A vencedora do Oscar Brenda Fricker, conhecida por seus papéis no drama ‘Meu Pé Esquerdo’ e na sequência ‘Esqueceram de Mim 2’, faleceu após um período enfrentando problemas de saúde. Ela tinha 81 anos.
Em uma declaração oficial, seu agente Phil Belfield confirmou a morte da atriz e disse: “nós nunca mais a veremos e o mundo está mais triste sem ela”.
“Foi uma honra conhecê-la, amá-la e trabalhar com ela. Ela sempre terá um lugar no meu coração e no coração de tantos fãs de cinema e TV ao redor do mundo”, acrescentou o agente.
Nascida em Dublin em 1945, Fricker iniciou sua carreira como jornalista antes de migrar para a televisão e conquistar papéis em séries britânicas como ‘Coronation Street’ e ‘Casualty’ — nesta tendo interpretado Megan Roach ao longo de 65 episódios.
Ela alcançou reconhecimento internacional ao interpretar Bridget Fagan Brown, mãe de Christy Brown (Daniel Day-Lewis), no filme ‘Meu Pé Esquerdo’, de Jim Sheridan.
Assim como Day-Lewis, Fricker ganhou um Oscar por sua atuação no filme, que conta a história de um irlandês nascido com paralisia cerebral que conseguia controlar apenas o pé esquerdo. Fricker tornou-se a primeira atriz irlandesa a vencer um Oscar, superando grandes estrelas como Julia Roberts e Anjelica Huston na disputa pelo prêmio.
Dois anos depois, ela apareceu em ‘Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York’ no papel icônico da Mulher dos Pombos do Central Park, o que lhe rendeu reconhecimento mundial.

