quinta-feira, março 28, 2024

Crítica | Durante a Tormenta – Professor de ‘La Casa de Papel’ em Suspense Hitchcockiano da Netflix

Tá buscando novidades pra assistir na Netflix, mas está com a sensação de que já viu tudo que tá disponível ali? Então, foca em ‘Durante a Tormenta’.

O filme espanhol não é novo – é de 2018, disponibilizado na plataforma de streaming em março de 2019 –, porém, com a constante alta de ‘La Casa de Papel’, o longa volta a ficar em evidência, afinal, tem ninguém menos que Álvaro Morte no elenco, o nosso queridinho Professor.

A história é dividida em duas partes. Primeiro temos o jovem Nico Lasarte (Julio Bohigas-Couto), que, na chuvosa noite de 9 de novembro de 1989 (mesma noite em que ocorreu a queda do muro de Berlim), presenciou um terrível crime e, ao tentar fugir, acaba sendo atropelado e morto. E então, temos a história da família feliz, composta pela pequena Gloria; a mãe, Vera Roy (Adriana Ugarte); e o pai, David Ortiz (Álvaro Morte). Eles acabaram de se mudar para a antiga casa de Nico, e, dentro do armário, encontram uma tv e uma câmera de vídeo antiga, através da qual assistem a vários VHS gravados nos quais Nico aparece tocando guitarra. Até que encontram a última VHS de Nico, que grava ele presenciando o crime.

Só que, mais tarde naquela noite, a tv começa a funcionar sozinha, anunciando uma tormenta similar à ocorrida em 1989, e, em seguida, a imagem de Nico prestes a presenciar o crime aparece. Desesperada por salvá-lo, Vera pede ao garoto que não saia de casa, ou, do contrário ele morreria. Porém, ao acordar no dia seguinte, Vera descobre que, ao ter alterado o passado, muita coisa da sua vida também foi modificada, e agora ela tem que correr contra o tempo para tentar recuperar sua vida novamente.

Embora o argumento do filme não seja exatamente original, ‘Durante da Tormenta’ tem uma forma narrativa muito interessante, e é isso que traz um diferencial. Ao misturar drama com suspense e uma pitadinha de terror, o diretor Oriol Paulo não esconde sua influência em Alfred Hitchcock – há, inclusive, cenas que qualquer cinéfilo consegue identificar de ‘Psicose’ e ‘Janela Indiscreta’, inclusive a própria trilha sonora é muito parecida.

Com boas atuações de todo o elenco, o destaque recai em Adriana Ugarte, que conduz o longa e convence como uma mulher perdida e assustada. Mas, isso também é mérito do roteiro de Oriol Paulo e Lara Sendim, que consegue transitar por diferentes gêneros, trabalhar boas referências e reformar um argumento já conhecido do público, e, ainda assim, oferecer um olhar novo sobre esses elementos. Dessa forma, o filme consegue manter uma atmosfera constante de suspense e dúvida no espectador, sem frustrar nem distrair nossa expectativa em nenhum momento.

Não deixe de assistir:

Embora o grande atrativo do longa seja a participação especial de Álvaro Morte no elenco, ‘Durante a Tormenta’ é um ótimo filme de suspense, que surpreende por sua construção e, mais ainda, se mostra uma grata surpresa no interminável catálogo da Netflix, e nos mostra que, às vezes, precisamos procurar opções nos filmes antigos do catálogo também.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Tá buscando novidades pra assistir na Netflix, mas está com a sensação de que já viu tudo que tá disponível ali? Então, foca em ‘Durante a Tormenta’. O filme espanhol não é novo – é de 2018, disponibilizado na plataforma de streaming em março de...Crítica | Durante a Tormenta – Professor de 'La Casa de Papel' em Suspense Hitchcockiano da Netflix