domingo, abril 28, 2024

Crítica | Estranha Forma de Vida – Almodóvar apresenta faroeste queer e fashion com Pedro Pascal e Ethan Hawke

Lançado na seleção oficial do Festival de Cinema de Cannes 2023, Estranha Forma de Vida (Extranã Forma de Vida), de Pedro Almodóvar, é um curta-metragem, de 31 minutos, ao mesmo tempo ousado e recatado. A dicotomia apresenta-se por conta da bravura do projeto: um faroeste com personagens queers vestidos da grife Saint Laurent, mas com a representação do desejo sexual de modo discreto.

Produtora do filme, a marca francesa de alta-costura, joias e perfumes Saint Laurent dá destaque ao figurino único para ambientação rústica de caubóis, chão de terra e casas de madeira, como em Rastros de Ódio, de John Ford, por exemplo. Nutrido dessa atmosfera, o curta começa de forma lírica com o fado (e canção título) “Estranha Forma de Vida”, de Amália Rodrigues, na voz de Caetano Veloso, dublado em cena por Manu Ríos, o Patrick do seriado Elite (2018 -), da Netflix.

Esta é a segunda vez que o cantor brasileiro colabora com o cineasta espanhol. A primeira foi na versão de “Cucurrucucú Paloma para a trilha sonora de Fale com ela (2002). O projeto também marca a segunda incursão de Almodóvar em uma produção em língua inglesa, depois do curta A Voz Humana, com Tilda Swinton, a partir do texto de Jean Cocteau, apresentado no Festival de Veneza em 2020.

Com a introdução melancólica, o enredo coloca em cena os astros e grandes chamarizes da produção: Ethan Hawke, como o xerife Jake, e Pedro Pascal, como o caubói Silva. Grande parte da produção, digamos 80%, se apoia no talento e na imagem pública dos dois atores. Se considerarmos apenas este ano, Pedro Pascal esteve à frente de duas grandes séries — The Last of Us e O Mandaloriano — e tornou-se queridinho da internet em personagens másculos, assim como os últimos papéis de Hawke no cinema com O Telefone Preto (2021) e O Homem do Norte (2022).  

Comparado ao — verdadeiro merecedor do Oscar de Melhor Filme em 2006 — O Segredo de Brokeback Mountain (2005), de Ang Lee, por conta da temática, Estranha Forma de Vida não possui a mesma fórmula, nem o mesmo tom dramático. O filme é, na verdade, uma mistura de faroeste e comédia, regada a uma velada sensualidade e sentimentalismo.

Durante o festival de Cannes, Almodóvar declarou a intenção de fazer um filme sem ser explícito, no qual todo o desejo fosse percebido através do olhar. E é exatamente o que observamos durante o diálogo entre Jake e Silva. A familiaridade, as desculpas estapafúrdias e a vontade do toque alheio são evidenciados por meio da linguagem corporal. 

Leia também: Cannes 2023 | Conversa com Pedro Almodóvar sobre o faroeste homoafetivo sem nudez

Não deixe de assistir:

Contudo, a narrativa deixa entreaberto os desígnios de Silva ao procurar o velho amigo da juventude Jake, após 25 anos de uma tórrida noite de paixão embebida em muito vinho. De forma teatral, como nos longas dos anos 1980: Ata-me! (1989) e Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988), Estranha Forma de Vida concentra-se na conversa após a noite de paixão reacendida entre os dois homens. Vale dizer que as cenas mais fulgurosas são vividas pelas versões jovens dos personagens, o português José Condessa (Silva) e os espanhol Jason Fernández (Jake).

Ao longo da conversa, toda a construção de 25 anos de dúvidas, negações, promessas são colocadas à mesa e as motivações mais fortes de ambos são desmascaradas. Por meio do diálogo, Almodóvar corta longos minutos de desenvolvimento de história para condensar anos de frustrações e acerto de contas a culminar no ponto-chave da obra. Silva tem duas missões: salvar a vida do seu filho único Joe () e a si próprio. 

Após os desdobramentos finais, Silva faz a pergunta de ouro de toda a mise-en-scène: o que dois homens vivendo juntos em um rancho podem fazer um pelo outro? Ele mesmo responde em uma comovente afirmação de amor queer, mas a questão que permanece é o quanto Silva pode ser manipulativo.

Sem todos os talentos envolvidos e as controvérsias, Estranha Forma de Vida não ganharia tanta relevância (e nem distribuição em salas de cinema) pelo conjunto da obra aprazível e corajoso, porém bonachão como todo melodrama.

Mais notícias...

Letícia Alassë
Crítica de Cinema desde 2012, jornalista e pesquisadora sobre comunicação, cultura e psicanálise. Mestre em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, na França e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Nascida no Rio de Janeiro e apaixonada por explorar o mundo tanto geograficamente quanto diante da tela.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Lançado na seleção oficial do Festival de Cinema de Cannes 2023, Estranha Forma de Vida (Extranã Forma de Vida), de Pedro Almodóvar, é um curta-metragem, de 31 minutos, ao mesmo tempo ousado e recatado. A dicotomia apresenta-se por conta da bravura do projeto: um...Crítica | Estranha Forma de Vida - Almodóvar apresenta faroeste queer e fashion com Pedro Pascal e Ethan Hawke