem dois andarilhos sem rumo, que fazem amizade e seguem juntos. Porém, o primeiro logo irá descobrir da pior maneira possível que seu novo amigo é um violento assaltante de bancos, que logo o arrasta para a encrenca junto.