terça-feira, abril 23, 2024

‘Cidadão Kane’ perde os 100% de aprovação devido à crítica negativa de 80 anos

No ano passado, o Rotten Tomatoes divulgou seu arquivo de críticas para preservar e reviver avaliações autênticas de décadas passadas que haviam se perdido no tempo ou que simplesmente não tinham grande visibilidade na internet.

Acontece que o ressurgimento dessas avaliações está alterando a nota de diversos filmes no site, incluindo o clássico ‘Cidadão Kane‘.

Dirigido e estrelado por Orson Welles em 1941, ‘Cidadão Kane‘ estava registrado no site com 100% de aprovação e caiu para 99% por conta de uma crítica de 80 anos de idade.

Publicada poucos dias após a estreia do longa, a crítica vem do The Chicago Tribune e foi escrita pela jornalista Frances Peck, que afirma:

“‘Cidadão Kane‘ falha em impressionar a crítica como o melhor filme já feito. Alguns especialistas acham que é. Eu não! É interessante. É diferente. Na verdade, é bizarro o suficiente para se tornar uma peça de museu. Mas sacrifica a simplicidade e da lugar à excentricidade, o que rouba a distinção e o valor geral de entretenimento.”

Além da queda na nota, ‘Cidadão Kane‘ perdeu o título de filme com mais avaliações positivas no agregador.

Entre as 116 críticas publicadas no RT, apenas a de Peck consta como negativa.

Agora, o filme com mais aprovações é ‘As Aventuras de Paddington 2‘, que acumula 244 avaliações positivas e nenhuma negativa.

Por outro lado, a crítica de Peck teve diversas repercussões ao longo dos anos…

Não deixe de assistir:

Um artigo do Women Film Pioneers Project sobre os textos de Peck a descreve como uma jornalista e crítica talentosa, mas controversa.

Inclusive a Chicago Motion Picture Owners Association protestou contra seu “tratamento arrogante sobre alguns ​​filmes”.

Apesar de Peck ter talento, ela era conhecida por falar mal de alguns títulos só para se sobressair em meio às opiniões majoritárias da época, como foi o caso de ‘Cidadão Kane‘, bastante elogiado até os dias de hoje.

Por falar nisso, o novo filme do aclamado cineasta David Fincher para a Netflix, intitulado ‘Mank’, acomnpanha os bastidores da criação de ‘Cidadão Kane’.

O longa tornou-se o maior nomeado do Oscar 2021 ao conquistar dez indicações.

Ele foi lembrado nas categorias de Melhor FilmeMelhor DireçãoMelhor Ator (Gary Oldman)Melhor Atriz Coadjuvante (Amanda Seyfried)Melhor FigurinoMelhor Design de ProduçãoMelhor FotografiaMelhor Maquiagem & CabeloMelhor SomMelhor Trilha Sonora.

Ao fim da cerimônica realizada no último domingo (25), Mank recebeu as estatuetas de Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte.

Confira o trailer:

O elenco conta com Gary Oldman, Amanda Seyfried, Tuppence Middleton, Lily Collins, Tom Burke e Tom Pelphrey.

Acompanhe esta jornada pela Hollywood da década de 1930 através dos olhos do roteirista alcoólatra e crítico social Herman J. Mankiewicz (Oldman), enquanto ele corre contra o tempo para terminar o roteiro de Cidadão Kane para Orson Wells (Burke).

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS