sábado, abril 27, 2024

Após ‘Noite Infeliz’, relembre os filmes de Natal mais BIZARROS já feitos

Dá pra dizer que filmes natalinos aparecem como uma espécie de subgênero dentro do cinema, pois, mesmo que exista uma camada de estilos diferentes que já abordou o tema, o clima de Natal que paira sob essas produções dá um tom diferente à narrativa.

Alguns clássicos como ‘A Felicidade Não Se Compra’ (1946), ‘Esqueceram de Mim’ (1990) e ‘O Estranho Mundo de Jack‘ (1993) meio que definiram como seriam os tradicionais filmes natalinos, porém obras como ‘Duro de Matar’ (1988), que apostaram em um viés dessemelhante, mas sem nunca deixar de lado a conhecida magia da época, são tão importantes quanto essas produções mais habituais.

Contudo, ao longo dos anos, tivemos alguns filmes que foram absolutamente inusitados e fora da curva, mas que usaram o tema do Natal para contar àquilo que queriam. Muitos deles estão encaixados no estilo do horror, mas outros simplesmente chutaram o balde e usaram o mote do Papai Noel apenas para surpreender o seu público com histórias pra lá de insanas.

É o que acontece com o recém-lançado ‘Noite Infeliz’, que traz David Harbour (‘Stranger Things’) na pele do bom velhinho, porém de maneira bem peculiar, tomando todas e trucidando dezenas de bandidos. Pegando carona nessa ideia, fizemos uma lista com alguns filmes malucos que tomaram emprestado o clima natalino e deixaram todo mundo com o queixo no chão pelo nível de insanidade. Ah, e não esquece de citar também os que vocês curtem. Bora lá!

Herói por Engano (1996)

Na inusitada trama, o avarento e musculoso Blake Thorne, vivido pelo icônico Hulk Hoganm ficou rico trabalhando com marketing de suplementos alimentares. Ele era um cara legal, mas conforme a grana foi aumentando, seu egoísmo também aumentou. Um belo dia, ele se mete em encrencas, e com a polícia atrás dele, resolve se disfarçar simplesmente de Papai Noel. Ele sofre uma amnésia e um oportunista convence Blake que ele é Papai Noel de verdade. Nessa nova empreitada, ele quer ser uma espécie de super-herói do Natal.

Natal Sangrento (1986)

Não deixe de assistir:

Esse é um clássico que acabou gerando várias continuações, onde neles vemos a história de um garoto que após presenciar a morte de seus pais, cresce e se torna um assassino cruel que utiliza roupas de Papai Noel para atrair novas vítimas. Apesar de não possuir cenas tão fortes, o filme causou muita polêmica, multidões foram à porta dos cinemas blasfemar contra quem fosse vê-lo, obrigando a distribuidora a tirar todos os anúnios da produção seis dias após seu lançamento oficial, o que só deixou ‘Natal Sangrento‘ mais famoso, pois todos queriam ver.

Natal Negro (2006)

Pra quem não sabe, ‘Natal Negro‘ é um remake do clássico de terror de 1974, e conta a história de uma fraternidade onde, há muitos anos, o garotinho Billy sofreu abusos de sua mãe. Ela acaba matando o marido para começar uma nova família com seu amante, prendendo Billy no sótão – para sempre. Quando a mãe de Billy engravida de uma menina e a trata com amor, algo que Billy nunca vivenciou, Billy foge do sótão e mata brutalmente sua mãe e seu amante. Muitos anos depois, as garotas que moram na fraternidade onde Billy passou sua infância são atormentadas por misteriosas ligações de um estranho na noite de Natal.

Uma Noite de Fúria (2005)

Semelhante ao próprio ‘Noite Infeliz‘, em ‘Uma Noite de Fúria‘ vemos que Papai Noel sempre foi um sujeito bem escroto, porém perdeu uma aposta com um anjo e teve que ser bonzinho por 1.000 anos, mas agora esse prazo acabou. Agora ele quer recuperar toda a maldade perdida e corrigir sua reputação. Para isso decide atropelar a noite de Natal, deixando sua marca. As pessoas descobrem da pior maneira possível que Papai Noel existe. Esta noite de Natal não será um sonho, e sim um pesadelo. Se você procura algo bonitinho para a noite de Natal, passe longe desse filme, pois a coisa é bizarra!

A Christmas Horror Story (2015)

O longa de terror independente ‘A Christmas Horror Story‘ passou despercebido pela maior parte dos fãs do gênero ou mesmo pelos apreciadores de filmes natalinos, porém merece por aqui. O filme que funciona como uma antologia, trazendo contos diversos, que poderia oscilar em sua qualidade, mas que de maneira geral trazem histórias de Natal de gelar a espinha, em especial para a criatura da floresta.

Jack Frost (1997)

Esse é mais um exemplo de história maluca, já que, na trama, um carro que estava carregando um serial killer sofre um acidente ao bater em um caminhão que carregava um composto químico experimental. O resultado? O corpo do criminoso derrete, se funde com a neve e agora temos um boneco de neve assassino buscando vingança contra o policial que o mandou para a prisão. Um filme divertidíssimo que não se leva a sério em momento algum e que tem soluções bastante criativas para contornar o baixo orçamento. E que acabou ficando icônico ao longo dos anos.

Krampus: O Terror do Natal (2015)

Sabemos que o Natal é conhecido por promover a união, porém na família de Max (Emjay Anthony) o que acontece é justamente o oposto. Em vez da fraternidade caraterística dessa época do ano, o clima de guerra entre pais, tios, tias e primos acaba despertando uma força maligna — Krampus, demônio mais conhecido por ser a sombra do Papai Noel. O filme é dirigido por Michael Dougherty, que mescla elementos de terror natalino com boas sacadas cômicas e ao mesmo tempo malucas.

Perigo Próximo (2016)

Sem dúvidas esse é o filme mais inusitado e surpreendente que trabalhou com o tema natalino. Que deixa o espectador impactado a todo momento devido a situações extremas. Nele vemos que nas vésperas de Natal, o casal Deandra e Robert Lerner chama sua babá, Ashley, para cuidar do filho de 12 anos de Robert. Durante a noite, ela tem que defender o garoto e a si mesma de estranhos que estão tentando invadir a casa. Mas o acontecimento está longe de ser uma invasão normal ao domicílio. Enquanto o garoto vai ficando obcecado em conquistar o amor de Ashley, a noite que aparentava ser tranquila se transforma em um pesadelo.

Mais notícias...

Wilker Medeiroshttps://www.youtube.com/imersaocultural
Wilker Medeiros, com passagem pela área de jornalismo, atuou em portais e podcasts como editor e crítico de cinema. Formou-se em cursos de Fotografia e Iluminação, Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, Forma e Estilo do Cinema. Sempre foi apaixonado pela sétima arte e é um consumidor voraz de cultura pop.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS