quinta-feira, março 28, 2024

Conheça Algumas das Melhores Cenas de Tango no Cinema

Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e criada por volta de 1850 pelos nossos vizinhos Argentina e o Uruguai, muitos dizem o tango nada mais é que uma arte dançante de um pensamento triste que pode dançar.

Quem nunca ficou fascinado por uma dança de tango que envolve contextos e reflexões? No mundo do cinema até hoje algumas obras utilizaram o estilo musical, dessa uma dança a par, para expressar sentimentos, situações. Pensando nisso, resolvemos criar uma lista com alguns filmes onde o Tango aparece em momentos importantes da narrativa:

 

Moulin Rouge

Baz Luhrmann trouxe para os cinemas uma obra que fala sobre o amor em um contexto de outros séculos, por dentro da boemia e das questões que se amontoam sobre as classes sociais. Moulin Rouge, possui um narrador personagem detalhista, engraçado, atrapalhado, apaixonado, que transforma sentimentos em palavras. Seguindo lema de que: ‘A grande coisa que aprenderá na vida é amar’, somos testemunhas do contraponto do mágico com o trágico numa Paris quase em 1900. Nesse projeto, até o tango ocupa espaço, na canção Roxanne do The Police com uma chamativa rouquidão acoplada.

 

Dança Comigo?

Não deixe de assistir:

Um dos filmes na lista que mais mostra o sentido que a arte de dançar pode ter em uma vida. Lançado em 2004 como um forte blockbuster na época, estrelado por Richard Gere e Jennifer Lopez, Dança Comigo? Mostra a saga de um homem bem sucedido mas que percebe que algo falta em sua vida até se deparar com aulas de dança. O projeto tem uma cena de tango entre os protagonistas muito bem filmada. O filme é uma adaptação do filme japaonês Shall We Dansu? de Masayuki Suô.

 

Perfume de Mulher

Quando pensamos em Tango e Cinema, o primeiro filme que vem a memória dos cinéfilos e cinéfilas é esse longa-metragem dirigido por Martin Brest. Por esse elogiado trabalho, Al Pacino ganhou muitos prêmios na pele do protagonista Frank Slade, que parece ter sido escrito exclusivamente para o ator. A saga do tenente coronel deve estar em sua prateleira de DVDs. O Tango Por Uma Cabeza, música de Carlos Gardel e letra de Alfredo Le Pera, escrita em 1935 é inesquecível.

 

Tango Livre

Lançado pela Imovision no Brasil, infelizmente exibido em pouquíssimos lugares, o ótimo longa-metragem francês Tango Livre, dirigido pelo cineasta Frédéric Fonteyne, mostra a inusitada história de Jean-Christophe (interpretado pelo ótimo François Damiens) é um solitário guarda penitenciário que acaba se apaixonando perdidamente por uma mulher que conhece na aula semanal de tango. Só que ela é esposa de um presidiário onde Jean trabalha. O filme ganhou o grande prêmio do Júri no Festival de Veneza anos atrás.

 

O Conformista

Editorial use only. No book cover usage. Mandatory Credit: Photo by Mars/Marianne/Maran/Kobal/Shutterstock (5883364h)

Um dos clássicos da filmografia de Bernardo Bertolucci, lançado no início da década de 70, O Conformista aborda as questões sociais e as escolhas de alguns em relação aos regimes autoritários, no caso aqui o fascismo. O filme também é lembrado pela cena emblemática de tango entre as atrizes Stefania Sandrelli e Dominique Sanda.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS