sexta-feira, abril 19, 2024

As Heroínas e Mulheres Fortes do Cinema de James Cameron

Com a celebração do Dia das Mulheres e a recente estreia da superprodução Alita: Anjo de Combate , desenvolvemos uma nova lista comemorativa.

O foco aqui são as personagens femininas donas de muita personalidade, garra e independência que sempre permearam as obras de James Cameron – seja em seus filmes como diretor, produtor ou simplesmente roteirista. Vem com a gente homenagear estas personagens maravilhosas (e suas intérpretes).

Crítica em Vídeo | Alita: Anjo de Combate – Espetáculo visual que merece ser visto em 3D!

Sarah Connor (Linda Hamilton)

Não poderíamos começar a lista de outra forma. Sarah Connor foi a primeira personagem feminina de grande relevância num filme do diretor. Trata-se de O Exterminador do Futuro (1984), seu segundo filme, primeiro grande sucesso e a obra que escreveu seu nome no mapa. Aqui, vivida por Linda Hamilton, Sarah era uma jovem garçonete cuja maior preocupação era pagar o aluguel e o que fazer no sábado à noite. No entanto, viu seu mundo virar de cabeça para baixo quando se tornou alvo de uma máquina assassina vinda do futuro, que se disfarça perfeitamente de ser humano. Tudo porque ela seria mãe do homem que iria liderar a resistência contra os robôs no futuro. Sarah (ainda vivida por Hamilton, que foi esposa do diretor) voltou na continuação de 1991, agora sim mais forte e vestindo o “manto” da heroína. Sagaz e cheia de habilidades, ela precisa salvar seu filho, ainda menino, de uma ameaça ainda maior. Este ano, veremos Hamilton incorporar novamente a personagem em Terminator: Dark Fate, que tem produção de Cameron.

Ellen Ripley (Sigourney Weaver)

 

James Cameron é mestre em pegar mulheres comuns que passam por um grande trauma, e transformá-las em guerreiras heroínas. O mesmo processo que acompanhou desde o início em O Exterminador do Futuro com Sarah Connor, o diretor reprisa aqui em Aliens – O Resgate (1986), sequência do sucesso Alien – O Oitavo Passageiro (1979). Cameron não teve nada a ver ou sequer esteve envolvido com o primeiro filme de Ridley Scott, no entanto, pegou o conceito da sobrevivente fragilizada e a transformou numa das personagens mais badass do cinema de todos os tempos. Este modelo de personalidade de Ripley foi levado para as duas continuações que vieram e nas prequels do próprio Scott (com as personagens de Noomi Rapace e Katherine Waterston). Mas nenhuma versão jamais se comparou ao que Cameron fez pela personagem e pelo próprio filme – que rivaliza com o original o afeto dos fãs.

Rose Dewitt Bukater (Kate Winslet)

Não deixe de assistir:

Tudo bem que Titanic (1997) não é uma ficção científica ou sequer se passa no futuro. Mas o projeto mais ambicioso da carreira do diretor (e o mais prestigiado também – que o tirou do cinema de nicho) igualmente apresenta uma personagem feminina pra lá de guerreira. Quando protagonizou o longa, a atriz Kate Winslet não era muito conhecida do grande público – mas impressionou tanto os fãs no papel de uma jovem aristocrata que se apaixona por um rapaz proletário, papel de Leonardo DiCaprio, que os dois ainda despertam paixões quando aparecem juntos. Fora isso, Winselt recebeu sua segunda indicação ao Oscar pelo papel. Rose é uma mulher que não aguenta mais a vida que foi planejada para ela, e vê em Jack a fuga para a felicidade. Para isso, a jovem corre atrás e luta contra todas as adversidades, incluindo um gigantesco navio afundando. Lutar pelo amor é uma das maiores provas de coragem do ser humano. E a parceria de Winslet com Cameron voltará aos holofotes na sequência de Avatar.

Neytiri (Zoe Saldana)

A bela descendente de dominicano com porto-riquenho Zoe Saldana é uma das grandes heroínas do cinema de ação atual. Seu talento é indiscutível, mas Saldana vai além se mostrando uma das mais eficientes intérpretes físicas do cinema atual. É só dar uma olhada em filmes como Os Perdedores (2010), Colombiana: Em Busca de Vingança (2011) e nas franquias da Marvel, como Guardiões da Galáxia, onde interpreta Gamora. No entanto, antes de tudo isso, James Cameron viu potencial na moça e a escalou para viver a espirituosa líder Neytiri, uma alienígena imponente do planeta Pandora, vivendo uma verdadeira história de Romeu e Julieta. Em breve veremos Neytiri novamente na sequência de Avatar, programada para 2020, e que contará com a presença de outra heroína forte da galeria de Cameron: Kate Winslet.

Helen Tasker (Jamie Lee Curtis)

À primeira vista esposa inocente e entediada, Helen é uma mãe de família que pensa que seu marido é um chato vendedor de computadores. O sujeito, interpretado por Arnold Schwarzenegger, é na verdade um agente secreto do nível de 007- James Bond, fato que ele esconde da mulher e da filha para sua própria segurança. Helen, por outro lado, está em busca de adrenalina em sua vida e seguindo seus desejos, termina por se meter em algumas enrascadas. Atrapalhada de início, ela se mostra um par à altura para o marido. Durante muito tempo, o diretor planejou uma continuação para True Lies (1994), mas o que sairá do papel será mesmo uma série de TV – sem as presenças dos protagonistas Arnold e Curtis.

Lindsey Brigman (Mary Elizabeth Mastrantonio)

 

O fundo do mar e os oceanos sempre foram uma paixão para James Cameron, tanto que diversos dos seus documentários são focados no tema. Então, não é de se espantar que uma de suas superproduções mais ambiciosas de ficção científica também seja centrada em tal tópico. Este foi o filme que Cameron fez depois de O Exterminador do Futuro (1984) e Aliens, o Resgate (1986). Mas ao contrário dos anteriores, não se tornou um enorme sucesso de bilheteria, vindo a ser redescoberto como obra cult e permanecendo como um de seus filmes menos famosos e lembrados. Na trama, um grupo de mergulhadores recebe a missão de encontrar um submarino nuclear, porém, o que terminam encarando é a descoberta de vida alienígena no fundo do oceano. Na equipe, arriscando a vida, Lindsey é a protagonista feminina, interpretada pela ótima Mary Elizabeth Mastrantonio.

Lornette ‘Mace’ Mason (Angela Bassett)

A belíssima e musculosa Angela Bassett estava no auge de sua forma física no subestimado e esquecido Estranhos Prazeres (1995). Esta é uma obra dirigida pela talentosíssima Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror), a única diretora mulher a ganhar o Oscar na categoria até hoje. Bigelow havia sido casada com Cameron, e os dois mantiveram um relacionamento amigável e profissional. Assim, Estranhos Prazeres traz Cameron no roteiro e produção. Este é um thriller criativo que se passa na virada do milênio, de 1999 para 2000, época em que muitos acreditavam que a tecnologia da Terra iria parar. Neste “futuro”, máquinas colocadas em nossas cabeças, gravam o que vemos como câmeras, transformando nossas memórias em mídias de computador. Sim, já era Black Mirror antes de Black Mirror. No meio desta trama envolvendo corrupção policial, traficantes de memórias e um amor perdido, Angela Bassett surge como uma motorista/segurança durona, que junto aos personagens de Ralph Fiennes e Juliette Lewis, se vê no meio de uma conspiração.

Max Guevera (Jessica Alba)

Criado e produzido por James Cameron, o programa de TV Dark Angel foi ao ar em 2000, mas infelizmente durou apenas duas temporadas, de 42 episódios ao total, e saiu da programação em 2002. A série de TV serviu para apresentar a bela Jessica Alba e fazer dela uma estrela no início dos anos 2000 – época em que sua popularidade gigantesca a transformou na mulher mais procurada e baixada na internet. Aqui, Alba vivia Max, uma das crianças alteradas geneticamente num laboratório, que terminam por ter seus sentidos, força e agilidade aumentados, transformando-as basicamente em super-heróis.  A trama se passa num futuro, onde a realidade é pós-apocalíptica e as coisas não estão nada boas. As crianças fogem do laboratório, e anos depois encontramos Max nas formas de Alba, pronta para arrumar confusões e se meter em diversas aventuras. Dark Angel merecia um revival como filme, ou até mesmo como uma nova série de TV.

Alita (Rosa Salazar)

De Dark Angel, passamos para Battle Angel. Alita: Anjo de Combate é a nova superprodução que leva a assinatura do diretor James Cameron. Com roteiro e produção do criador de Titanic e Avatar, o longa se encontra atualmente em cartaz nos cinemas do país. E para variar, aqui Cameron entrega mais uma personagem feminina forte, que nos guia por sua jornada recheada de adrenalina. Alita (Rosa Salazar) é uma menina robô, que não sabe muito bem quem é. E sua aventura de autodescoberta está intimamente ligada com o destino desta nova realidade futurística.

Crítica | Alita: Anjo de Combate – Muita ação e um espetáculo visual imperdível!

Grace e Dani Ramos (Mackenzie Davis e Natalia Reyes)

Colocamos estas duas juntas porque muito pouco é sabido do novo filme da franquia Exterminador do Futuro até o momento. O novo título Terminator: Dark Fate foi divulgado há pouco tempo, e sabemos que o longa terá a participação ativa de James Cameron na produção e as voltas de Arnold Schwarzenegger e Linda Hamilton, como o Exterminador e Sarah Connor respectivamente. No entanto, duas outras personagens femininas chamam atenção no filme – e sendo esta uma produção de Cameron, já espere mulheres fortes que roubarão a cena. Da bela Natalia Reyes e sua Dani Ramos nada foi divulgado, apenas suas origens latinas são evidentes. No entanto, a mais intrigante é a personagem de Mackenzie Davis. Misteriosa desde o início, especulava-se que ela seria uma versão jovem de Sarah Connor, já que os filmes da franquia envolvem viagem no tempo – assim poderíamos ter Sarah em duas linhas temporais, com idades diferentes. O que despertou o falatório foram imagens de Davis toda sarada (e como sabemos, Sarah no segundo filme está toda musculosa). Fora isso, a personagem exibe cicatrizes pelo corpo todo, especialmente nos braços. Seriam implantes? Seria ela um robô? Agora, a personagem aparece portando o nome Grace. O que pode ser apenas um disfarce. Bem, só nos resta esperar até novembro, quando o filme será lançado.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS