quinta-feira, abril 18, 2024

Cannes 2023 | Filme Brasileiro A Flor do Buriti é Premiado no Festival

Dedicada a filmes originais e aos talentos de amanhã, a mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar) anunciou nesta sexta-feira, dia 26 de maio, seus ganhadores. A produção luso-brasileira A Flor do Buriti, de João Salaviza e Renée Nader Messora, chamou a atenção do júri e levou o Prix d’Ensemble (Melhor Equipe). Na trama, durante anos, o povo indígena Krahô reinventa-se de infinitas formas para resistir a garimpeiros, militares e outras ameaças e continuar em suas terras. 

É maravilhoso receber esse prêmio porque nos permite pensar no que aprendemos com os Krahô todos os dias, que é como viver em coletivo. Com esse prêmio contemplamos todas as pessoas envolvidas no filme e todas as pessoas das quatro aldeias em que filmamos. Esse filme não existiria sem todos.”, declarou a diretora Renée Nader Messora durante a remissão da distinção. 

Este ano, a seleção contou com 20 longa-metragens, sendo oito deles de diretores iniciantes, ou seja, concorrente igualmente da Caméra d’Or — prêmio disputado por todo primeiro filme presente na Seleção Oficial. Desde 1998, os filmes são avaliados por um júri de profissionais do cinema, específico da seção, composto por cinco membros.

Presidido pelo ator estadunidense John C. Reilly, dessa vez, o júri contou com a atriz belga Émilie Dequenne, do diretor cambojano-francês Davy Chou, da atriz alemã Paula Beer e da diretora francesa Alice Winocour. Eles concederam o prêmio principal ao longa de estreia How To Have Sex da britânica Molly Manning Walker. Outros quatro filmes foram prestigiados [veja a lista completa no fim deste artigo]. 

Este não é o primeiro prêmio da dupla João Salaviza e Renée Nader Messora em Cannes. Em 2018, os cineastas apresentaram o filme Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, na Un Certain Regard, e foram laureados com o Prêmio Especial do Júri. Vale mencionar que o brasileiro Karim Aïnouz ganhou o prêmio principal na mesma seleção em 2019, com A Vida Invisível de Eurídice Gusmão

Os premiados:

Prix Un Certain Regard
How To Have Sex, de Molly Manning Walker (Primeiro filme)

Prix de la Nouvelle Voix (Melhor Nova Voz)
Áugure, de Baloji (Primeiro filme)

Prix d’Ensemble (Melhor Equipe)
A Flor do Buriti, de João Salaviza & Renée Nader Messora

Não deixe de assistir:

Prix de la Liberté (Prêmio da Liberdade)
Goodbye Julia, de Mohamed Kordofani (Primeiro filme)

Prix de la Mise en Scène (Melhor Direção)
Asmae El Moudir por Kadib Abyad (La Mère De Tous Les Mensonges/ A Mãe de Todas as Mentiras)

Prix du Jury
Les Meutes, de Kamal Lazraq (Primeiro filme)

Mais notícias...

Letícia Alassë
Crítica de Cinema desde 2012, jornalista e pesquisadora sobre comunicação, cultura e psicanálise. Mestre em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, na França e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Nascida no Rio de Janeiro e apaixonada por explorar o mundo tanto geograficamente quanto diante da tela.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS