Kaguya SamaLove is War (Amor é Guerra). Pelo subtítulo, para quem não conhece a produção, pode imaginar que o anime aborda uma história puramente de romance, com todos os clichês possíveis do gênero. Afinal, se os famosos Shounen costumam seguir sempre uma fórmula – que por sinal, costuma dar certo – as obras japonesas que abordam romance também estabelecem uma certa linha. Porém, Kaguya Sama vai além e, contando com um produção incrível, consegue dosar um ótimo tom cômico à história dos dois personagens principais. Um grande respiro no gênero.

O anime que aborda a história de Kaguya Shimomiya foi lançado no ano de 2020 e desde então conquistou muitos fãs e chamou atenção do público otaku, sendo, por exemplo, nomeado em diversas categorias do Crunchyroll Anime Awards nos dois últimos anos, inclusive conquistando o Prêmio de Melhor Comédia. Isso deixa claro que, apesar do nome, a Comédia está fortemente alinhada à obra, o que é um alívio para quem tem aversão ao Romance, que, sim, também está presente na história.

Apresentação geral feita e então entra a pergunta: Afinal, por que Kaguya Sama é tão bom? É possível citar diversos elementos, entre eles:

– A Guerra do Amor entre os personagens principais


Kaguya Shimomiya e Miyuki Shirogane são duas referências de excelência acadêmica e possuem uma paixão mútua. Porém, ambos não querem assumir esse sentimento e fazem todo o possível para que o outro confesse o amor. Essa relação é o fio condutor da história e a atitude dos personagens gera divertidas situações, com planos inteligentes (alguns nem tanto) e uma construção de relacionamento que gera um bom entretenimento ao público.

Aproveite para assistir:



Os planos envolvem situações mundanas e do cotidiano, sendo fácil se envolver e se relacionar com eles. Este lado do anime tem força principalmente na primeira temporada e torna a obra como uma espécie de Death Note, com um tentando arrancar a confissão do outro. Claro, de uma forma muito mais leve e cômica.

– Incrível produção da série

Os planos citados no ponto anterior são muito bem executados no audiovisual porque a produção do anime dá um carinho especial à forma em que é passada ao público. O tom “sério” e “dramático” no momento de planejamento dá um tom sarcástico de muito bom gosto aos episódios.


Além disso, o anime de Kaguya Sama é visualmente muito bonito, com diversas mudanças de cores de tom de acordo com a situação. Como exemplo, o azul sendo predominante em momentos mais frios e racionais, enquanto o vermelho é mais evidente nas cenas em que o amor prevalece e as duas partes não conseguem se segurar. Isso sem falar em jogos de perspectivas criados para diversas situações.

– Propositalmente brega

Ainda no campo da produção, o anime é assumidamente brega em alguns momentos, ditando um divertido tom de deboche. A trilha sonora romântica é boa e assumidamente exagerada, trazendo uma excelente sintonia entre a Comédia e o Romance.

Com relação à breguice e o sarcasmo, a própria obra em diversos momentos finge ser as clássicas histórias de Romance e insere um tom de deboche, deixando claro que esse é um enredo diferente dos demais. Aqui a originalidade e o fora do comum prevalecem. É um anime de portas abertas para diversos tipos de público, mesmo àqueles que são mais familiarizados a Shounen como One Piece, Naruto e Dragon Ball, por exemplo.

– Mini-histórias

A excelência de Kaguya Sama também está relacionada ao fatos dos episódios serem divididos em mini-histórias. Elas não necessariamente estão interligadas, mas há um claro fio condutor do enredo numa forma geral. Esta divisão é boa também à medida que não há muita enrolação e não causa cansaço. Pelo contrário, dá um gosto de “quero mais” ao término de diversas situações.


– O Romance também é bom

Os momentos de Romance, propriamente dito, são muito eficientes e criam todo um clima de forma natural, sem a intenção de forçar muito a barra. A construção do relacionamento entre Kaguya e Shirogane é feita de modo natural e torna facilmente perceptível a evolução de ambos ao longo dos episódios. A aproximação dos dois é evidente e faz com que o anime tenha cenas bonitas e cativantes em meio ao tom bem humorado e sarcástico da série.

Kaguya-Sama: Love is War vem sendo anualmente premiado e não é à toa. É um anime que pode ser tranquilamente acompanhado até mesmo por aqueles que não assistem muito a esse tipo de obra. Até o momento, foram duas temporadas lançadas e a terceira começará a ser exibida em abril deste ano.

 

Não deixe de assistir: