terça-feira, abril 23, 2024

Crítica | “O Mundo Segundo Jeff Goldblum” – O Fantástico Mundo de Jeff

O Mundo Segundo Jeff Goldblum chegou ao Brasil junto ao Disney+ e chocou muita gente pela proposta estranha. Afinal, é uma série produzida pelo NatGeo que leva o ator Jeff Goldblum – que é super popular nos EUA, mas está longe de ser um nome mega conhecido no Brasil – em uma viagem para explorar as coisas mundanas do planeta e dar sua visão para elas. Antes de assistir a série, a definição que as pessoas podem buscar para ela é a palavra “excêntrica”. Depois de assistir aos episódios, acredito que a definição mais adequada é “fantástica”.

Isso porque as séries documentais que envolvem a presença de famosos tem virado tendência nos Estados Unidos. Não só por atrair os fãs desses atores para ver os ídolos em situações inimagináveis, mas também por conta da identificação. A vida das celebridades é um tema que ainda atrai muita gente – os programas de fofoca que o digam -, então, assistir a esses conteúdos e ver como esses famosos se comportam é atrativo. Além disso, na maioria das vezes, eles agem de forma extremamente comum, o que ajuda a quebrar o mito do astro de Hollywood cheio de frescura e pompa. Um bom exemplo disso é a série Curta Essa com Zac Efron, que a Netflix lançou no meio do ano. Ela mostra o astro de High School Musical viajando pelo mundo junto a um “guru” da vida saudável para descobrir sobre as diferentes formas de sustentabilidade que existem ao redor no globo. No caminho, ele descobre e experimenta hábitos e culturas desses novos países e acaba criando um conteúdo identificável, carismático e até mesmo emocionante. Em tempos de pandemia, poder ver o mundo sob a ótica de outra pessoa é uma experiência bastante interessante.

“Curta Essa com Zac Efron” é uma série documental com o mesmo tema, mas com mais apelo ecológico e mais carga dramática.

O Mundo Segundo Jeff Goldblum, apesar de ter praticamente a mesma proposta, consegue entregar um conteúdo completamente diferente, mas igualmente fantástico. Isso porque Jeff é um cara muito autêntico. Lembra alguns parágrafos acima quando eu falei sobre as frescuras e pompas que o pessoal de Hollywood busca desconstruir? Pois bem, Jeff Goldblum não está ligando nem um pouco pra isso. Ou seja, ele abraça sem medo as esquisitices e pompas, e mostra uma faceta divertidíssima de alguém que está diante de coisas estranhas e não tem a menor intenção de se fechar àquela experiência, por mais bizarra que seja.

Esse é Jeff Goldblum tatuando uma pessoa no episódio sobre “Tatuagens”.

É um otimismo encantador de alguém que já viveu muitas coisas e não se prende mais a amarras sociais, julgamentos ou coisas do tipo. E isso resulta em situações completamente constrangedoras, nas quais ele faz uma piada ou brincadeira sem noção e as pessoas relevam – fazendo aquela cara de “sério, cara?” – ou riem meio sem graça por serem fãs dele. Essa reação das pessoas comuns reagindo a ações dos famosos é muito divertida mesmo. E acaba funcionando como uma via de mão dupla, porque os especialistas dos temas abordados e os entrevistados “comuns” volta e meia soltam uma referência a Jurassic Park, Independence Day, A Mosca… Enfim, filmes famosos da carreira do ator e ele reage com caras e bocas divertidíssimas. Tem alguns referências tão certeiras e obscuras que o próprio Jeff Goldblum pergunta pros fãs como eles lembram daquilo.

No episódio sobre “Churrasco” ele faz uma live com uma Youtuber que passa a receita do “churrasco coreano” para os seguidores e eles comem com ela virtualmente.

Além da excentricidade e autenticidade do protagonista, os temas da série seguem o mesmo padrão. Você vê que são coisas simples, como Sorvete, Churrasco, Jeans, Videogames e tudo mais, mas acabam te levando a histórias completamente insanas, como os leilões de jeans antigos, as carnes feitas com grilos, um campeonato mundial de videogame e até mesmo a história da empresa Ben & Jerrys. Por mais banais que possam parecer, a produção encontra especialistas e cria situações envolvendo os temas que trazem muita riqueza e conhecimento inútil à série. Tudo isso sob a ótima do ator Jeff Goldblum. Vale destacar também a qualidade das artes das animações utilizadas para ilustrar essas explicações trazidas pelos especialistas. Além de serem incríveis, são muito criativas.

Não era bem esse tipo de arte que eu estava falando…

Ao final da série, você se divertiu, aprendeu, teve sua curiosidade estimulada e até mesmo se emocionou com os episódios. É uma produção tão simples, mas com tanto coração que é capaz de você se perguntar: “Por que não fizeram isso antes?”. Ah, cada um dos 12 episódios varia entre 20 e 30 minutos, então é fácil de se maratonar num fim de semana. Enfim, O Mundo Segundo Jeff Goldblum prova que até mesmo as coisas mais simples do cotidiano podem ser interessantes se você tiver a curiosidade para buscar e entender o que há por trás delas. É uma série fantástica e bastante recomendada.

O Mundo Segundo Jeff Goldblum está disponível no Disney+.

Não deixe de assistir:

 

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

O Mundo Segundo Jeff Goldblum chegou ao Brasil junto ao Disney+ e chocou muita gente pela proposta estranha. Afinal, é uma série produzida pelo NatGeo que leva o ator Jeff Goldblum - que é super popular nos EUA, mas está longe de ser um...Crítica | “O Mundo Segundo Jeff Goldblum” - O Fantástico Mundo de Jeff