![]() |
|
![]() |
|
Você entra na sala de cinema IMAX. Tenta, mas só consegue ver a tela inteira depois de estar bem na frente dela. E ainda tem que girar a cabeça para isso. Não! Vamos colocar um pouco mais de som e fúria nessa descrição. Pensem, leitores, na música de “2001 – Uma Odisséia no Espaço”, aquela de quando o hominídeo lança o osso para o espaço.
Você entra na sala de cinema IMAX. A luz é baixa. O som dos seus passos ecoa na sua cabeça. E, na sua frente, uma tela branca. Não! É mais, é uma parede! Não se consegue vê-la por inteiro. Hesitação. Os acordes na cabeça. Respira funda. Mais alguns passos. A brancura aumenta, mas não é possível ver tudo. Então, você corre! Corre!!! E a enxerga em toda a sua grandeza. “Tantantan! Tan!!! Tan!!!!!”. Ao invés de lançar o osso, a pipoca cai no chão.
Não sei se o leitor terá essa impressão. Mas as telas IMAX são realmente grandes, as cadeiras confortáveis e o som impecável. Em sequências de ação, tudo treme – não é força de expressão.
Há duas formas de se ver um filme: ver o filme, e vê-lo em uma sala IMAX. Muito já se falou da crise das salas de exibição. Se os IMAXs não forem a solução, podem, ao menos, ser uma boa tentativa.
Há um perigo para os seus frequentadores: a Síndrome IMAX. Inicia-se com elogios rasgados para a sala. Em seguida, um período de recusa a ir a qualquer lugar com telas menores que as paredes.
Quando aquele filme tão esperado entra em sala comum, os sintomas pioram. Começa a se ter a impressão de que todas as telas são pequenas, que as cadeiras são mais apertadas, que o saco de pipoca é menor. Em seguida, tem-se a impressão de que tudo ao seu redor está diminuindo. E você sai correndo da sala.
Tenta ir ao IMAX mais próximo. Os ingressos esgotaram. Uma grava crise de abstinência lhe acomete. Sem saída, vai às Casas Bahia mais perto e compra no crediário uma TV de LDC Tela Plana Com Som Subwoofer Integrado que não caberá nem no seu orçamento nem na sua sala.
Não deixe de ir ao IMAX. Mas, tome cuidado…
Por: Georgenor de Sousa Franco Neto
|
![]() |
Esta década é uma das mais marcantes do cinema. Entre grandes surpresas e decepções, fomos apresentados a sequências inusitadas, esperados filmes, várias adaptações de quadrinhos e seriados de Tv’s, entre outras.
Este boom dos filmes de terror não chega a ser uma novidade para quem acompanha a trajetória da sétima arte. Desde o seu surgimento este estilo traz grande fascínio sobre o público e ciclicamente passa por altos e baixos sem nunca chegar a morrer como, às vezes, declaram alguns desavisados. E o motivo desta fascinação é bastante fácil de explicar, o ser humano tem uma atração irresistível pelo perigo, pela adrenalina e assistir a produções que nos façam sentir muito medo, e por mais que saibamos que no fundo é tudo mentirinha e que não corremos nenhum perigo real, tanto melhor. O CinePop, então, decidiu fazer um especial sobre o tema, primeiro vamos falar sobre os grandes lançamentos, filme que você pode conferir nos cinemas, ou que acabaram de chegar nas locadoras. Depois partiremos para os clássicos do gênero que encantaram platéias e ainda fazem muita gente roer as unhas. Confira sem medo! Nas Locadoras este final de Semana A jornalista Viviane França separou os lançamentos em DVD da semana para comemorar o mês do Halloween, a Warner Bros. lançou três histórias aterrorizantes. Os fãs do terror já podem assistir no sofá de casa ‘Sexta-feira 13 – Edição Especial’, ‘Contos do Dia das Bruxas’ e ‘Colinas de Sangue’. O primeiro longa da franquia Sexta-feira 13 – Edição Especial (Friday the 13th: Special Edition – EUA/1980 – 95 min. – 34,90 reais), traz um dos mais famosos assassinos do cinema. Na trama, um garoto chamado Jason, morre afogado no lago do acampamento Crystal Lake, enquanto seus monitores bebem e namoram. Furiosa, sua mãe, Pamela Voorhees, que trabalha no local como cozinheira, tem um surto e assassina não só os monitores, como os campistas que estavam no local. Mas uma garota consegue deter a assassina decapitando-a com um machado. Janson surge então para vingar a morte da mãe. Anos mais tarde, ignorando o histórico macabro do local, um grupo resolve acampar. Um a um, eles são assassinados de forma violenta e cruel. Os extras chegam com mais de uma hora de extras com cenas cortadas, bastidores, depoimentos do diretor e making of. O segundo lançamento é Contos do Dia das Bruxas (Trick or Treat – EUA/2008 – 100 min. – 39,90). Um filme com quatro histórias que acontecem de forma interligada, no mesmo bairro na noite do Halloween. Um casal destrói uma abóbora decorada antes da meia-noite e histórias estranhas começam a acontecer: um pacato diretor de escola se revela um serial killer; um velho ranzinza é atacado por um demônio; um grupo de adolescentes enfrenta as consequências de um trote e uma jovem acha que encontrou o homem dos seus sonhos. Os bônus deste DVD trazem cenas adicionais, produção dos efeitos especiais e um curta animado. E para terminar, Colinas de Sangue (The Hills Run Red Special Edition – EUA/2009 – 81 min. – 39,90 reais). A história sobre um cinéfilo que, obcecado por um misterioso filme de terror, do qual não existe mais nenhuma cópia, segue até a floresta onde aconteceram as filmagens. Lá, ele e sua equipe descobrem que o filme ainda está sendo gravado e que ficção e realidade se misturam no lugar. Para não se tornarem parte do filme, o grupo passa a lutar por sua sobrevivência. Os fãs poderão se divertir com o making of e os depoimentos do diretor, do roteirista e do produtor.
Filmes que falam sobre Halloween Abracadabra Halloween Estreia
Futura Estreia Atividade Paranormal (2009) Estreia: 04 de Dezembro de 2009 Últimos Sustos Jogos Mortais 5 (2008) Jogos Mortais 4 (2007) [REC] (2007) Os Estranhos (2007) Quarentena (2008) Ótimos Sustos 1408 (2007) Mike é um grande escritor, famoso por desvendar eventos paranormais de lugares ditos mau assombrados. Seu próximo desafio é o quarto 1408 do Hotel Dolphin, um lugar onde ninguém se atreve a entrar há anos. Apesar dos inúmeros avisos do gerente do hotel para não entrar no quarto, Mike tem uma missão a cumprir. Será que ele vai conseguir sobreviver a esta noite? 1408 é um suspense sobrenatural do mestre Stephen King.
O Albergue (2006) O Massacre da Serra Elétrica (2005) Massacre da Serra Elétrica: O Início (2007) Jogos Mortais (2005) Jogos Mortais 2 (2005) Extermínio (2003) Extermínio 2 (2007) Sustos Clássicos
marketing impecável, Os diretores fizeram o filme com atores de segunda, utilizaram material bem baratinho e o transformaram, através de boatos (com a ajuda já da Internet), em um falso documentário. A estratégia deu super certo, todo mundo queria ver o tal “documentário”. Apesar do sucesso muita gente se sentiu ludibriada (é tudo ficção) e acharam que o filme estava muito aquém de todo o burburinho criado em torno dele. Pânico (1996)
Frankenstein de Mary Shelley (1994) O estilo aqui é barroco e bem carregado, e tem uma direção no mínimo curiosa, a do inglês (que ficou célebre por dirigir filmes baseados nos livros de Willian Shakespeare) Kenneth Brannagh. É muito interessante ver também Robert De Niro, um dos maiores astros de Hollywood, no papel de monstro, coberto por muita maquiagem.
O elenco é de primeira, com Winona Ryder fazendo o papel de objeto do desejo de Drácula e Anthony Hopkins no de caça vampiros. A produção ganhou 3 merecidíssimos Oscars: de figurinos, maquiagem e efeitos sonoros.
Não assista este Evil Dead sozinho e à noite, você vai morrer de medo. Há mais duas seqüências, mas não se igualam ao original, enveredando inclusive para a linha do humor. A boa notícia é que Raimi já declarou em entrevistas que estaria interessado em fazer uma quarta parte da franquia. Poltergeist – O Fenômeno (1982) O clima de pavor aqui é acentuado pelo fato de uma menina muito pequena viver as piores situações. O fato dela ficar presa numa tela de TV também faz com que sintamos muito medo mesmo, inclusive do próprio aparelho em que vemos o filme. Pensa-se seriamente em jogar a televisão pela janela. As continuações (obviamente mais fracas) são Poltergeist (2) – O Outro Lado e Poltergeist (3) – O Capítulo Final
A Noite dos Mortos Vivos (1968) Este genial filme de George Romero (de baixíssimo orçamento) revolucionou o cinema. Tanto é que sua fórmula foi copiada inúmeras vezes. A sensação de claustrofobia vivida pelos personagens é passada fielmente aos espectadores, o que nos faz sentir quase que na pele todo o horror que eles vivem. Depois vieram Zombie – O Despertar dos Mortos e Dia dos Mortos, muito inferiores a este primeiro. O Bebê de Rosemary (1968) Os típicos personagens dos filmes de terror saem de cena e entra o pavor no dia-a-dia de pessoas comuns como você ou sua tia. Tudo começa como um filme leve e até romântico e pouco o pouco Roman Polanski vai carregando o ambiente até deixá-lo totalmente sufocante. Imagine que uma indefesa grávida tem de lutar contra uma demoníaca seita que quer roubar o seu bebê. Completamente apavorante mesmo tendo mais de 30 anos. |
||||||||||||||||||||||||||||||
Matéria feita por: Renato Marafon/ Andrea Don / Viviane França |
Vem aí o Globo de Ouro (a cerimônia de entrega do Globo de Ouro ocorrerá em Beverly Hills, no dia 19 de janeiro) e junto com as indicações ao prêmio vem também uma prévia daquelas que poderão ser as indicações ao próximo Oscar (as indicações dos dois prêmios tem grande possibilidade de coincidir em algumas categorias).
Depois do Oscar, o Globo de Ouro é o mais importante prêmio cinematográfico da atualidade, ele pode não ter o mesmo glamour de Cannes, mas no que diz respeito a visibilidade internacional, o Globo sai na frente.
Além de premiar o cinema, o Globo de Ouro também premia os melhores da televisão, e nessa esfera ele é sem dúvida muito mais importante que o Emmy (um outro prêmio televisivo).
Mas vamos nos ater ao cinema.
Abaixo, a lista com todos os indicados (cinema) ao Globo de Ouro – com comentários.
MELHOR DRAMA
– ”As Confissões de Schmidt” (diretor: Alexander Payne) – ”Gangues de Nova York” (diretor: Martin Scorsese) – ”The Hours” (diretor: Stephen Daldry) – ”O Senhor dos Anéis: As Duas Torres” (diretor: Peter Jackson) – ”O Pianista” (diretor: Roman Polanski) |
![]() |
Comentários: Fica difícil (pra não dizer impossível) avaliar quem merece ou não o prêmio sem ter assistido a todos os filmes, mas aqui eu disparo meu chutômetro: aposto em prêmio para “The Hours”.
MELHOR ATRIZ EM DRAMA
– Salma Hayek, por ”Frida” |
Comentários: Façamos mais uma vez uso do chutômetro: prêmio para Julianne Moore. A atriz está em “The Hours” e “Far From Heaven” (filme pelo qual ela concorre) e o fato de estar em dois grandes filmes no mesmo ano pode lhe dar certa vantagem.
MELHOR ATOR EM DRAMA
– Adrien Brody, por ”O Pianista” – Michael Caine, por ”O Americano Tranqüilo” – Daniel Day-Lewis, por ”Gangues de Nova York” – Leonardo DiCaprio, por ”Catch Me If You Can” – Jack Nicholson, por ”As Confissões de Schmidt” |
![]() |
Comentários: Jack Nicholson é o franco favorito. Ele pode levar também um Oscar. Apesar de já ser um ator premiado, Nicholson é tido quase que como o ganhador certo.
MELHOR COMÉDIA OU MUSICAL
– ”Um Grande Garoto” (diretores: Chris Weitz e Paul Weitz) – ”Adaptação” (diretor: Spike Jonze) – ”Chicago” (diretor: Rob Marshall) – ”Casamento Grego” (diretor: Joel Zwick) – ”Nicholas Nickleby” (diretor: Douglas McGrath) |
![]() |
Comentários: Antes mesmo de assistir, torço loucamente por “Chicago” – um musical que tem tudo para ser muito bacana. Espero que não aconteça a asneira de premiar o fraco “Casamento Grego”.
MELHOR ATRIZ EM COMÉDIA OU MUSICAL
– Maggie Gyllenhaal, por ”Secretary” – Goldie Hawn, por ”Doidas Demais” – Nia Vardalos, por ”Casamento Grego’ – Renee Zelwegger, por ”Chicago” – Catherine Zeta-Jones, por ”Chicago” |
Comentários: Esnobaram a Jennifer Aniston (“Por Um Sentido Na Vida”), ela era tida como favorita ao Globo de Ouro (antes das indicações, é claro) e no entanto não aparece na lista…eu acredito que Jennifer no lugar de Nia Vardalos (“Casamento Grego”) seria muito mais justo, porém lá vem mais uma vez os americanos com a mania de cair de amores por atores que escrevem o roteiro do filme em que atuam, vai entender. De qualquer maneira (esquecendo da presença de Nia Vardalos na lista) aposto em um prêmio para a ótima Renee Zelwegger (“Chicago”).
MELHOR ATOR EM COMÉDIA OU MUSICAL
– Nicolas Cage, por ”Adaptação” – Kieran Culkin, por ”Igby Goes Down” – Richard Gere, por ”Chicago” – Hugh Grant, por ”Um Grande Garoto” – Adam Sandler, por ”Embriagado de Amor” |
![]() |
Comentários: O chutômetro dispara na direção de Nicolas Cage. O ator interpreta dois personagens em “Adaptação” e pode levar o prêmio, mas acredito que Adam Sandler não está fora do páreo, é dele a única indicação para “Embriagado de Amor” (de Paul Thomas Anderson) e pelo seu papel mais “adulto” que o habitual, Sandler pode levar o prêmio.
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
– ”Balzac and the Little Chinese Seamstress”, da França (diretor: Sijie Dai) – ”Cidade de Deus”, do Brasil (diretor: Fernando Meirelles) – ”O Crime do Padre Amaro”, do México (diretor: Carlos Carrera) – ”Hero”, da China (diretor: Yimou Zhang) – ”Nowhere in Africa”, da Alemanha (diretor: Caroline Link) – ”Fale com Ela”, da Espanha (diretor: Pedro Almodóvar) |
![]() |
Comentários: Todas as boas vibrações do mundo para “Cidade de Deus”, mas….. o excelente filme brasileiro pode tropeçar no bom “Fale com Ela” do espanhol Pedro Almodóvar. Se for indicado ao Oscar, “Cidade de Deus” tem maiores chances, uma vez que “Fale com Ela” não poderá ser indicado. De qualquer maneira, “Cidade…” merece o prêmio.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
– Kathy Bates, por ”About Schmidt” – Cameron Diaz, por, ”Gangues de Nova York” – Queen Latifah, por ”Chicago” – Susan Sarandon, por ”Igby Goes Down” – Meryl Streep, por ”Adaptação” |
![]() |
Comentários: Meryl Streep pode levar o prêmio. Ela está indicada em duas categorias (melhor atriz em drama – por “The Hours” e atriz coadjuvante – por “Adaptação”) e pode levar o prêmio de coadjuvante na noite da cerimônia.
MELHOR ATOR COADJUVANTE
– Chris Cooper, por ”Adaptação” – Ed Harris, por ”The Hours” – Paul Newman, por ”Estrada para Perdição” – Dennis Quaid, por ”Far From Heaven” – John C. Reilly, por ”Chicago” |
![]() |
Comentários: Esqueceram do Jude Law (ele é um injustiçado!!) que está excepcional em “Estrada Para Perdição”. É complicado prever, mas eu fico com Paul Newman (“Estrada Para Perdição”), acredito que toda sua obra pregressa – e o fato de ser o único representante do filme “Estrada Para Perdição” – contem pontos na hora de votar.
MELHOR DIRETOR
– Stephen Daldry, por ”The Hours” – Peter Jackson, por ”O Senhor dos Anéis: As Duas Torres” – Spike Jonze, por ”Adaptação” – Rob Marshall, por ”Chicago” – Alexander Payne, por ”As Confissões de Schmidt” – Martin Scorsese, por ”Gangues de Nova York” |
![]() |
Comentários: Martin Scorsese pode levar esse prêmio. O diretor já recebeu diversas indicações ao Globo de Ouro mas nunca levou nenhum prêmio para casa. Há quem aposte que essa história vai mudar com “Gangues de Nova York”. Scorsese é favorito tanto aqui quanto no Oscar. Vamos ver…
MELHOR ROTEIRO
– Bill Condon, por ”Chicago” – David Hare, por ”The Hours” – Todd Haynes, por ”Far From Heaven” – Charlie Kaufman e Donald Kaufman, por ”Adaptação” – Alexander Payne e Jim Taylor, por ”As Confissões de Schmidt” |
Comentários: Mais uma vez chuto a favor do “The Hours” (filme que tem cara de ser o grande ganhador da noite – podendo vir a dividir esse título com “Chicago”), mas aqui a parada é dura, temos dois diretores roteiristas (e dos bons) por “Far From Heaven” e “About Schimdt”, temos uma adaptação da Broadway – “Chicago” e também temos Charlie Kaufman (roteirista de “Quero Ser John Malkovich) que escreve o que – presumidamente – é uma história real (“Adaptação” tem como personagem principal o roteirista Charlie Kaufman – interpretado por Nicolas Cage).
TRILHA SONORA
– Elmer Bernstein, por ”Far From Heaven” – Terence Blanchard, por ”25th Hour” – Peter Gabriel, por ”Rabbit Proof Fence” – Philip Glass, por ”The Hours” – Elliot Goldenthal, por ”Frida” |
Comentários: Elmer Bernstein (“Far From Heaven) tem nome forte e um currículo de dar inveja, isso pode ser sinal de pequena vantagem com relação aos concorrentes, mas, vale lembrar que essa é a opinião de quem não ouviu as trilhas de todos os indicados.
CANÇÃO ORIGINAL
– ”Die Another Day, de ”007 – Um Novo Dia para Morrer”, cantada por Madonna – ”Father And Daughter”, de ”The Wild Thornberrys Movie”, cantada por Paul Simon – ”The Hands That Built America”, de ”Gangues de Nova York”, cantada por U2 – ”Here I Am”, de ”Spirit – O Corcel Indomável”, cantada por Bryan Adams – ”Lose Yourself”, de ”8 Mile – Rua das Ilusões”, cantada por Eminem |
Comentários: Torcidinha pessoal pela música da Madonna, depois do fracasso de “Por Um Destino Insólito” a coitada bem que merece o prêmio de melhor música (da trilha sonora de “Um Novo Dia Para Morrer”).
Agora é só aguardar pelo dia do prêmio e torcer pelos favoritos. Mas lembre-se, nem sempre quem vence é o melhor, um bom lobby de estúdio leva muitos prêmios pra casa.
![]() |
||||||||||||||
‘Freddy X Jason’
|
||||||||||||||
– Jason Matou 127 pessoas, até o décimo filme da série.
– Freddy já matou 30 pessoas, até o sétimo filme da série.
‘Freddy X Jason’ começou a ser produzido em 1993, mas nunca saiu do papel, pois os executivos da New Line achavam que o filme seria um fiasco.
espalhar o medo em Elm Street, e sua oportunidade de sair do purgatório em que se encontra. Vendo como é fácil manipular Jason, Freddy o induz a ir até Springwood para dar início a um novo reino de terror.
cada um de uma maneira mais brutal que a outra, e é exatamente isso que o diretor Ronny Yu (do ruinzinho ‘A Noiva de Chuck’) entrega ao espectador, e dessa vez com efeitos especiais muito bons, o que os filmes anteriores não continham. O que eu vou confessar agora pode parecer até exagero, mas eu nunca me diverti tanto numa sala de cinema. Em uma sessão lotada (aliás, aqui nos EUA todas as sessões do dia estavam lotadas), o público gritava cada vez que alguém morria, pulava da cadeira de susto e torcia para aquela garotinha chata ir pro beleléu. O cinema inteiro foi ao delírio. O filme, como todos de ambas as séries, não é para pessoas fracas do estômago, e quando Freddy ressuscita Jason e o manda para ‘Elm Street’ (onde se passam os ‘A Hora do Pesadelo’), jovens são decaptados, cortados ao meio, esmagados, e assassinados de tudo quanto é jeito possível. Mas por que Krueger decidiu trazer Jason? Porque após uma pílula em que as pessoas não sonham ter sido inventada, Freddy foi praticamente esquecido por todos, e precisava de um aliado no mundo real para mandar um “recado”, e a cada pessoa que Jason mata, Freddy é fortalecido. Mas quando Freddy percebe que Jason é quem está matando todo mundo, e não ele, a inveja toma conta, e é onde começa a batalha de ego entre os dois. É claro que eu não posso revelar quem vence, mas o processo é bem interessante, sangrento e nojento. Além de Robert Englund, que encarna Freddy Krueger desde o primeiro filme, o elenco do filme só é composto de mais uma pessoa conhecida: Kelly Rowland, do grupo Destiny’s Child, o que pode fazer algumas pessoas torcerem o nariz ao imaginar uma cantora comportadinha e bonitinha no papel de uma adolescente com uma boca muito suja. Pelo menos ela é melhor que Mariah Carey. Veredito final: corra pra ver ‘Freddy X Jason’. Você pode não dormir uma noite ou duas, mas afinal, não é esse o motivo pelo qual todo mundo assiste filmes de terror? |
||||||||||||||
Crítica feita por: Ranny Oliveira Especial feito por: Renato Marafon |
|
|
||
![]() |
|
O próximo ano estará cheio de estreias de superproduções que prometem arrecadar horrores nas bilheterias.
Começando no dia 1º de Janeiro, estreia o aguardado ‘O Senhor dos Anéis – As Duas Torres’, que já é um dos preferidos para o Oscar 2003, e provavelmente arrecadará mais que o primeiro nas bilheterias mundiais, ele mostrará a continuação da jornada de Frodo para conseguir destruir o anel amaldiçoado.
Já no dia 10 de Janeiro, chega aos cinemas ‘O Planeta do Tesouro’, animação da Disney que promete ser um dos maiores sucessos do ano.
Em janeiro também teremos a estreia de ‘Harry Potter e a Câmera Secreta’, onde o bruxinho volta para a Hogwarts e apronta mais trapalhadas, todo o elenco do filme está de volta.
No final de Janeiro estreia ‘Gangues de Nova York’, que traz no elenco Leonardo DiCaprio e Cameron Diaz, fazendo um casal que luta para proteger os EUA.
Já em fevereiro chega aos cinemas ‘Catch me if you can’, outro favorito do Oscar que traz no elenco Tom Hanks e Leonardo DiCaprio como dois criminosos, mestres em disfarces, que acabam se tornando consultores do FBI. Ainda haverá as estreias dos esperados ‘Demolidor – O Homem sem Medo’, com Ben Affleck, e ‘Hulk’, adaptações de duas HQ’s famosas.
Mas as estreias não param por aí, chega aos cinemas as esperadas continuações de ‘Matrix’, que prometem revolucionar o cinema e ‘X-Men 2’, com todos do original de volta. ‘As Panteras 2’ chega em julho, com o brasileiro Rodrigo Santoro ao lado de Drew Barrymore, Cameron Diaz e Lucy Liu, lutando contra o crime. E finalmente estreia ‘Exterminador do Futuro 3 – A Rebelião das Máquinas’ continuação dos clássicos com Arnold Schwarzenegger.
estreiam também em 2003 as inusitadas continuações de sucessos deste ano, como ‘Legalmente Loira 2’ e ‘American Pie 3 – Casamento Americano’ e ainda a surpresa ‘Máfia no Divã 2’!
Para finalizar, em dezembro tem as estreias das terceiras partes de ‘Matrix’ e ‘O Senhor dos Anéis’.
Feito por: Renato Marafon