sábado, abril 27, 2024

‘As Panteras’, ‘A Feiticeira’, ‘Miami Vice’ e os Filmes dos anos 2000 Baseados em Séries Clássicas de TV

Dentre todas as fontes que servem como base para produções cinematográficas, os filmes baseados em séries de TV se tornaram quase um subgênero próprio. Esse diálogo entre cinema e TV é antigo e funciona como via de mão dupla. Ou seja, programas de TV ganham sobrevida nas telonas como superproduções (‘Missão: Impossível‘ talvez seja o maior exemplo disso), ao mesmo tempo em que, principalmente hoje, franquias cinematográficas ganham extensões nas telinhas (ou streamings) – como no universo de ‘Star Wars‘ e da Marvel.

Nessa nova matéria iremos falar justamente do primeiro tópico comentado acima. Ou seja, as adaptações para o cinema de programas de TV clássicos. E para isso voltaremos para a década de 2000, e apresentaremos alguns filmes badalados no período que usaram como matéria-prima séries bastante clássicas da televisão. Confira abaixo e diga se lembra de todas.

As Panteras (2000)

A década de 2000 começou apresentando a que seria a adaptação mais bem sucedida de uma série de TV antiga nas telonas naquele período. ‘As Panteras’, ou ‘Charlie’s Angels’ (no original), surgiu como um programa televisivo ainda em 1976. O seriado apresentava três belas mulheres trabalhando para uma agência de detetives particulares sob o comando do misterioso Charlie.

A ideia foi revivida justamente em 2000, quando Drew Barrymore produziu e estrelou a versão para o cinema, assinada por McG. A atriz chamou as amigas Cameron Diaz e Lucy Liu para fechar a trinca. Com produção da Sony, o filme se tornou sucesso e rendeu uma sequência 3 anos depois. Foram tentados ainda um revival na TV em 2011, e um novo filme com Kristen Stewart no cinema em 2019. Mas seria legal ver o retorno de Barrymore, Diaz e Liu nas telonas.

S.W.A.T. (2003)

Um ano antes de a série ‘As Panteras’ estrear, chegava às telinhas dos EUA outro programa policial – esse bem “linha dura”. Com o slogan de ser “a polícia da polícia”, ‘S.W.A.T.’ é uma unidade da lei de armas e táticas especiais para o perigo. A ideia seria revivida no cinema em 2003, também pelas mãos da Columbia Pictures (Sony), com direção de Clark Johnson, e nomes como Colin Farrell, Samuel L. Jackson, Michelle Rodriguez, LL Cool J e Jeremy Renner impulsionando o projeto. Apesar do relativo sucesso, nunca teria uma sequência, e terminou retornando para a TV em 2017.

Sou Espião (2002)

Agora voltaremos mais ainda no tempo, para uma série da década de 1960. Intitulado ‘Os Destemidos’ (aqui no Brasil) e ‘I Spy’ (em seu título original), o programa era uma mistura de aventura, ação e certo humor, com a trama apresentando dois espiões se passando por um jogador de tênis e seu treinador em suas missões secretas ao redor do mundo. O tratamento de uma superprodução do projeto seria dado em 2002, quando a ideia foi levada às telonas pela Columbia Pictures (mais uma vez) e tendo Eddie Murphy, um dos maiores astros do período, como protagonista.

Não deixe de assistir:

Starsky & Hutch (2004)

Agora retornamos para os anos 70. ‘Starsky & Hutch’, um título difícil para os brasileiros pronunciarem, trata-se dos sobrenomes dos parceiros policiais Dave Starsky (Paul Michael Glaser) e Ken “Hutch” Hutchinson (David Soul). O seriado mostrava a dupla desvendando crimes nas ruas, mas o chamariz era o carrão vermelho da marca Ford Gran Torino que usavam como veículo.

O programa revivido em 2004, em uma parceria da Warner Bros. com a Dimension Films (no Brasil distribuído pela Disney). Quem comandou a versão para o cinema foi ninguém menos que Todd Phillips, do fenômeno ‘Coringa’ (2019). E estrelando tivemos a dupla Ben Stiller e Owen Wilson, que exibiu uma química fantástica.

Os Thunderbirds (2004)

Aqui, temos um dos exemplares mais curiosos, e que talvez os mais novos sequer tenham ouvido falar – isso porque sua versão para o cinema passou tão em branco que muitos nem sabem que existe. Falamos de ‘Thunderbirds’, seriado de 1965. A sacada aqui é que ao invés de atores reais, tínhamos bonecos marionetes como os protagonistas da narrativa. A investida marcou a TV mundial pela criatividade.

A trama apresenta uma família no futuro do ano de 2065, donos de uma agência de resgate ultra-secreta e tecnológica, cuja missão é salvar quem quer que seja das situações mais perigosas imagináveis. Curiosamente, na adaptação para o cinema de 2004, a opção não foi pelos famosos bonecos, mas sim por atores humanos – o que talvez tenha descaracterizado muito a proposta para os fãs. No elenco humano, nomes como o saudoso Bill Paxton, Anthony Edwards e Ben Kingsley.

A Feiticeira (2005)

Uma das mais icônicas sitcoms da história da TV, ‘A Feiticeira’ estreou em 1964. Bem antes de Harry Potter, o universo mágico era criado nas telinhas, com a bruxa Samantha, papel imortalizado por Elizabeth Montgomery, parte de uma linhagem de pessoas com dons sobrenaturais. Para termos uma ideia, a série foi inspiração para ‘WandaVision’, da Marvel, por exemplo.

No cinema, ao invés de adaptar o clássico programa como o conhecemos, a diretora e roteirista Nora Ephron resolveu por uma história metalinguística. A trama mostra os bastidores de um reboot da série clássica – no velho esquema do filme dentro do filme. O elenco da versão para o cinema. contou com Nicole Kidman, Will Ferrell, Shirley MacLaine e Steve Carell.

Miami Vice (2006)

Uma das tendências de Hollywood ao interpretar para as telonas séries clássicas da TV é apostar no humor, transformando tudo em uma comédia – mesmo que a fonte não seja assim. Os realizadores de ‘Miami Vice‘, o filme, no entanto, apostaram no clima tenso de thriller policial da série de TV.

Miami Vice’ estreou em 1984. No cinema, em 2006, Michael Mann tratou de dirigir e dar um ar de realismo trazendo a história da dupla policial Sonny Crockett e Ricardo Tubbs, na série vividos por Don Johnson e Philip Michael Thomas, e no filme por Colin Farrell e Jamie Foxx, para o nosso mundo. Pena que nunca teve continuação.

Os Gatões (2005)

Alguns programas de TV fizeram tanto sucesso em suas exibições que se tornavam parte do zeitgeist da época. Veja o caso com o programa de ação cômico ‘Os Gatões’ (ou ‘Dukes of Hazzard’), que fez tanto sucesso que se tornou até mesmo desenho animado em 1983 pelas mãos da Hanna-Barbera. O programa contava sobre uma família de caipiras que vivia se metendo em problemas com a lei.

Uma das marcas eram suas peripécias ao volante do “General Lee”, um Dodge Charger 1969 laranja com o número 01 pintado nas portas e a bandeira dos confederados no teto. A série original estreou em 1979. No cinema, sua primeira adaptação em grande estilo ocorreria 20 anos após o término do seriado. Bancado pela Warner, em 2005, o longa viu Seann William Scott (o eterno Stifler de ‘American Pie’) e Johnny Knoxville (de ‘Jackass’), como os primeiros Bo e Luke, respectivamente.

Agente 86 (2008)

Outra série dos anos 60 que mergulhava no gênero da espionagem, porém, com um grande diferencial. ‘Agente 86’ (ou ‘Get Smart’ no original) ficou conhecida como a série de comédia de espionagem mais famosa da cultura pop. Vinte e oito anos depois, a ideia seria repaginada em grande estilo pela Warner nas telonas na forma de uma superprodução. ‘Agente 86’ de 2008 trouxe Steve Carell como Maxwell Smart, e a vencedora do Oscar Anne Hathaway como sua parceria, a Agente 99.

O Elo Perdido (2009)

Já imaginou como seria voltar no tempo para a era dos dinossauros? Muito antes de ‘Jurassic Park’, essa era a proposta de ‘O Elo Perdido’ (Land of the Lost), marco da TV norte-americana da década de 1970. Com muita criatividade e ambição, a série mostrava a família Marshall, que termina encontrando um portal no tempo e o atravessando até uma realidade alternativa no passado.

A série estreou em 1974 e depois disso, ganharia um revival em 1991. Em 2009, ‘O Elo Perdido’ se tornaria uma galhofa completa. Enquanto na série o gênero principal era a aventura e até certo suspense, quando a ideia foi transposta para as telonas, os realizadores decidiram investir na comédia acima de tudo. E para isso contrataram Will Ferrell como protagonista, na pele do Dr. Rick Marshall.

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS