terça-feira, abril 23, 2024

Asghar Farhadi, diretor vencedor do Oscar, é condenado por plagiar aluna em filme ‘O Herói’

O cineasta iraniano vencedor do Oscar, Asghar Farhadi, foi condenado por um tribunal em seu país por plagiar uma ideia para o seu novo filme ‘Um Herói‘, a partir de um documentário feito por uma sua antiga estudante de cinema, segundo informações divulgadas pelo portal The Hollywood Reporter.

Farhadi, que ficou conhecido por vencer os prêmios da Academia de Melhor Filme Internacional, por ‘A Separação‘ (2011) e ‘O Apartamento‘ (2016), viu um tribunal em Teerã, Irã, considerá-lo culpado por violar os direitos de autor em relação ao título ‘All Winners All Losers‘, documentário feito pela também iraniana Azadeh Masihzadeh, e de plagiar elementos-chave para o seu novo filme sem dar nenhum crédito.

Algumas notícias já indicavam que decisão era vinculativa e não podia ser apelada, com outro juiz determinando a pena de Farhadi, que na pior das hipóteses poderá ser condenado a prisão e ter que entregar à sua antiga estudante todos os lucros de ‘Um Herói‘, que esteve na corrida ao Oscar esse ano.

Porém, o seu advogado disse nas redes sociais que o investigador do caso rejeitou parte da queixa dada por Masihzadeh sobre a divisão de receitas e “a decisão não é um veredito final do tribunal, mas sim considerada parte do processo de julgamento”, que passará a seguir por outros tribunais.

Asghar Farhadi reconheceu que seu filme foi baseado na mesma história verídica de ‘All Winners All Losers‘, que Azadeh Masihzadeh desenvolveu quando era sua aluna em um dos seus workshops sobre documentários, mas não lhe deu o crédito alegando que já tinha feito uma pesquisa da história de forma independente.

Mais notícias...

Wilker Medeiroshttps://www.youtube.com/imersaocultural
Wilker Medeiros, com passagem pela área de jornalismo, atuou em portais e podcasts como editor e crítico de cinema. Formou-se em cursos de Fotografia e Iluminação, Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, Forma e Estilo do Cinema. Sempre foi apaixonado pela sétima arte e é um consumidor voraz de cultura pop.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS