sexta-feira, abril 19, 2024

Cenas pós-créditos da Marvel: Da pior à melhor

Vingadores: Ultimato finalmente chegou aos cinemas e encerrou o arco dramático de 21 filmes lançados até aqui. O filme representa um marco no Universo Cinematográfico da Marvel, iniciado lá em 2008, com Homem de Ferro. E quem for rever este primeiro filme vai lembrar que a faísca do chamado MCU surge numa cena pós-crédito.

Com o passar do tempo, as cenas exibidas durante e após os créditos finais se tornaram uma marca dos filmes da Marvel. Chegamos, inclusive, ao ponto de um só longa contar com cinco dessas cenas.

Sabendo do carinho dos fãs pelas cenas pós-créditos, o CinePOP tratou de ranquear as mesmas, da pior até a melhor. Acaba sendo uma boa recapitulação para quem não vai conseguir rever todos os filmes. Confira!

37) Thor: O Mundo Sombrio (O beijo)

Como não poderia deixar de ser, o pior filme da Marvel traz a pior sequência pós-crédito de todas. Na cena, temos Thor voltando para a Terra e reencontrando Jane e sua equipe. Ao final, o casal vai para uma varanda e se beija. Não é divertido. Não diz nada sobre o futuro ou sobre o passado do universo Marvel. E nem é particularmente emocionante. Um zero.

36) Homem-Formiga e a Vespa (Formiga na bateria)

A cena que encerra os créditos do filme destaca uma formiga gigante tocando bateria no apartamento de Scott Lang. É a tradicional piadinha da Marvel. E poderia até estar mais bem posicionada na lista se uma cena igual não fosse mostrada no filme. Como se não bastasse, o momento também estava nos trailers e materiais de divulgação.

35) Guardiões da Galáxia Vol. 2 (Stan Lee no espaço)

Mais uma cena que praticamente repete uma piada já presente no filme, no caso envolvendo a participação especial de Stan Lee. Na cena, temos Stan sentado em um planeta e vestido como astronauta enquanto conta suas histórias para os Vigias. Sem paciência para a fala interminável, eles literalmente viram de costas e deixam Stan falando sozinho.

Não deixe de assistir:

34) Doutor Estranho (Novo vilão)

Durante Doutor Estranho, Stephen Strange conhece um sujeito que usa sua magia para voltar a andar após um grave acidente. Na cena pós-crédito do longa voltamos a reencontrar o cara, que é atacado por Mordo, em sua nova missão de impedir sacrilégios e mau usos dos ensinamentos. A sequência é bem desimportante para o Universo Cinematográfico da Marvel. Pode ser um indício de Doutor Estranho 2, mas nem isso está confirmado.

33) Thor: O Mundo Sombrio (O Colecionador)

A segunda cena pós-crédito de Thor 2 é menos problemática que a citada anteriormente, mas também está longe de ser realmente boa. Na cena, acompanhamos Lady Sif e Voltstagg entregando uma das joias do infinito para o Colecionador. É a introdução da Joia da Realidade no Universo Cinematográfico da Marvel, mas feita sem grande impacto e envolvendo personagens secundários. O momento também aponta para o desejo do Colecionador de obter todas as Joias, o que sabemos não dá muito certo.

32) Guardiões da Galáxia Vol. 2 (Piratas do espaço)

A segunda cena pós-crédito de Guardiões da Galáxia Vol 2 destaca o personagem de Sylvester Stallone, Stakar Ogord. Após o funeral de Yondu, ele se une com Krugarr, Martinex, Charlie-27 e Aleta Ogord para formar um time de Ravagers, verdadeiros piratas do espaço. Todos os personagens foram parte dos Guardiões nos quadrinhos e James Gunn falou que há planos para eles no cinema. Mas, como cena, não empolga tanto.

31) Thor: Ragnarok (Grandmaster com problemas)

A cena que encerra Thor: Ragnarok é bem bobinha. Vemos o Grandmaster (Jeff Golblum) saindo um pouco desorientado de sua nave no meio do povo que ele explorava. Claramente em apuros, ele parabeniza a população pela rebelião e reforça seu papel fundamental de ser o cara que motivava a revolta popular.

30) Guardiões da Galáxia (Howard, o Pato)

Uma cena completamente irrelevante para o Universo Cinematográfico da Marvel, mas que, ao mesmo tempo, ofereceu um easter egg adorável para os fãs do estúdio. Na cena, voltamos para o museu do Colecionador e nos deparamos com um item especialíssimo da coleção: Howard, o Pato. O personagem é uma piada entre os fãs da Marvel, especialmente pelo filme de 1986.

29) Homem-Aranha: De Volta ao Lar (O escorpião)

Derrotado pelo Aranha, o Abutre/Adrian Toomes é abordado por Mac Gargan na prisão. O sujeito quer saber qual a identidade secreta do Homem-Aranha, mas o vilão não entrega Peter. Na cena, vemos que Gargan possui uma tatuagem de escorpião. É um indicativo que o clássico vilão Escorpião está nos planos da Marvel.

28) Capitão América: O Soldado Invernal (Os gêmeos)

Não podemos deixar de reconhecer a importância da cena pós-crédito de O Soldado Invernal, que introduz o Mercúrio e a Feiticeira Escarlate no Universo Cinematográfico da Marvel. Visitamos uma estação da HYDRA, em que Wolfgang Von Strucker fala sobre os planos para os gêmeos. É interessante e antecipa o que viria a acontecer em Era de Ultron. Ao mesmo tempo, não conversa bem com a trama presente em Capitão América 2.

27) Thor (Loki e o Cubo Cósmico)

A cena envolve personagens importantes e antecipa o que viria a acontecer no início de Os Vingadores, mas é tudo sem grande impacto. Acompanhamos o Dr. Erik Selvig na S.H.I.E.L.D. ao lado de Nick Fury. Os dois planejam os estudos sobre o Tesseract, Ao mesmo tempo, um reflexo no vidro revela a presença de Loki, que também possui planos para o objeto.

26) Vingadores: Era de Ultron (Thanos assumindo as rédeas)

Segunda aparição de Thanos no Universo Cinematográfico da Marvel. Ainda incomodado com a falha em seus planos, o vilão decide assumir as rédeas da ação. É um momento importante, mas, de certa forma, é uma repetição da cena pós-crédito de Os Vingadores, que poderá ser vista mais à frente na nossa lista.

25) Guardiões da Galáxia Vol. 2 (Groot adolescente)

No primeiro Guardiões da Galáxia, tivemos a oportunidade de ver o baby Groot nos créditos. E a continuação repetiu a dose, agora explorando o querido personagem como adolescente. Aqui, vemos um jovem Groot jogando videogame e ignorando os apelos de Peter Quill para que limpe seu próprio quarto.

24) Guardiões da Galáxia Vol. 2 (Kraglin e a flecha)

Em uma simpática e divertida cena pós-crédito, acompanhamos Kraglin, o fiel companheiro de Yondu, tentando aprender a usar sua flecha. Sem o domínio do assobio, ele acaba ferindo Drax e fingindo que nada aconteceu. A cena tem a cara (e a alma) de Guardiões da Galáxia. Resta saber se o personagem continuará usando a flecha no terceiro filme.

23) Homem-Aranha: De Volta ao Lar (Capitão pede paciência)

Não sei se vocês lembram, mas o primeiro trailer de Vingadores: Guerra Infinita demorou muito pra sair. Na verdade, a Marvel escondeu por um tempo qualquer material de divulgação do filme. Muita gente esperava que um primeiro teaser de Guerra Infinita estivesse em Homem-Aranha. O que vemos, na verdade, é um clipe institucional do Capitão América dizendo para todo mundo ter paciência. Uma metalinguagem bem esperta.

22) Capitã Marvel (Bola de pelo)

A cena que deixou todo amante de gato apaixonado. Aqui, temos Goose como se fosse soltar uma bola de pelo. Na verdade, o que ele solta é nada menos que o próprio Tesseract. Não é super relevante, nem dá dicas sobre o futuro, mas é uma piadinha bem simpática. E envolvendo o bichano que conquistou todo mundo em Capitã Marvel.

21) Thor: Ragnarok (Problema no caminho)

Após conseguir escapar de sua irmã e salvar vários habitantes de Asgard, Thor parece que teria o que comemorar ao final de Thor: Ragnarok. Mas os motivos para festa acabaram antes mesmo do final do créditos. Na cena, temos Thor e Loki tentando decidir para onde ir em seguida. Eles optam pela Terra. Eis que uma nave gigantesca aparece na frente da nave dos mocinhos. Como sabemos pelo início de Guerra Infinita, era ninguém menos que Thanos.

20) Capitão América: Guerra Civil (Wakanda)

Após ser quase morto por Tony Stark, Bucky precisa de uma ajuda médica. E o Capitão América decide, com o apoio do Pantera Negra, levar o amigo para Wakanda. A cena é relevante pois é o primeiro momento em que vemos Wakanda no Universo Cinematográfico da Marvel. Foi uma prévia do que viria em Pantera Negra.

19) Homem-Formiga (Falcão conhece um cara)

Esta cena de Homem-Formiga é uma prévia de outra presente em Capitão América: Guerra Civil, em que vemos o Capitão com o Falcão tentando decidir o que fazer com o Soldado Invernal. Já há o confronto com Tony Stark. Na cena, o Falcão revela que conhece uma pessoa que pode ajudar. Como sabemos, Scott entra para o time deles no clássico confronto no aeroporto de Berlim.

18) Pantera Negra (ONU)

A cena é bem legal. Acompanhamos T’Challa, Okoye e Nakia em uma visita às Organizações das Nações Unidas (ONU). O novo rei revela a disposição de Wakanda em tomar uma posição mais central no cenário global. Um representante da ONU pra lá de condescendente pergunta o que um país minúsculo na África poderia fazer pelo mundo. Um sorrisinho de T’Challa já diz tudo.

17) Homem-Formiga (Vespa)

Hope passa o filme todo para assumir a função do Homem-Formiga, mas ele acaba achando arriscado demais e apostando todas as fichas em Scott. Na cena pós-crédito, Hank finalmente se dá por vencido e apresenta a filha o uniforme da Vespa. É uma deixa clara para a continuação, Homem-Formiga e a Vespa, e é uma marca importante na representatividade de mulheres como protagonistas nos filmes da Marvel.

16) Guardiões da Galáxia Vol. 2 (Adam Warlock)

A única cena pós-crédito (das cinco) realmente relevante em Guardiões da Galáxia Vol. 2, embora também ainda não saibamos se será melhor desenvolvida à frente. Na cena, acompanhamos Ayesha (Elizabeth Debicki) lamentando a derrota para os Guardiões. Ao ser informada que o Conselho quer falar com ela, se anima e revela que tem uma carta na manga, chamada Adam. Trata-se, é claro, de Adam Warlock, personagem muito famoso das HQs.

15) Capitão América: O Primeiro Vingador (Iniciativa Vingadores)

Um teaser da cena vista em Os Vingadores, em que Nick Fury conversa com Steve Rogers na academia de ginástica. Embora os dois personagens já se conhecessem, a sequência é importante por ser, de certa forma, o momento em que o Capitão América entra de vez para os Vingadores, assumindo de cara sua postura de líder.

14) Doutor Estranho (Não bebo chá)

Após ficar sumido por um tempo após Era de Ultron, Thor faz sua reaparição no Universo Cinematográfico da Marvel nesta cena pós-crédito de Doutor Estranho. Trata-se de uma prévia de um momento de Thor: Ragnarok, mas que foi colocada no lugar preciso. Na cena, vemos Thor conversando com o Doutor Estranho, que tenta entender o que o Deus do Trovão está fazendo na Terra com o irmão Loki. O Doutor, então, se coloca à disposição de ajudar o Vingador na busca por Odin.

13) Capitão América: Guerra Civil (Homem-Aranha)

A participação do Homem-Aranha foi das coisas mais divertidas de Capitão América: Guerra Civil. Na cena ao final do créditos, vemos o “amigo da vizinhança” tentando explicar os machucados para a tia May. Ele fala que acabou brigando com um cara do Brooklyn chamado Steve. Após May deixar o quarto, ele começa a brincar com o novo uniforme criado por Tony e acaba acionando um sinal de Aranha que ocupa o teto de seu quarto. É uma prévia de Homem-Aranha: De Volta ao Lar.

12) Os Vingadores (Lanchonete)

Imagino que muita gente pode discordar da posição desta cena na lista, afinal é só uma piadinha. Ao mesmo tempo, é um momento genuíno e raro. Diante de uma Nova York quase toda destruída, os Vingadores originais se reúnem em uma lanchonete. É legal, eficiente e divertido.

11) Capitão América: O Soldado Invernal (Bucky no museu)

A segunda cena pós-crédito de O Soldado Invernal está mais inserida na trama do filme e é um primeiro passo para a redenção de Bucky. Na sequência, vemos o Soldado Invernal visitando o museu do Smithsonian e aprendendo em primeira mão a história de Bucky Barnes. É uma prova que Bucky não está perdido. E que o Capitão tem um amigo para salvar.

10) Pantera Negra (Lobo Branco)

Durante o filme, Shuri brinca que o irmã tem mania de trazer homens brancos para ela curar. Na segunda cena pós-crédito de Pantera Negra temos a oportunidade de ver como anda o tratamento de um desses homens, no caso ninguém menos que Bucky Barnes. A sequência traz Bucky acordando em uma cabana. Ele encontra Shuri, que diz que o mesmo tem muito o que aprender. As crianças em volta o chamam de Lobo Branco.

9) Homem de Ferro 3 (Dr. Bruce Banner)

Thor: O Mundo Sombrio é o pior filme da Marvel e tem a pior cena pós-crédito. Homem de Ferro 3 é um dos piores e tem uma das melhores. Ou seja, não há regra certa. Aqui, temos um encontro de Tony Stark e Bruce Banner. Repleto de problemas pessoais, Tony começa a relatar seus dramas ao amigo. Bruce escuta, mas tenta deixar claro que ele é um diferente tipo de doutor e não um terapeuta. Bem divertido, inventivo e com dois dos personagens mais carismáticos do MCU.

8) Guardiões da Galáxia (Baby Groot)

A cena é bobinha, mas tem uma importância significativa: mostrar que Groot segue vivo. E que agora é uma adorável plantinha. No clima do filme, a cena brinca com um momento musical, com Groot dançando sempre que Drax está distraído. Foi a faísca para toda a fofura que veríamos no Baby Groot de Guardiões da Galáxia Vol. 2.

7) O Incrível Hulk (Tony Stark e o general)

A cena tende a ser um pouco deixada de lado, afinal muita gente se esquece que O Incrível Hulk faz parte do MCU, uma vez que tínhamos Edward Norton como Bruce Banner/Hulk ao invés de Mark Ruffalo. Aqui, vemos Tony Stark conversando com o General Ross (William Hurt) sobre a iniciativa Vingadores. De certa forma, ajuda a expandir o universo cinematográfico numa época em que tudo ainda parecia um plano maluco da Marvel.

6) Homem-Formiga e a Vespa (No Reino Quântico)

Scott precisa visitar o Reino Quântico, contando com a supervisão de Hank, Janet e Hope. A missão parece tranquila, mas quando o Homem-Formiga precisa ser resgatado do local, descobrimos que o trio virou poeira pelas mãos de Thanos. A cena rendeu várias teorias sobre como o Reino Quântico poderia ajudar para reverter o que aconteceu em Guerra Infinita. A certeza só teremos em Vingadores: Ultimato.

5) Os Vingadores (Thanos)

Impossível não destacar a cena que apresenta o Thanos no Universo Cinematográfico da Marvel. O temido vilão demorou a assumir o posto de antagonista principal do MCU. Em 2012, ele aparece apenas na cena pós-crédito. Ali, aprendemos que ele era o ser responsável por mandar Loki invadir NY. E também descobrimos que seus planos ainda estavam só no começo.

4) Homem de Ferro 2 (O martelo)

Outra sequência marcante no desenvolvimento da franquia foi a presente em Homem de Ferro 2. No meio do filme, o agente Coulson revela que tem assuntos a tratar no Novo México. Ao final dos créditos, nos deparamos mais uma vez com o personagem, agora chegando no local em que se encontrava o Mjolnir, clássico martelo do Thor. Um teaser perfeito para o que vinha a seguir.

3) Capitã Marvel (Onde está Fury?)

Os Vingadores ainda tentam se recuperar das perdas em Guerra Infinita. Eles investigam o misterioso pager de Nick Fury e tentam descobrir quem ele está tentando contatar. O aparelho para de funcionar, gerando certa comoção. É quando a própria Capitã Marvel aparece e pergunta: Onde está Fury? A cena é bem legal e é um teaser incrível do que vem por aí em Vingadores: Ultimato.

2) Vingadores: Guerra Infinita (Nick Fury e a poeira)

Uma cena bastante impactante, principalmente pelo elemento surpresa. A Marvel conseguiu esconder a participação de Samuel L. Jackson e Cobie Smulders. Na cena, acompanhamos a dupla da S.H.I.E.L.D. quase sofrendo um acidente de carro. Maria Hill e Fury deixam o veículo e começam a notar que as pessoas estão desaparecendo. Eles viram poeira, mas não sem antes Fury mandar aquele pedido de ajuda para uma certa Capitã.

1) Homem de Ferro (Nick Fury)

O começo de tudo. A sequência que não só foi o ponto de partida do Universo Cinematográfico da Marvel como ainda serviu para popularizar a própria ideia de cenas pós-crédito, que não eram tão presentes antes. Após superar Obadiah Stane e revelar sua identidade secreta para o mundo, Tony Stark volta para sua mansão em Malibu e encontra ninguém menos que Nick Fury, que o informa sobre os planos de formação dos Vingadores. Um grande momento, que ainda serviu para introduzir o personagem vivido por Samuel L. Jackson.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS