terça-feira, fevereiro 27, 2024

‘Cegos, Surdos e Loucos’, uma das GRANDES comédias dos anos 80

A força da amizade em mundo que parece nunca ser encaixar na sua trajetória. Dirigido pelo cineasta canadense Arthur Hiller, Cegos, Surdos e Loucos é uma hilária jornada de dois homens que mal se conhecem, um deficiente visual e um deficiente auditivo que gira em torno do não aceitar suas condições. Terceiro trabalho juntos da dupla de comediantes Richard Pryor e Gene Wilder o filme se consolidou como uma das grandes comédias dos anos 80.

Na trama, conhecemos Wally (Richard Pryor) e Dave (Gene Wilder), o primeiro um mal-humorado deficiente visual, que perdeu a visão após um acidente segue em sua busca por um emprego. O segundo, ex-ator que perdeu a audição aos 8 anos e virou dono de uma lojinha num edifício comercial que insiste aos próximos não ser surdo. Quando o destino une essas duas almas, após Wally ir trabalhar pra Dave, ambos são envolvidos em uma investigação de assassinato. Para tentar limpar o nome deles, já que são acusados pela polícia mesmo não sendo os responsáveis, enfrentarão diversas situações pra lá de inusitadas em busca dos verdadeiros culpados.

O roteiro se molda em relação aos conflitos que se seguem no modo como os protagonistas se relacionam com suas condições. Ambos andam em negação por conta de suas deficiências, aqui um ponto de reflexão importante. A pitada generosa de comédia é fundamental para o ritmo dinâmico que a narrativa se estabelece, provocando risos constante para todos os lados oriundos de situações inusitadas que a dupla se mete. Pryor e Wilder, dois craques do humor, entregam seu talento para os protagonistas.

Cegos, Surdos e Loucos foi lançado no Brasil no final da década de 80 e pode ser considerado um humor caricato por alguns mas a maneira como os personagens refletem e seguem em frente sobre as próprias deficiências fazem desse trabalho um marco importante trazendo dois deficientes como protagonistas de um filme hollywoodiano. Infelizmente o filme não se encontra em nenhum streaming disponível no Brasil. Se você tiver a chance de assistir algum dia, veja!

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS